Anuncie produtos, venda suas criações e compartilhe conteúdo relevante na FreelaStore. Veja como participar.

Como criar um nome para minha empresa?

por Mauro Amaral

Veja como criar um nome para sua empresa

Esta semana, fui sondado para criar um nome de uma nova empresa. Acho que isso já aconteceu com alguns de vocês não? Um cliente indica a outro, ou até mesmo chega através de prospecção com este primeiro job: preciso de um nome para minha nova empresa, ou, ainda, preciso de um novo nome para a minha antiga empresa. Felizmente, desta vez o que aconteceu foi a primeira alternativa.

Fiz as pesquisas de praxe, cavei um briefing um pouco melhor (o primeiro tinha percebido que estava genérico demais) e comecei lá o famoso processo criativo. E como sempre acontece neste tipo de empreitada a cobrança vem dois segundos após: E aí, já terminou?, perguntava a atendimento, na verdade a amiga do cliente que me indicou. Que isso, ainda estou fazendo umas pesquisas. Pô, mas para fazer um nome?

Não é bem assim, né? O ato de aprovar um nome, não quer dizer que você vai fazer apenas uma versão para este nome. Entreguei três. E, claro, não é APENAS um nome, é O nome de uma nova empresa. Além das questões práticas de pesquisa de domínio, de corelatos, de possíveis significados obscuros que o nome possa ter para um determinado tipo de público, só para citar as armadilhas mais óbvias; este tipo de criação é uma das quais deposito o maior cuidado. É uma responsabilidade tremenda. E deve ser atendida como tal.

Primeiro. Raramente entrego um nome e suas versões sem a defesa apropriada, que inclui como e porque cheguei àquela solução. Segundo. Raramente entrego um nome sem um tagline…é depositar muita confiança num nome sem seu respectivo tagline. (Já demorei 3 meses para aprovar um…que está até hoje sendo usado pelo cliente). Terceiro Nunca pego um e-mail e mando com os três nomes. Monto uma propostinha, é claro, com uma introdução correta e organizada, sintonizando o cliente com os objetivos deste trabalho.

Por último. É comum clientes dos mais variados portes, ainda sem conhecer todos os meandros deste tipo de produção, pedirem assim como se faz um favor, Ah..faz o nome também. Embora tenha aqui defendido a postura de que não se deve trabalhar de graça, porque nunca mais se consegue cobrar nada, neste caso, com uma conversa bem amarrada, pode ser uma grande oportunidade de ganhar o freguês e transformá-lo em cliente.

Indicação de livro


nomedaempresa_livro-gesto-estrategica-de-marcas-proprias_MLB-O-3250724155_102012

Resumindo e pegando carona na imagem deste artigo: uma vez concluída, a idéia batizada segue sua vida própria e encanta por seus próprios méritos. E mais: mesmo sem ser um homem santo, alimentado a gafanhotos, dá para perceber quando o cliente é o escolhido, ou apenas mais um. A pergunta que fica é: vale a pena ser aquele que veio antes para anunciar?

Ouça agora o nosso podcast!

Mauro Amaral

Mauro Amaral

Editor-chefe

É editor, publicitário e conta histórias que o seu público vai gostar. Casado, pai de três filhos e mora no Rio de Janeiro. É o Diretor de Criação da Contém Conteúdo.

Portfolio Linkedin RSS E-mail (Leia mais artigos desse autor)


803 Responses to “Como criar um nome para minha empresa?”

  1. Sergio says:

    Olá, quero um nome para minha nova empresa, estou montando um deposito de material de construçao.Bom, tem outra coisa, sou conhecido na cidade com o apelido de Alegria , gostaria de aproveitar o apelido no nome.Pode me ajudar com uma ideia.
    Obrigado.
    Sergio Alegria.

  2. leonardo says:

    Estou querendo um nome para uma nova empresa de imobiliária associados á Leonardo e Bruno!!
    Exemplo: Tentamos L&B imóveis e L&B empreendimentos imobiliários, mas não passou na busca prévia!!
    Se puder me ajudar ficarei grato!!!

