kiev2.gifGiuseppe Kiev foi um Profissional Freelancer que me chamou atenção pelo seu site: focado em soluções e com uma abordagem pra lá de profissa. Como aqui na Galerasolo trazemos sempre amigos que possam colaborar com o progresso de todos nós, teve seu passaporte garantido na hora. E ao final ainda agradeceu o espaço. Que isso Giu, nós é que agradecemos a todas as boas idéias que você trouxe. Por falar nisso acabei de ter uma aqui: aproveitem e leiam as opiniões do Giuseppe Kiev sobre o mercado freelancer. O último que chegar é mulher do padre. Com todo respeito, seu padre. Como Começou?
Quando entrei na faculdade tinha o sonho de poder trabalhar de forma conjunta com duas ferramentas que sempre me fascinaram – a direção de arte "tradicional" e o webdesign. No 4º Semestre de Publicidade e Propaganda fui monitor da cadeira de Introdução a Publicidade e Propaganda. Aí, pude fazer alguns contatos e terminou surgindo a oportunidade de estágio numa empresa de TI e webdesign - Iativa. Comecei como designer gráfico dos produtos, manuais e material institucional. Não sabia como se construía uma site, não tinha noção do que envolvia um projeto desses. Mas gostava muito e queria aprender. Comecei fazendo apenas o design de interface pois ainda não sabia implementar - o que considero que tenha ajudado bastante foi uma certa bagagem que já tinha no que se refere ao design gráfico e direção de arte. Passaram-se alguns meses de muito estudo e pesquisa pra apreender ferramentas que eram novas pra mim, como: Dreamweaver, Flash, Fireworks, Ainda trabalhando na Iativa meio-expediente como bolsista do CNPq , comecei a estagiar numa agência de publicidade. Fiquei de saco cheio de trabalhar muito e ganhar pouco e sai pra me dedicar a um projeto paralelo que encabecei junto com alguns amigos da faculdade. Na nossa agência de garagem – o escritório foi montado num quarto desocupado que ficava na garagem mesmo - constituímos uma carteira até boa pra quem tava começando e pra três pessoas que não tinha muito feeling de mercado, até que tava bom. Todo mundo era de criação. Por falta de capital pra investir e vários outros compromissos como faculdades, cursos e outros trabalhos resolvemos "fechar as portas". A agência se foi, mas os clientes não. Como a maioria dos clientes desenvolviam trabalhos voltados a internet fiquei atendendo todos eles.
Tem firma legalizada?
Não. Já pensei muito um dia. Mas sou freela e quando me pedem nota pago imposto sobre serviço.
É freela full-time ou meio-expediente?
Meio expediente. Durante o dia trabalho numa agência de publicidade "tradicional". Sobra as madrugadas e fins de semana.
Como aborda e prospecta clientes?
A maioria dos clientes que tenho foi um que puxou o outro através de indicação. Mas quando quero consquistar um cliente analiso e pesquiso sobre ele. Tento marcar uma reunião e até faço layouts com propostas técnicas e justificativas de criação. Outra coisa, um item importantíssimo na minha opinião é a forma como vc se apresenta perante o cliente. Esqueço que adoro usar bermuda e calça fogada. : )
Costuma formalizar propostas?
Sempre. Pra tudo. Por três motivos: 1. Não levar calotes; 2. Deixar bem claro pro cliente o que ele pode e o que ele não pode; 3. Tudo que é formalizado é mais profissional. E o cliente sente isso.
Qual foi o pior calote?
Quando estava começando a pegar os primeiros trabalhos uma gerente de marketing de uma loja de perfumes importados me ligou pedindo que eu pensasse num material impresso comemorativo da loja. Antes de qualquer coisa, tive uma reunião com essa gerente. Acertamos preço, tema abordado, conteúdo, etc. Como estava começando e queria mostrar serviço aceitei que ela só me pagasse após o trabalho ser concluído. Um dia fiz o layout. Salvei em 150 DPI e em RGB. Dei aquele tempo para analise e aprovação e retornei a ligar dias depois. Foi quando tive a noticia que o material não tinha sido aprovado. Fiquei de prontidão pra refazer tudo, mas não queriam mais o meu trabalho. Até que então, num belo dia de uma hora pra outra resolvi entrar em uma das lojas. E adivinhem...lá estava o folder que eu tinha criado, impresso com 150DPI e em RGB.
O projeto ideal, como seria?
Um briefing bem feito, todo o material disponível da melhor forma possível, o cliente sabendo o que quer mas com a cabeça aberta à sugestões e sem medo de ousar. Sem choro na hora de acertar um preço justo e pagamento de preferência a vista.
Espaço livre
Guidesign.jpgQueria agradecer ao Mauro Amaral primeiro pelo site incrível que mantém. Sempre com ótimos textos e referencias, sempre que acesso é um novo aprendizado. Depois pela chance de falar um pouco do meu trabalho e pela liberdade de expressar opiniões. Esse tipo de iniciativa é importantíssimo tanto para quem está começando como para quem já tem muita experiência. Se quiserem conhecer mais meu trabalho acessem www.giudesign.com.