De tempos em tempos estamos acostumados a assistir eventos mundiais, apresentados por estrelas localizadas em prol de alguma grande causa. Fome na África, Aids, Guerra do Iraque, Refugiados daqui e dali. Live Aid[bb], Live Earth[bb], Live 8[bb] e muitos outros durante os últimos 20 anos não deixaram a peteca "We Are The World[bb]" cair. O Pangea Day poderia ser exatamente isso. Os itens de série estão lá: é um evento global, tem um dia marcado para acontecer (10 de maio de 2008), tem um site cheio de clima e é calcado em produtos culturais de praxe, no caso, um festival de filmes, músicas e palestras de grandes evangelistas modernos. Por duas frases, e olhem o poder da palavra como é grande..., por duas frases, o Pangea Day ganhou deste editor um pouco mais de atenção do que a passada tradicional dos feeds:

Durante muito tempo as imagens de todos estava nas mãos de poucos. Isso está mudando

O Pangea Day é um evento sobre o poder da opinião pública. Infelizmente, quando soube do evento, o envio de filmes já havia terminado. Mas durante o processo de inscrição, pessoas do mundo inteiro foram conclamadas a enviar filmes que pudessem de alguma maneira mudar o mundo. O site continua, ao explicar o tom do evento: Of course, movies alone can't change the world. But the people who watch them can. So following May 10, 2008, Pangea Day organizers will facilitate community-building activities around the world by connecting inspired viewers with numerous organizations which are already doing groundbreaking work. É uma postura ousada e ao mesmo tempo madura: usar a capacidade de produção de conteúdo que hoje está na mão de qualquer mané com um blog, para encontrar pérolas inspiracionais que possam ao ser veiculadas, mudar a visão de mundo das pessoas. Não se trata de assumir a responsabilidade sonhadora em mudar o mundo e sim de mostrar que isso sempre esteve na nossa mão e agora podemos registrar este poder com nossas câmeras, telefones celulares e demais apetrechos tecnológicos.

Outra grande coisa

É o tom calculadamente despretencioso como o qual eles apresentam as maneiras de você se envolver na campanha. Os banners, selos e vídeos estão lá. Mas...você pode escolher "sediar" um evento, mesmo que seja dentro de seu bar preferido ou na sala de sua casa, para amigos, ou...em seu blog. E faz a inscrição através do site. Já vi alguns cinemas brasileiros na lista, o que é muito legal. Na categoria celebridades, temos o J. J. Abrams, criador de Lost[bb] e Cloverfield[bb], Cameron Diaz[bb], Philippe Starck[bb], Bob Geldof e executivos do grupo WPP e da Nokia[bb] (patrocinadora e criadora do evento). ...e até mesmo o Carreirasolo.org :P. Me inscrevi para sediar a transmissão do evento diretamente pelo site, no dia 10 de maio. Mantenho vocês informados sobre o andamento do processo e espero todos aqui, caso a coisa vá adiante, ok? Visitem o site, opinem...façam a diferença!