Creative Commons License photo credit: Phillie Casablanca
SEO são as iniciais para Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Motores de Busca, uma importante técnica usada para melhorar a posição dos web sites nos resultados da pesquisa natural gratuita dos motores de busca como o Google, Yahoo, Altavista ou MSN.

Por que precisamos otimizar o site para os motores de busca?

Porque é uma ótima forma de atrair muitos visitantes qualificados nas pesquisas dos motores de busca, onde atualmente iniciam-se mais de 82% da navegação na web. Todo mundo já precisou procurar alguma coisa na web e deparou-se com alguns sites indicados por amigos como Google, Yahoo, Altavista, Cadê, Uol, MSN entre outros milhares de sites denominados BUSCADORES com o propósito de “achar aquilo que precisa”. Parece até prepotência falar, mais esses “caras” acham tudo aquilo que você procura, e digo mais, até aquilo que você não procura. Agora você me pergunta: Qual a fórmula secreta para que seu site, produto ou empresa seja encontrado pelos conhecidos BUSCADORES? A resposta é muito simples: esteja na web. Existe uma série de fatores que colaboram para que os buscadores encontrem o seu site. A sua missão é apenas preparar-se para ser encontrado. Por ser um assunto muito complexo e de extrema relevância para seu negócio na web ter resultado, farei uma série de 3 artigos, nos quais explicarei por etapas os processos que devem ser feitos para otimizar seu site e, dessa forma, fazer com que os buscadores finalmente o encontre. Mas não basta ser achado. Você precisa estar em evidência e, como todos sabem, a evidência é um benefício dos campões, que em termos de buscadores classificamos como os primeiros colocados no resultado das buscas. Não precisaremos chamar o Tom Cruise para esta missão impossível, você deverá incorporar este personagem e realizar esta missão. Vamos iniciar a série de artigos falando sobre a maneira gratuita de aparecer nas buscas e, posteriormente, falaremos sobre Adwords (pagando para aparecer). Iniciamos então nossa batalha:

1º Passo

Defina um termo/expressão coerente para ser associado ao seu site. Este termo poderá ser utilizado na página do site ou em sua url. Exemplo: Se você tem um site de culinária, a url mais indicada para seu site deveria ser: www.culinaria.com.br. Você pode associar outras palavras, porém, a palavra culinária preferencialmente deverá estar junto à url do site. Ao mesmo tempo, fique atento às palavras muito comuns. A escolha delas pode gerar uma grande concorrência para seu site na busca das primeiras posições. Ou seja, se todo mundo pensar na mesma palavra, dificilmente seu site será o mais lembrado.

2º Passo

Você precisará da ajuda de seus amigos - aquele favorzinho que não faz mal a ninguém. Peça para que eles coloquem o link de seu site no site deles. É de extrema importância que outros sites tenham links para o seu. Os buscadores sabem disso e classificam seu site com importância.

3º Passo

Poste notícias sobre seu site em Fóruns, Fotologs entre outros sites acompanhado do link e até mesmo das palavras-chave que você escolheu no passo 1.

4º Passo

Envie a url de seu site e uma breve descrição dele para o cadastro nos buscadores. Veja o link de alguns buscadores para você se cadastrar: Google : www.google.com.br/addurl.html Yahoo: http://br.siteexplorer.search.yahoo.com/free/submit Altavista: http://br.altavista.com/addurl/default MSN: http://g.live.com/0HE_TRACKSTAR_PTBR9/91014

5º Passo

Construa um site com link claros e em texto. Cada página deverá ser acessada de pelo menos um link estático. Exemplo : www.seusite.com.br/sua-pagina-qui.html Não crie links do tipo: www.seusite.com.br/s?845pagi&na_a769&6900.asp. Os buscadores não entendem todo esse embaralhado de códigos. Existem formas de transformar esses códigos em urls de texto. Mais pra frente falaremos disso. Bom, por agora é só. No próximo post falaremos sobre: meta tags, meta names, semântica no código html, alta nas imagens, title da página e algumas coisinhas mais. Dúvidas sobre esses 5 passos podem ser esclarecidas através do meu e-mail. Não hesite em perguntar, na medida do possível responderei a todos. Forte abraço e até a próxima.