Quando você procura por cursos de webdesign, ou fica perguntando para seus amigos que cursos um webdesigner deve fazer, precisa lembrar que cursos para web você encontra em qualquer lugar. No entanto, a direção correta que você dá a sua formação, você só vai encontrar aliando sua vocação às expectativas de mercado. Mas não pense que a vida do web designer, sobretudo o freelancer, é um mundo onde APENAS a intuição dá o tom da formação. Existem excelentes cursos nas grandes capitais do país e o que você deve procurar neles, na minha humilde opinião, seria:
  • Boa base de design tradicional, como teoria das cores e tipografia
  • Uma equipe de professores sobre a qual você tenha como coletar informações, currículo, projetos realizados etc
  • Possibilidade de direcionar sua formação para sua área de interesse, ou seja, W3C, Flash, Design Orientado ao Usuário, ou o que mais você inventar. Fuja de cursos engessados que não investem em sua formação global
  • Boa base em CSS, XHTML, AJAX, Flash...seja o mais completo possível em tudo o que envolver design para web
  • Noções de Arquitetura de Informação e Usabilidade ajudarão você a interagir com os colegas desta área nos projetos
  • Pesquise, leia ou até faça um curso livre sobre GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Quando sua carreira de Profissional Freelancer decolar é isso que você estará fazendo em 50% do tempo.

Vale lembrar que...

Existem os cursos dos quais você deve fugir o quanto antes. Eles normalmente oferecem pacotes para você se transformar num “Webmaster” em alguns meses. Ou um faz tudo da web em algumas semanas. Ou vendem fascículos na banca que garantem que você ganhará muito dinheiro e influenciará pessoas. Acreditem: a formação real leva um tempinho mas faz de você um profissional e uma pessoa mais preparada para o mercado.