renatalopes.gif Renata Lopes, jornalista formada e pós-graduada em Comunicação Empresarial atua nas áreas de assessoria de imprensa, webwriting e comunicação empresarial. Em sua entrevista para a Galerasolo nos conta como escolheu essas áreas e, sobretudo, o que achou de nosso novo espaço, o Vagas.CarreiraSolo.org


Como começou a trabalhar?
A minha pretensão era ser jornalista, mas não sabia qual caminho seguir mediante o leque de oportunidades que a profissão oferece: jornal, revista, site, rádio, comunicação empresarial, assessoria de imprensa. Experimentei de tudo um pouco, mas me identifiquei mesmo com a redação web, pelo fato de ser simples, prática e objetiva. Fiz um curso na Revista Imprensa em 1999 de webjornalismo e, a partir daí, as oportunidades foram surgindo. Mesmo trabalhando como assessora de imprensa em algumas agências, eu sempre acabava por criar e inserir conteúdo em sites de clientes. Por entender de html por ter realizado um 2000 um curso de frontpage, também passei a "dar jeito" em alguns sites. O que me chateava tendo chefe era a impossibilidade de ter vida própria e horários flexíveis. A minha primeira atuação como freela foi na Revista Veja e adorei, justamente pelo fato de ter mais liberdade. De uns tempos para cá passei a oferecer serviços para revisar e transferir para a linguagem web o conteúdo de diversos sites, que tinham designer elaborado e moderno, mas com conteúdos que deixavam a desejar. Deu certo e hoje estou abrindo a minha própria agência de Comunicação Integrada, cujo nome é Rl Comunicação, que presta outros serviços além do webwriting.
Tem firma legalizada?
Já dei entrada na documentação e em breve terei o CNPJ para passar nota e tudo mais. Tentei evitar, mas o mercado exige.
Dedica-se totalmente ou é freela "meio-expediente"?
Totalmente freela.
Como aborda e prospecta clientes?
Por meio de indicações e também buscando parcerias estratégicas com empresas da área web.
Costuma formalizar propostas?
Sim, após a primeira abordagem e posterior reunião, elaboro uma proposta detalhada sobre os serviços a serem prestados, com prazo, valor, formas de pagamento e tudo mais que for relevante.
Qual foi o pior calote?
Trabalhando por conta eu ainda nunca tive, mas já desisti de fazer trabalho em uma ocasião em que elaborei alguns textos e, antes da aprovação, o cliente insistiu em modificá-los, com erros graves de português.
O projeto ideal, como seria?
Aquele que rendesse um bom dinheiro, o suficiente para eu ampliar o meu escritório, contratar pessoas e poder remunerá-las bem.
Que cursos indicaria para jornalistas que desejam seguir como webwriter?
No Senac existem vários cursos para o ambiente online, desde criação de conteúdo, passando por usabilidade e arquitetura da informação. O curso deles de criatividade em Redação Publicitária é muito bom. Hoje, precisamos ter um perfil "multifuncional" para seguir as exigências e demandas do mercado e todo o conhecimento é válido: publicidade online, e-marketing,etc.
Indicaria de olhos fechados:
Daniel Kroll - Webdesigner www.krolldesign.com.br H2web - www.h2web.com.br
Já acessou o Vagas.CarreiraSolo.Org? O que achou?
Já sim e acredito que este novo espaço é de fundamental importância para as pessoas que buscam oportunidades no meio. Muitas vezes as vagas existem, mas o problema é que nem sempre são propagadas como deveriam. Teremos mais uma opção com esta iniciativa
Espaço livre
Se você deseja seguir "carreira solo" não desista, seja persistente e lute bravamente pelos seus objetivos. Lembre-se sempre "Um profissional é aquele que faz o seu melhor trabalho quando menos vontade tem de o fazer."