RafaelGiordano.jpgRafaela Giordano está debutando como Profissional Freelancer e me escreveu pedindo um espacinho. Quê isso Rafaela, toma aí, um post inteiro. A Galerasolo manda aqui. A história de Rafaela pode ser como a sua, caro leitor. Um belo dia, mesmo com emprego fixo, ela viu a quantidade de clientes aumentando sem parar...resultado: encarou de frente e resolver dedicar-se somente aos freelas. Como começou?
Entrei para uma redação de jornal no terceiro semestre da faculdade e isso já faz 12 anos. Trabalhei durante 10 anos em redações no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Ao mudar-me para o Rio, como não conhecia muitas pessoas ou tinha contatos por aqui, então decidi que fazer freelas poderia ser uma boa forma de trabalho. Algum tempo depois, dei um intervalo nos freelas para trabalhar em uma assessoria de imprensa, mas após alguns meses os freelas começaram a aparecer aos montes e como já queria deixar o trabalho fixo, passei a me dedicar a eles em tempo integral.
Tem firma legalizada?
Não, mas ando pensando no assunto.
Dedica-se totalmente ou é freela "meio expediente"?
No momento, estou dedicada em tempo integral aos freelas.
Como aborda e prospecta clientes?
Nos últimos tempos, a partir de um cliente acabo conseguindo o próximo, por indicação do trabalho. Por falta de experiência e mesmo necessidade, ainda não desenvolvi uma técnica de abordagem e/ou prospecção.
Costuma formalizar propostas?
Dos trabalhos que realizei como freela, por enquanto nunca fiz um contrato formal, mas tudo fica registrado em e-mails. Procuro sempre fazer um orçamento claro e organizado, para que não fiquem dúvidas.
Qual foi o pior calote?
Felizmente, nunca passei por uma situação dessas.
O projeto ideal, como seria?
Trabalho bem detalhado, com todo o material que precisa ser trabalhado entregue no prazo certo, sem precisar de correções ou inserções de última hora. Tempo razoável e, claro, um preço justo.
Espaço Livre
Além de me interessar por jornalismo, estou me dedicando a aprender mais sobre arquitetura da informação, área em que pretendo atuar no futuro - bem próximo, espero. Se alguém quiser falar sobre o assunto, basta escrever para meu e-mail.
zp8497586rq