[ratings] Existe mais do que a lua crescente no céu do lado de lá do Mar Mediterrâneo. Além de cidades de arquitetura belíssima (neste post você pode ver a Basílica de Santa Sofia, por exemplo) e grandes momentos da história antiga as terras que abrigam hoje Turquia nos presentearam com uma produção musical sempre ativa, contemporânea sem perder suas raízes de grande "camas" percursivas e vocais esmerados. turkish.jpg E é um pouco deste universo que trago para vocês no segundo post da parceria com a Putumayo World Music, na forma do excelente Turkish Groove. Lançado há exatamente um ano, a compilação nasceu a partir da imersão de um dos pesquisadores do selo, Jacob Edgar, por Istambul e cidades próximas no ano de 2005. Faço dois destaques:
  • Se você acha que vai ouvir sons tribais e cânticos cerimoniais para mostrar como a tradição impera pelos locais onde Constantinopla um dia existiu...calma. Você vai encontrar música moderna, artistas pop, canções muito bem trabalhadas e...claro... sons tribais e cânticos cerimoniais. E esse é o grande barato: viventes que somos de uma terra com um passado de apenas 500 anos às vezes perdemos de vista que a convivência entre tradição e inovação é mais do que bem vinda.
  • A despeito do que se possa pensar num país muçulmano, quem predomina na compilação são as mulheres. Vozes belíssimas, atrevidas, sensuais, misteriosas...das quais destaco:
Como o release do CD apresenta é uma excelente porta de entrada para um país de cultura tão rica. É como eu fico pensando depois de ouvir um CD desse: é tanto que não se sabe que só podemos saber que não sabemos de nada.
basilica santa sofia_400.jpg
Para fechar... Podemos perceber que produtores de maneira geral não são tão míopes para a música do mundo. Visitando os links que ofereci na descrição das cantoras, não tem como negar que uma certa mega-star bebeu nesta fonte...mais precisamente direto de sua vó materna.