eliel-1.jpgEliel é um desenvolvedor Web que está no campo desde 2000 e começou trabalhando com eletrônica para resolver os problemas do dia-a-dia de seus clientes. O que foi muito útil para sua vida web. Até hoje Eliel pensa em como facilitar a vida dos Profissionais Freelancers, criando aplicativos como o OrLiveMoney, um gerenciador de finanças pessoais. Enquanto não conhecemos as próximas novidades de Eliel, que é nosso leitor lá de Palmas - Tocantis, que tal conhecer um pouco de sua carreira? Diz ae... Como começou?
Bom, sou técnico em eletrônica a vários anos e inevitavelmente tive que me aperfeiçoar em informática. Sempre gostei, no tempo de bancada, desenvolver projetos eletrônicos que me ajudassem nas tarefas do dia-a-dia. Na informática não foi diferente, em 1991 eu já dava meus primeiros passos no Delphi. Aos poucos fui me especializando e logo que tive a oportunidade abandonei aquela vida e passei a trabalhar com o que amo fazer.
Tem firma legalizada?
Atualmente estou em processo de abertura, residindo em Palmas-TO senti essa necessidade por se tratar de um estado movido à funcionalismo público. Aqui eu senti essa necessidade pois os órgãos públicos geram cerca de 70% da renda e exigem documentação para licitações e outros trabalhos.
Dedica-se totalmente ou é freela “meio expediente”?
De acordo com a resposta anterior, classifico-me como “Freela de tempo integral”.
Como aborda e prospecta clientes?
Hoje em dia tenho um parceiro que trabalha com as “vendas” no comércio local, mas o “grosso” mesmo vem por indicação de trabalhos anteriores e pelo “e-Marketing”. Mas já foi bem pior...
Costuma formalizar propostas?
Sempre procuro ter algo tangível, isso ajuda a nos documentar e evitando assim transtornos futuros. Também transmite confiança e segurança para o cliente. Tratamos a proposta comercial como parte do projeto, sempre introduzimos ela na documentação que vai para o cliente ao final de um projeto.
Qual foi o pior calote?
Ah, tive dois grandes calotes, ambos eram sistemas de locadora de vídeo on-line. Ainda me sinto traumatizado. A soma dos dois gira em torno dos 6 Mil. Mas isso já foi superado e não me isento de culpa, com certeza se eu tivesse mais experiência comercial isso não teria acontecido. Devemos ressaltar que muitas vezes nos preocupamos com detalhes técnicos e nos esquecemos dos detalhes comerciais, já aconteceu comigo.
O projeto ideal, como seria?
Sonho em desenvolver um projeto que muitas pessoas usem e aprovem. Isso me traria satisfação profissional, o resto vem junto. Acredito que o projeto ideal é um pacote fechado que contém prazo, orçamento justo, cliente consciente e reconhecimento justo pelo trabalho.
Espaço Livre
Eu ainda acredito nas pessoas, que elas podem mudar. Mas acima de tudo acredito no poder da união, imaginem quão grandes obras ou projetos poderiam ser realizados se fossemos mais unidos. Trabalhamos aqui acreditando no potencial de cada integrante de nossa equipe e no potencial de nossas qualidades juntas.
zp8497586rq