Desde tempos imemoriais, o que na realidade do FalaFreela quer dizer nossa primeira temporada, em 2008, temos uma "reverência pela referência". Sabemos de sua importância, de como elas podem ser um diferencial para o profissional da indústria criativa e, até por isso, como é entendido erroneamente o ato de coletá-las. 

Explicando: neste mundo de crise de atenção a gente confunde qualidade com quantidade. E, mais importante ainda, não aprende a conectar aquilo que a gente coleciona. 

Estamos trabalhando em uma pauta sobre isso, muito em breve. Mas, em paralelo, achamos bacana mostrar em vez de contar. Ou seja: trazer nosso trabalho de referências para um tipo de programa - que esperamos ser mensal - , no qual comentamos o que estamos consumindo de informação e como estamos nos relacionando com isso.

Pensadores criativos de nosso feed, apresentamos a série LiViOuvi.

Aquele em que inauguramos uma nova tradição: a de uma vez por mês comentar que conteúdo nos chamou atenção

A tag não é nova. De vez em quando solto isso no meu instagram pessoal e em meu outro podcast, o mauroamaral.com. Trouxe pra cá porque quando me reúno com Carolina Vigna e Mauricio Domene o papo flui solto e a gente consegue fazer mais conexões do que de costume. 

Daí, para estrear a série, preparamos o programa de Junho de 2020 com o que passou por nossas estantes, plays e fones de ouvido e, mais do que isso, como isso nos afetou em nossa forma de estar no mundo. Para facilitar, no lugar de resumo, temos uma lista de links comentados e até alguns extras que ficaram de fora do programa mas ainda assim valem a leitura ou ouvida. 

Vamos falar isso ao final do programa, mas eu coloco aqui também: a ideia é que cada episódio nesse inicie uma conversa que você pode continuar em qualquer um dos canais que disponibilizamos para isso.

LI  - O que a nossa estante nos conta sobre o criador e sua maneira de se comportar no mundo

  • A história de Joe Shuster - Conta a biografia do criador do Super-Homem;
  • Breve História do Mundo, do Gombrich - na verdade é um livro para crianças, mas bem interessante;
  • O mito do valor justo (e como se tirar vantagem disso), William Poundstone - Sobre formação de preços para profissionais criativos. Fala da questão da ancoragem de preço;
  • Os números (não) mentem. Como a matemática pode ser usada para enganar você, Charles Seife - Sobre como a forma de escolher o dado que vai noticiar ou dizer, percentuais, probabilidades, muda a nossa percepção sobre a notícia;
  • Vida, Keith Richard - Biografia do cara (guitarrista dos Rolling Stones, imortal). Muito engraçado (e curioso) ler as histórias narradas em primeira pessoa.

VI - O que só a nosso streaming nos conta

  • Quincy, Netflix - Documentário sobre a vida do Quincy Jones. Para quem não conhece: tocou com os grandes do Jazz, Bebop como Lionel Hampton, Dizzy Gillespie e foi produtor de um carinha chamado Michael Jackson;
  • Canal The Futur,  Youtube - Chris Do é um designer muito bem sucedido que decidiu dedicar boa parte do seu tempo para ensinar. E tem vídeos espetaculares sobre Negócios, Como Precificar, Como Negociar, etc. Tem também muita coisa técnica na área de design, e tem cursos a venda (claro!);
  • Goliath, Amazon Prime / Dois Papas, Netflix  / Lúcifer, Netflix / God Omens, Netflix - É uma sequência indicada pela Carol para estudar como os mitos se manifestam na cultura POP!
  • Modern Family, Netflix (e cópias de estudo para 11ª temporada…) - série que terminou agora, na iminência da quarentena em Abril. Já estava há 11 anos no ar. Acho que ela é interessante porque, embora não seja novidade, soube acompanhar a evolução das próprias famílias (ok, americanas...) durante suas 11 temporadas.

OUVI - Podcasts e singles imperdíveis

  • Quarta Capa, Podcast da editora Todavia para quem ser interessa por mercado editorial;
  • Podcast do BioParque do Rio: para preparar a abertura do espaço, que é uma completa reformulação do antigo Zoo da cidade. É uma produção da contemconteudo.com que, recentemente, começou a produzir podcasts para empresas;
  • Ezra Klein Show, episódio "A serious conversation about UFOs" - O host é o fundador da VOX MEDIA. Neste programa entrevistou a Diana Walsh, que é professora de Religião na Universidade da Carolina do Norte sobre UFOS. Parece pegadinha, mas o recorte que ela dá em seu novo livro é bem legal que tem a ver com o SISTEMA DE CRENÇAS que tornam os UFOS possíveis.  
  • Score: The Podcast - Estão na 3ª temporada. Ccada temporada tem 20 episódios, com entrevistas com os grandes nomes da Trilha Sonora dos EUA.
  • Vulf Pack - uma banda recente que está despontando nos EUA e que faz som instrumental, porém dançante.
https://www.youtube.com/watch?v=UZPX9KQbwsg