Converso com amigos próximos, testemunho pessoalmente, leio aqui e ali e uma certeza me invade: existe no mercado de trabalho, em vários segmentos, uma casta especial de grande potencial mas que ainda não entendeu seu lugar ao sol. Quem são eles? Tenho certeza que você conhece pelo menos um: são os estagiários milionários.
estagiario$.jpg
Como reconhecer seu estagiário milionário. Normalmente eles chegam dos EUA onde fizeram excelentes cursos. Muitos deles são competentes, mesmo, de verdade. Souberam aproveitar a sorte que caiu em suas mãos e investiram o dinheiro do papai em formação de primeiro mundo. E daí, voltam para o terceiro. Portanto, é fácil reconhecer um deles em seu ambiente de trabalho: estão ali com ar absorto sem entender da desordem tropical, alguns com equipamentos de ponta, outros com um carro melhor do que o seu e todos, todos, sem muita pressa de nada. Um estagiário milionário costuma falar com as sobracelhas, que levantam ao menor sinal de contrariedade. Conseguem respirar e falar ao mesmo tempo, mas usam para exprimir seu desentendimento: “Mas, quê?” Novamente: isso não é um juízo de valor ou da competência dos envolvidos. É a descrição de um fato. Porque os estagiários milionários são competentes quando querem. O que falta é foco. Dicas para você, estagiário milionário, virar este jogo. Portanto, sabedor de como nosso país e nossos segmentos profissionais precisam de oxigênio criativo, capital e braços afeitos ao trabalho, mando algumas sugestões para os habitantes deste planeta tão curioso:
  • Seja um empreendedor. Invista o dinheiro que você tem para abrir empresas e desacortinar novos nichos de mercado
  • Gere empregos em vez de procurá-los, portanto
  • Continue estudando. Faça cursos, transforme-se no profissional mais completo que seu tempo livre permite
  • Uma boa dica pode ser trabalhar como voluntário: porque não ensinar tecnologia, direito, design...e colaborar com a inclusão social de quem não tem recursos?
Para não me interpretarem mal. Este pequeno post não surgiu do meu desagrado ou impaciência. Vivemos num país de renda ultra-concentrada e por isso, acho que podemos, com boa-vontade realocar perfis e futuros. Tolo? Inocente? Me digam aí nos comentários.