Se você está planejando criar um canal no YouTube em 2023 e quer ter sucesso, este é o guia perfeito para você. Pesquisamos referências em diversos manuais, outros canais e criadores de conteúdo da plataforma, para chegar em passos fundamentais para tirar a sua ideia de canal do papel. Se você seguir esses passos, pode se surpreender com a rapidez com que seu canal cresce e com a facilidade de começar a monetizá-lo.

Vamos lá, ponto a ponto.

Engenharia Reversa: Antes de começar a postar vídeos, é fundamental definir o público-alvo do seu canal e o problema que ele resolve. Não tente atingir todo mundo, pois corre o risco de não atingir ninguém. Defina bem o público que quer atingir e o problema que seu conteúdo resolve para eles. Por exemplo, se o seu canal é sobre pesca, pense em quem são as pessoas que querem aprender sobre isso e quais são os problemas que elas têm. Assim, você pode criar um vídeo sobre as melhores iscas para pescar tucunarés, por exemplo.

Pesquisa: Depois de definir o público e o problema, é hora de pesquisar as palavras-chave e verificar o volume de buscas para entender o interesse do público por determinado tópico. Também é importante pesquisar os concorrentes para ver o que já está sendo feito e como pode se destacar. Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o VidIQ, e explore a barra de pesquisa do YouTube para encontrar ideias de títulos. Além disso, pesquise os vídeos dos concorrentes para entender o formato, o tamanho e o conteúdo deles.

Gravação: Agora que já sabe o que o público quer e como os concorrentes estão abordando o assunto, é hora de gravar o vídeo. Use a estratégia planejada para criar um conteúdo atraente e que prenda a atenção do espectador. Lembre-se de ser breve, brilhante, divertido e concluir o vídeo rapidamente.

Lançamento: Depois de gravar e editar seus vídeos com cuidado, é importante otimizar o lançamento para garantir que eles tenham o maior alcance possível.

Para começar, é fundamental ter um título atraente e otimizado para SEO. Isso significa incluir palavras-chave relevantes e fazer com que o título seja atraente para os espectadores. Além disso, é importante ter uma thumbnail atrativa e que transmita o conteúdo do vídeo de maneira eficaz.

Outra parte importante da otimização do lançamento é a descrição do vídeo. Inclua palavras-chave relevantes e forneça mais detalhes sobre o conteúdo do vídeo. Isso ajudará os espectadores a encontrar o seu vídeo nas buscas do YouTube e também pode aumentar o envolvimento com o conteúdo.

Outra dica é adicionar tags relevantes ao vídeo. As tags são palavras-chave que ajudam o YouTube a entender o conteúdo do seu vídeo e exibi-lo para o público certo. Adicionar tags relevantes pode aumentar as chances de o seu vídeo ser encontrado pelos espectadores.

Por fim, considere adicionar o vídeo a uma playlist relevante. Isso pode aumentar a visibilidade do seu vídeo e incentivar os espectadores a assistir mais conteúdo do seu canal.

Lembre-se de que o lançamento bem-sucedido de um vídeo depende da otimização de todos esses elementos. Portanto, dedique um tempo para planejar e otimizar o lançamento de cada vídeo para maximizar as chances de sucesso do seu canal no YouTube.

Promoção: Depois de lançar o vídeo, é hora de promovê-lo para atrair mais visualizações e inscritos. Compartilhe o vídeo nas redes sociais e outras plataformas para divulgá-lo para um público maior.

Monetização: Quando o seu canal tiver um bom número de inscritos e visualizações, é hora de explorar as opções de monetização disponíveis no YouTube. Isso pode incluir anúncios, produtos patrocinados e venda de produtos próprios.

Análise: Por fim, é importante acompanhar o desempenho dos vídeos e fazer ajustes na estratégia de acordo com os resultados obtidos. Isso pode incluir alterar o formato dos vídeos, o tamanho, o conteúdo e até mesmo a frequência de publicação. Assim, você pode garantir que está sempre atingindo o público desejado e maximizando as chances de sucesso do seu canal no YouTube.

Com esse guia passo a passo, você estará preparado para criar um canal de sucesso no YouTube em 2023. Lembre-se de começar com o planejamento, fazer pesquisa de palavras-chave e concorrentes, gravar vídeos estratégicos, otimizar o lançamento, promover o conteúdo e monetizar o canal quando estiver pronto. E não esqueça de acompanhar os resultados e fazer ajustes quando necessário.

Boa sorte!