Sabe aquela hora em que tudo pisca no Facebook, como se fosse um site do Geocities, com anúncios por todos os lados, notificações e pedidos de amizade explodindo aqui e acolá? Difícil, né? Então você vai curtir esta extensão do Chrome de descobri hoje cedo: a Flatbook.

Seu objetivo é simplificar ao extremo a interface e com isso, melhorar a experiência de consumo de conteúdo da rede social mais acessada do mundo. Como faz isso? Apaga os anúncios, aquelas indicações de games e novidades no canto direito e, no canto esquerdo, cria uma seção de ícones para seus acessos favoritos.

Para quem consome somente o NewsFeed dá uma simplificada sim. Mas, se você tem várias listas e acompanha muitas infos por lá, pode ficar um pouco confuso – como eu fiquei – , ao tentar achar e se comportar como na versão tradicional.

Isso porque a extensão cria uma NOVA FORMA de interagir com as informações, inclusive improvisando um leitor de feeds por assunto:

extensao_flatbook

Se você, como eu, busca consistência nas interfaces para poder navegar sabendo em que lugar clicar (lembram da máxima “Don’t make me think?, de um dos primeiros livros sobre usabilidade?), isso pode incomodar.

Mas, deixo vocês decidirem nos comentários.