A palavra estudar significa adquirir habilidade e/ou conhecimento. Estudar é o único caminho para ser bom em qualquer habilidade que queremos ou precisamos desenvolver. Existem varias maneiras de adquirir conhecimento, logo existem varia maneiras de estudar.

A minha preferida é a leitura, pois diferente de uma aula formal, não tem hora e data para começar e terminar. Você faz seu próprio ritmo. Se você, como eu, pretende tomar controle da sua vida financeira ler sobre o assunto é fundamental.

Existem vários livros do tema, mas gostaria de começar por um livro que é motivacional e tem tudo haver com minha proposta aqui no Carreirasolo. Trata-se do novo livro do Gustavo Cerbasi, o Adeus, Aposentadoria”.

adeus-aposentadoria-gustavo-cerbasi

 

“O importante não é ter o melhor plano, mas sim ter um e ser persistente em sua execução.”
Gustavo Cerbasi
Como principal vantagem essa obra é totalmente amparada da realidade brasileira, logo, considerar itens que só existem em nosso pais, como FGTS, VGBL, Tesouro Direto, bem como  todos os outros que são comuns a esse tipo de obra como previdência privada, imóveis, previdência social, ações, fundos, etc.

Outro ponto positivo é que a visão do autor é bastante abrangente tratando de um amplo espectro de perfis profissionais e faixas etárias. Ou seja, não é um livro só para quem está começando ou para aqueles com um determinado nível de renda. É uma obra para todos. E isso é bom, certo?

Particularmente não gosto da ênfase que o livro dá a aplicações em imóveis e empreendedorismo, que me parecem dois mantras do autor. Inclusive ele chega a confundir empreender com mudar de carreira, coisas que para mim são completamente diferentes.

Mas não concordar com alguns pontos da obra não a desqualifica, muito pelo contrario, afinal a função dele e fazer o leitor refletir sobre o futuro se preparar para as mudanças e oportunidades que o tempo nos trás, seja financeira ou profissionalmente.

Considero sua leitura fundamental para quem pretende se preparar tanto para o futuro financeiro como para o futuro profissional. Não depender dos outros, afinal, é confiar em si mesmo!