como-conciliar-trabalho-e-freela   Conciliar trabalho e freela. Pois é, um tópico que não pode passar ao largo da percepção de um Profissional Freelancer é o da difícil arte da conciliação de horários, particularmente para aqueles que dividem seu tempo entre trabalho e projetos extras.

Chegar cansado de um dia de trabalho que rouba suas horas produtivas, (e torço por você, seja na mesma área que nos agrega a todos - a comunicação em todas as suas variantes possíveis) e ainda ter que dedicar suas madrugadas ao labor intenso, com prazos apertados etc e tal, é tarefa para poucos. E mais: você não pode falhar.

A cada trabalho, você está criando seu mercado, portanto, uma vírgula ou jpeg fora do lugar e seu cliente - e todos os outros que ele traria, vão por água abaixo. Enfim, é uma arte, como todas as outras que você teve que aprender, ou desenvolver, e, portanto, inexata. Não vai existir fórmula para isso. Mas tem um podcast que te dá várias dicas! ;)

Cada um vai por um caminho.

Uns vão dormir até meia-noite e raiar o dia trabalhando. Outros, preferirão esticar até três da manhã e dormir uma hora a mais, e atrasar-se para o batente. Enfim, evito, a partir de agora, os conselhos, preferindo deixar os avisos. Dividam o tempo e procurem render ao máximo nos dois momentos.

Uma boa dica é se desligar um tempo das conexões e rede sociais. Instant Messegers, Facebook, Twitter e Youtube são sugadores de tempo! Deixem para pesquisar aquele interessante filme polonês com legendas em árabe no IMDB, para o final de semana. O cinema, inclusive, deixe para quando receber a grana e não antes.

Os trabalhos pessoais, a reformulação de seu portfólio, deixe para uma entressafra, as crianças, (no meu caso, três) coloque para dormir, conte uma história bem bacana antes de pegar no micro...e por aí vai...

Foco. É assim que você sai bem na foto.