Como faço para me cadastrar o MEI?
A forma de se cadastrar é muito simples, basta entrar no site www.portaldoempreendedor.gov.br do Governo Federal. No menu do lado esquerdo do site existem vários tópicos onde se resumem as diversas formas de se obter um CNPJ. Adivinha qual é o primeiro item? Isso mesmo, o MEI. Você vai encontrar um novo painel com um quadro amarelo no centro da tela explicando as obrigações financeiras e na lateral temos acesso ao formulário para colocar seus dados pessoais e referentes à sua atividade. Assim, você vai obter o seu registro, o CNPJ é emitido e você pode, em seguida, obter seu alvará e tomar as demais providências para emitir nota fiscal e recibo. [caption id="attachment_15895" align="alignnone" width="639"] MEI: você precisa se enquadrar em atividade e faturamento para poder ser um microempreendedor individual.[/caption]Fique atento às suas responsabilidades
[related-posts]Porém, existem responsabilidades financeiras: a partir desse momento, o MEI (você!) fica obrigado a um pagamento mensal ao Governo, através de uma guia DAS que você conseguirá no site citado anteriormente. O valor varia de R$34,90 a R$ 38,90 por mês (dependendo da atividade), ficando sujeito a multa e juros quando do não pagamento.
Na mesma tela do site, feito o registro, você entra com seu CNPJ no tópico "emissão do carnê de pagamento DAS" e gera as guias para pagar no ano todo. Em caso de atraso ou extravio é só entrar novamente e reemitir e o próprio site calcula multa e juros em caso de atraso. Também pode-se acompanhar a consolidação dos pagamentos que é feita pela Receita Federal. Você paga e sabe se o pagamento foi identificado pelo governo. Há também uma declaração anual a ser feita via internet todo ano, onde ele consolida suas receitas. Temos também uma prestação de contas mensais ao governo (no próprio site, item "obrigações e responsabilidades do MEI" temos "modelo do relatório mensal de receita bruta") e a obrigação de guarda destes comprovantes para uma possível apresentação futura ao governo.