Trabalhar em casa é uma coisa que tem se tornado cada dia mais comum, seja em um home-office ou com o acúmulo de trabalho que você leva para o lar. homeoffice_help Apesar de diversas vantagens deste processo, como uma maior flexibilidade de horário e um custo menor se você for empresário, ele também vem com uma série de dificuldades em termos de produtividade. Mas, calma, preparamos algumas dicas para você encarar esta fase numa boa. Confira:

Estabeleça um local de trabalho para você e para todos

Se você partilha deste espaço com outras pessoas, isto é, tem filhos, esposa, colega de quarto, é importante deixar claro que você está trabalhando. Infelizmente a ideia de que se uma pessoa está em casa ela está a toa ainda existe, o que cria um problema grave para quem está trabalhando em casa, que é constantemente interrompido para fazer outras coisas, como resolver problemas extras ou ouvir alguma coisa. Converse sempre com estas pessoas para deixar claro que no seu momento de trabalho você não deve ser interrompido. homeoffice_kids
O ideal é sempre conseguir trabalhar em um cômodo mais reservado, onde você seja capaz de se concentrar sem tantas distrações. Se você trabalha em um desktop no meio da sala, é bem inconveniente para todos serem obrigados a evitar o maior cômodo da casa porque você está lá, por isso opte sempre por espaços mais restritos. Para quem não tem um escritório ou quarto disponível, é comum nos apartamentos modernos o quarto de empregada ser um espaço adequado para se montar um home-office.

Organização é fundamental

Uma vez com a paz alcançada existem outras ações essenciais para se ganhar tempo. A primeira delas é a arrumação. Poucas coisas são piores do que passar horas procurando algum objeto essencial. Tenha sempre todos os objetos necessários ao seu trabalho colocados de forma acessível e visível na sua mesa. Não necessariamente em cima dela, este visível vale para gavetas e outros compartimentos, desde que seja fácil encontrá-los a primeira vista uma vez que eles sejam abertos. [related-posts]

Separadores bem identificados costumam a se mostrar itens essenciais. Uma pasta de arquivos bem separada, ou de contas a pagar a partir de datas de vencimento podem ser de grande ajuda. Se você é uma pessoa mais apegada ao toque, outra boa sugestão é comprar um pequeno quadro branco para ajudá-la a planejar o dia e escrever tarefas.

Ao mesmo tempo em que você quer tudo que seja essencial próximo a você, tudo aquilo que não é deve sair. Lembre-se este é um local de trabalho, da mesma maneira que você não leva um vídeo-game para o seu escritório o home office também não precisa de um neste cômodo.

Aprenda a usar o seu computador para o seu benefício

A organização deve se estender ao mundo virtual. O e-mail deve ter pasta de prioridades sempre, e há muito que se ganhar ao fazer contas distintas, uma para correspondências profissionais e outras para as pessoais. Outro item essencial é um bom programa de planejamento ou uma função agenda para marcar prazos, organizar rotinas etc. Um desktop limpo e sem distrações costuma a ser bem útil também. home-officemess
Se existe um grande consumidor de tempo na atualidade é a Internet, que apesar de possibilitar seu trabalho em casa também é a maior fonte de distrações. Vídeos no YouTube, e-mails pessoais, redes sociais, bate-papo e feeds diversos podem consumir uma tarde inteira sem dificuldade. Como ninguém é de ferro, paradas eventuais nestes locais podem até ser produtivas, ajudando a cabeça a descansar entre sequências de trabalho. Uma boa maneira de conciliar os dois é usar um timer. Na hora da pausa, ligue o aparelho e o programe para tocar em dez, quinze minutos e se certifique de voltar ao trabalho assim que este tempo tiver passado. Alguém aí lembrou da técnica do pommodoro? Pois é. Seguindo estes pequenos passos você com certeza ganhará muito mais tempo útil para trabalhar, estabelecendo a sua casa como um lugar confortável e eficiente para o seu negócio. E é claro que você tem seus próprios segredos. Que tal compartilhá-los logo abaixo nos comentários, em nossa fanpage ou pelo Twitter?