Esta é uma ótima oportunidade para as pessoas que estavam aguardando que o programa de Residência Artística intensiva multidisciplinar chegasse ao país, ele já foi realizado em dez países contando com um total de 220 artistas participantes.

A próxima edição do DRIFT International acontecerá entre os dias 25 de julho e 2 de agosto, na cidade carioca de Miguel Pereira. Se você está pretendendo participar do programa será necessário que efetue a sua candidatura por meio da apresentação de um projeto, este poderá estar em qualquer estágio de desenvolvimento, desde que possua clareza na definição dos seus objetivos e conte com abertura suficiente para o seu desenvolvimento mediante um plano multidisciplinar.

driftinternational

 

A seleção dos candidatos será feita mediante a avaliação dos projetos, essa seleção ficará por conta dos artistas convidados para integrar a comissão coordenadora do evento e também pelos seus responsáveis.

Os interessados que conseguirem uma vaga na residência, deverão desembolsar R$ 1.900 por participante ou R$ 1.700 por pessoa se o projeto apresentado foi feito por mais de um integrante. Estes valores abrangem custos de hospedagem, alimentação, orientação, treinamento e supervisão. Nesta ocasião estão sendo oferecidas duas bolsas de estudo no valor de 50% para artistas brasileiros, estas bolsas também serão concedidas aos participantes que apresentarem os melhores projetos tendo em conta a avaliação.

Caso tenha ficado interessado e deseje concorrer a uma das vagas no DRIFT Internacional precisará solicitar a ficha de inscrição através do endereço thedriftproject@gmail.com e para saber mais sobre o programa visite o site www.thedriftproject.com

O projeto foi criado no ano de 2006 por dois diretores artísticos da Zecora Ura (ZU-UK), Persis Jade Maravala e Jorge Lopes Ramos. O principal objetivo do projeto é promover o desenvolvimento profissional em caráter intensivo dos artistas de diversas áreas do conhecimento como game designers, artistas plásticos, escritores, tecnologistas, performers entre outros. Ao longo dos nove dias de atividades, os participantes realizarão tarefas de índole criativa, reflexivas, colaborativas, enfim, o planejamento inclui atividades multidiciplinares.

A residência consta de encontros nos quais os participantes dividem experiências e partilham colaborações uns com os projetos dos outros, não é exigida a finalização dos projetos durante a realização da residência, isso porque o primordial é incentivar o desenvolvimento artístico e a abertura para novas ideias.