brunodullcetti2.gifBruno Dulcetti está sempre pelos ambientes digitais que participo e, estar aqui é mais uma das provas disso. O Desenvolvedor Freelancer que começou em 1999, através de um curso técnico em processamento de dados, nos conta como prospecta e atende a seus clientes. Não percam. Como começou?
No meu segundo ano do ensino médio. Fiz Técnico em Processamento de Dados. Nessa época meu grupo teve que criar um site sobre um dos temas escolhidos pela banca. Acabei pegando de religião. Lembro que ganhei o prêmio de melhor capa. Depois disso comecei a me interessar pela área. Em 2001 tive meu primeiro estágio como webdesigner, mas foi mesmo em 2002 que a carreira decolou. Participei de Projeto grande como Petrópolis-Tecnópolis, onde tive contatos com profissionais e empresas de porte como IBM, Microsoft, Anprotec, CNPq, SENAI, entre outros e que tive a oportunidade de produzir trabalhos e eventos. Consegui uma coisa bem difícil que é formar uma carreira em Petrópolis, região serrana do RJ, onde o mercado é fraco, bem desvalorizado. Acho que isso foi um grande diferencial. Sempre fui designer, me dediquei a parte de layout, gráfico, interface, amo isso, mas hoje em dia tenho me dedicado a desenvolvimento, php e principalmente webstandards e css, onde escrevo artigos para iMasters e no meu blog
Tem firma legalizada?
Não. Já tive interesse. Eu trabalhava como freela com um nome StudioDigitALL.com, tem até site. Mas acabei abandonando e investindo no meu nome mesmo.
Dedica-se totalmente ou é freela "meio-expediente"?
Freela meio expediente. Meio não né, sempre que dá :D. Mas já trabalhei como freela full-time, mas hoje em dia é muito risco, principalmente para quem mora sozinho.
Como aborda e prospecta clientes?
Foram poucas vezes que tive um contato direto de primeira com um cliente. Eu faço trabalhos para empresas de publicidade, que fazem isso e me passam tudo que tenho que fazer. Alguns clientes eu nunca conheci pessoalmente, só me falando por e-mail e MSN. Mas quando preciso ir direto ao cliente, levo meu cartão e um bloco para anotações do cliente, faço perguntas necessárias e envio um Briefing para preenchimento.
Costuma formalizar propostas?
Não, mas quando é necessário, formalizo sim.
Qual foi o pior calote?
Assunto chato, mas acontece com praticamente todos. Têm dois que eu não esqueço. Um foi na criação de um site, tem uns três anos, onde eu fiz tudo bonitinho, certinho, fechei certinho, entreguei tudo pronto e ela me entregou dois cheques. Quando fui depositar, cadê? Liguei pra ela e ela ficava dizendo que não estava vendo o site, por isso não liberou a grana. Mas todos viam e ela ficava mandando essa história. Acabou que depois ela mandou a "real" e falou que estava sem grana, mas que me pagaria... Já desisti =D Agora não fecho proposta sem pelo menos receber um sinal. Outro calote foi quando eu dava aula. Terminei as duas turmas que faltavam, tinha que receber R$480 e o cara fechou o curso. Hoje ele fala que ta sem condições e que a filha que nasceu está com problemas no cérebro, etc. Pessoal sempre cai pro lado emocional. Mas disse que ia me pagar sim. Vocês acham que eu acredito?
O projeto ideal, como seria?
O que o cliente realmente sabe o que quer e não chega falando que quer algo simples e rápido, isso todo mundo sabe e quer, mas na verdade sabe que não é nada disso. Onde o cliente não fique enchendo o saco com layout, pede isso e depois quer aquilo, quando você muda, ele pede isso de novo. E logicamente, sem calotes e de preferência pagamento à vista =D
Indicaria de olhos fechados:
  • Wellington Carrion Desenhista de primeira. Grandes trabalhos feitos à mão no seu site.
  • Jorge Falcão Desenvolvedor de primeira, grande profissional de um alto conhecimento.
  • Felipe Memória Grande desenvolvedor de interfaces. Dispensa comentários.
  • Frederick van Amstel Grande profissional de usabilidade e interface.
Espaço livre
Um pouco sobre mim e minha carreira aqui, aqui e meu portfólio. Agradecer ao Mauro pela oportunidade e por manter esse blog que não só para mim, mas para todos os desenvolvedores web freelancers é muito importante e informativo e falar pra galera começar a estudar webstandards e divulgar meu blog que comento sobre o assunto ;) www.brunodulcetti.com. Aquele abraço.