  3. fernando says:

    estou construindo um salao de festa queria uma sugestao para nome

  4. Renata says:

    Olá, meu namorado está montando uma empresa de lingerie, gostaria de receber sugestões de nomes. Se puder me ajudar agradeço!
    Já está pronta a empresa, tudo ok, só falta o “pequeno” detalhe… O nome!

    Beijão!

  5. luana says:

    gostaria de uma sugestao para a minha loja que pretendo abrir de antiguidades e decoracao nova

  6. André says:

    Olá estou montando uma loja de roupas moda infanto juvenil e gostaria de sugestões de nomes para minha empresa.

    Obrigado

  7. ruth says:

    gostaria de um nome para a empresa do meu pai é uma empresa de montagens

  8. por favor quero que vcs consigan um nome
    para firma de meu cunhado.
    com os seguintes sobre nomes SILVEIRA OLIVEIRA

  9. sidnei souza da rosa says:

    quero que vcs consigam um nome para empresa de meu cunhado com os seguintes
    nomes silveira de oliveira

  10. josy poi says:

    Bom dia, eu e emeu esposo estamos abrindo um escritório de contabilidade, gostaria de um nome forte, que passe segurança e confiabilidade. Obrigada…….

  11. alyssonferro says:

    olá, estou abrindo uma lanchonete na frente da minha casa, de salgados, sanduiches e esfirras abertas, moro no interior do ceara, na serra da ibiapaba, ja pensei, pensei em um nome e nada! me ajudem com um nome para a minha lanchonete!!! grato pela atenção.

  12. v.p. says:

    Olá, preciso de sua ajuda para bolar o nome de uma empresa a qual esta envolvida com: tecnologia, agropecuaria, genética e consultoria. obrigada

  13. marcos bandeira says:

    olá estou querendo abrir uma empresa no ramo de alimentos para venda em orgãos publicos atraves de licitações,queria uma sugestão no nome da empresa queria associar o nome de meus filhos que são marcos bandeira,agatha bandeira e david bandeira fico no aguardo obrigado

  14. Vilma says:

    Para quem pretende abrir uma loja com artigos de mulher. roupas, lingerie, acessórios, bijouterias etc
    Sugiro um nome lindo muito Lindo Pensem em colocar uma cor vibrante tipo PINK bem forte
    "COISAS DE LAURINDA"
    lindo não?

  15. aninimo says:

    Queria um nome para meu escritorio de contabilidade

  16. Victor Moritz says:

    Estou querendo abrir um pequeno hotel com o meu nome (MORITZ), eu estava pensando MORITZ Hotel ? Obrigado pela ajuda.

  17. tati says:

    estou montando uma livraria que nome fantasia poderia dar,e nome p a empresa?aguardo obrigada

  18. Nathalia says:

    Olá vou abrir uma loja de aluguel e vendas de roupas para festas, qual nome vocês me indicariam????
    obrigada

  19. Syrlene says:

    GOSTARIA MUITO DE RECEBER ALGUMAS SUGESTÕES DE NOMES PARA UMA LOJA DE ROUPAS ! Obrigad’

  20. Paulo Cesar Campos says:

    Bom dia!

    Gostaria de uma ideia para o nome da minha nova empresa, trabalho no ramos de segurança eletronica, Interfones, Cameras, Cerca eletrica, Pabx, Alarmes e etc…..

    aguardo vosso contato!

  21. tania says:

    gostaria de uma ajuda para criar um nome para um

    brechó.

  22. dayane says:

    oi,
    estou montando uma mini empresa que vende empadas deliciosas,gostaria da ajuda de voces para colocar um nome bem interessante. Um abraço.

  23. isadora says:

    quero um nome pra minha empressa de computador que vende tudo de informatica

  24. Gostaria de um nome para minha marca de artesanato. Vc poderia me ajudar?

  25. larissa says:

    OLA estou abrindo uma loja de roupas jovens,e queria algumas sugestoes..
    obrigado!

