Munidos da importantíssima toalha – afinal a véspera da gravação marcou o dia dela, graças à homenagem a Douglas Adams -, Roney Belhassof e José Telmo se apresentaram para o mais recente episódio do 15 Minutos de Fama. O tema dessa edição foram os oito anos do YouTube, a maior rede de compartilhamento de vídeos do mundo. Pela primeira vez sem Fábio Carvalho, Cristiano SantosRoney Belhassof e José Telmo, comandaram as ações.

O “15” é um projeto que acontece ao vivo, todos os domingos, por volta das 9h30, na ferramenta Hangout, do Google+.  Os episódios anteriores também podem ser assistidos no canal do Cristiano Santos, no YouTube.

Antes de falar do tema YouTube, Cristiano Santos ressaltou uma informação de grande importância: o primeiro site de vídeos lançado nos moldes que o YouTube consagrou foi o VIDEOLOG. Aliás, vale a pena conhecer a história desse site. É bem bacana.

“YouTube é a televisão dos meus filhos” (Cristiano Santos)

Cristiano trouxe também a sua experiência de pais de crianças da nova geração. “O YouTube é a televisão on-demand dos meus filhos”. E essa realidade se espalha e muda a percepção de onde se encontrar entretenimento.

Claro que o programa não poderia deixar de citar os grandes nomes do YouTube no Brasil e no mundo: Jovem Nerd, Galo Frito, Porta dos Fundos, entre outros. José Telmo lembrou ainda que, nos Estados Unidos, o YouTube tem servido como plataforma de lançamento de séries, que recebem investimentos vindo do Kickstarter para conseguir fundos e produzir mais conteúdos, caso da série Journey Quest.

Porta dos Fundos

Roney Belhassof lembrou que 4 milhões de views pagam um episódio do canal Porta dos Fundos, o maior sucesso de entretenimento brasileiro no YouTube. Isso ainda vale como uma forma de projetar os atores para outras plataformas mais tradicionais, como a TV e cinema, caso do ator Fábio Porchat.

É tanto conteúdo que não caberia em um 15 só.

Ainda bem que o YouTube existe e pode nos oferecer várias opções de conhecimento, entretenimento e informação. Que mais e mais canais sejam criados e que novos modelos de negócios surjam para que mais pessoas sejam incluídas nesse maravilhoso mundo dos vídeos.

Confira a página do 15 Minutos de Fama no Google+. Até o próximo!