fnorte2.jpgFernando Norte, como ele mesmo definiu, é um cara da Velha Guarda. O que equivale a dizer que tem mais de 5 anos de experiência sendo, assim, pré-bolhiano, ou seja, está às voltas com a Web desde antes do inchaço e explosão. Portanto, tê-lo aqui na Galerasolo é, antes de tudo, uma honra. Confiram, aqueles que chegaram agora, o que o cara tem para passar. E sigam o Norte! Entrou para essa vida em:
Com Web trabalho desde 1995 sempre um freela ou outro aparece no caminho, como 100% CarreiraSolo faz alguns meses (Ago/2004)
Como?
Nesses anos todos passando por produtoras web fui aprendendo várias coisas do meio e tive oportunidade de estar ao lado de grandes pessoas de talento que começaram parecido comigo, aprendendo sozinho e enfiando de cabeça. Sou do que se pode dizer a VELHA GUARDA da produção web, pois comecei praticamente junto com o seu aparecimento comercial, antes mesmo da Bolha começar a inchar. Com isso já programei muito html, criei formas de padronização de códigos, treinei e coordenei equipes de produção, gerenciei projetos, desenvolvi arquiteturas de informação, briguei com designers entre outras funções. De cerca de 3 anos para cá resolvi retomar algo que havia parado de fazer em 92, PROGRAMAR. Isso porque o HTML não estava sendo suficiente e as possibilidades de criar iriam se expandir e muito. Tive um árduo trabalho para entender os novos conceitos de programação e ainda me considero em total caminho de aprendizagem. Aos poucos a maneira como as produtoras fechavam os negócios e a forma de trabalho foram se tornando cada vez mais insatisfatórios, para mim. Uma sensação de impotência, em que você vê erros e não pode fazer nada ou quase nada para mudar. Daí resolvi aproveitar a oportunidade que estava tendo em desenvolver alguns projetos e desistir de procurar emprego fixo e estável.
Tem firma legalizada?
Ainda não mas pretendo, em breve. Acho fundamental para formalizar seus contratos que muita empresa sempre pedem a tal da nota, e quem sabe num futuro o meu trabalho solo possa abraçar mais pessoas e crescer para algo mais corporativo?
Dedica-se totalmente ou é freela "meio-expediente"?
Antes era "meio-expediente", agora é total.
Como aborda e prospecta clientes?
Eu tenho muita sorte de ter amigos que me indicam ou pessoas que me conhecem e me procuram. Isso facilita e muito, mas mesmo assim procuro saber mais, ir, conversar muito para poder entender a real necessidade do cliente, fazer um pré-projeto, para ver com o cliente se o meu entendimento está correto. Caso minha sorte acabe, dos projetos virem até mim, eu conto com a apresentação que meus clientes possam fazer a outras empresas que eu ache interessante (ou lucrativo) produzir. Algo muito comum nessa roça iluminada que é Belo Horizonte.
Costuma formalizar propostas?
Sempre, eu e minha esposa contamos com o auxílio de advogados para resolver outros assuntos, mas eles sempre dão uma mão na elaboração dos contrato de forma bem clara e fechada. Esse contrato só é entregue após todo o escopo do projeto ser completamente detalhado e aprovado.
Qual foi o pior calote?
Como estou recente e poucos projetos foram feitos nunca tomei nenhum calote. Exceto uma vez que foi quase um calote, mas era previsível: site de candidato em época de eleição. Acho que fui radical, mas pelo menos funcionou. Ameacei de tirar o site dele do ar se não pagasse e assim o fiz, ele ainda estava enrolando quando avisei que iria colocar que o site estava fora do ar por falta de pagamento. Ele pagou, mas foi como se eu tivesse lhe pedido um fígado.
O projeto ideal, como seria?
O projeto ideal é quando um cliente sabe valorizar o seu trabalho. Ou seja, ele entende a necessidade do que você está desenvolvendo para ele, sabe da complexidade do seu trabalho, não tem pressa para resolver, e por causa disso tudo sabe que seu preço é justo.
Indicaria de olhos fechados:
Eu tenho duas indicações principais de pessoas que tive a excelente oportunidade de trabalhar junto com elas: Uma está aqui também: o Caio Cesar do Todosnoz, um cara que assim como eu gosta muito do seu trabalho e ele está sempre por dentro e estudando bastante. E sim, é uma retribuição da gentileza, pois ele sempre me incentivou muito e acreditou no meu trabalho. A outra é um grupo de amigos que está mandando bala a um ano com a empresa deles, a Plan B. Preferiram a CareiraGrupal ao invés da solo, mas é uma turma jovem e de talento.
Espaço livre
Bom, um parabéns ao Mauro Amaral que vem tocando muito bem o CarreiraSolo, um serviço de utilidade pública melhor e mais importante do que qualquer SUS ou SENAC possa fazer para quem está entrando nessa área. E para quem acompanha o carreirasolo e está cogitando a idéia eu incentivo. Se você acredita que é capaz de trabalhar bem, se gostaria de ser dono do seu tempo vá em frente e procure agarrar essa. Não é fácil, trabalhar por conta própria é difícil, exige muita disciplina e você rala muito mais por ser patrão, funcionário, boy, secretária e a moça-do-cafezinho, tudo ao mesmo tempo agora. Mas é gratificante.