  26. Sua Empresa na Web (Web site, Web marketing)

    — // — // — //
    Quais são as vantagens de ter um site para sua empresa
    1 – Competir igualmente com empresas grandes: Se sua empresa é pequena e dispõe de um orçamento curto para investimento, a internet é o lugar ideal para brigar com empresas de grande porte. Nenhum outro canal de divulgação permite uma concorrência mais justa do que a internet.
    2 – Relacionamento com os Clientes: Geralmente o consumidor prefere negociar com quem ele “conheça” o site dá à ele a oportunidade de saber mais sobre sua empresa, o que dá a sensação de conforto e cumplicidade, portanto é mais provável que ele contrate a sua empresa do que outra sobre a qual desconhece.
    3- Opinião dos clientes: Um site facilita que seus clientes retornem com testemunhos, sugestões, criticas ou reclamações, permitindo uma maior agilidade na hora de modificar ou criar novos produtos, resolver problemas, criar estratégias de marketing e até ajuda novos clientes na decisão de adquirir um produto que sua empresa fornece

    Não Basta apenas ter um site
    1- Publico Alvo: Cerca de 95% das empresas que atualmente estão na internet não obtém o sucesso esperado. Por quê? Simples: quem o produziu não pensou no publico alvo, pensou apenas no “design” das páginas.
    2- Web marketing: Os mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing) são o primeiro local aonde a maioria dos consumidores vai em busca de informação sobre um determinado produto ou serviço, como e onde adquiri-lo. Um Site otimizado para esses mecanismos de busca ajudará sua empresa a se aproximar do seu mercado e de outros relacionados
    Redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut) Estima-se que as redes sociais possuam hoje no País cerca de 55 milhões de usuários. Além de inserir sua marca no dia-a-dia do consumidor, é possível em tempo real informá-los desde o lançamento de produtos, até promoções e ofertas. É o seu público alvo a alguns cliques de distância, e o melhor de tudo, a um custo bem menor que as mídias tradicionais.

    Entre em contato ou solicite um orçamento.
    Acesse o site: Neto Ramalho – Soluções Web

  27. carine says:

    Oi gostaria de receber sujestões de nomes para uma loja de sapatos,acessorios e roupas, nomes originais.
    Obrigada!

  28. lidiane says:

    queria um nome para uma empresa de roupas e acessorios

  29. Ismael says:

    Olá para todos!

    Estou abrindo uma transportadora aqui no Porto de Santos e estou sem ideia de nome para minha empresa…Se alguém tiver uma boa segestão agradeço desde já!

    Obrigado…

  30. Margarete says:

    Preciso de um nome de loja masculina.

  31. angela says:

    Por gentileza gostaria de algumas sugestões, para uma eventual oficina mecânica, antecipadamente agradeço….meu e.mail….hangell11@hotmail,com

  32. rodolfo says:

    estou montado uma empresa de persianas e gostaria de uma dica para um nome

  33. nayara bispo says:

    olá! gostaria q me ajudasse no nome da lojinha q quero abrir de roupas masculina, feminina, infatil, lingerie.Vou abrir ao lado da minha casa,q fica num bairro da cidade. um abraço!

    aguardo!

  34. Daniele says:

    Ola, gostaria de ideias de nomes de loja…estou abrindo uma loja de bebe e infantil…e acessorios femeninos me ajudem

  35. [...] e direcionamento mais trabalhado os leitores de primeira viagem. Assim, recebemos quem procurou por “um novo nome para sua empresa”, “a diferença entre frete CIF ou FOB”, “como montar seu portfólio” ou [...]

  36. bethania says:

    olá estou abrindo uma loja de perfumes e gostaria de sugestão de um nome para empresa e para o perfume.
    obrigada!!!!

Direto do @falafreela

Editores no Twitter