Anuncie produtos, venda suas criações e compartilhe conteúdo relevante na FreelaStore. Veja como participar.

Como montar um portfólio?

por Mauro Amaral

Dicas e truques da pastinha ao site.


Para aqueles que querem montar um portfólio hoje em dia, um aviso. Um portfólio pode precisar dizer mais coisas do que a tradicional pasta preta com divisórias de plástico conseguirá. Isso só para citar o exemplo de diretores de arte e redatores publicitários. Saber se seu portfólio é bem montado é fácil (dou algumas dicas a seguir). Comprar uma pasta portfólio transada e cheia do diferencial, é ainda mais simples (e mais caro). Comportar-se bem na apresentação (outro post que prometo fazer em seguida), com algumas horas na frente do espelho, você aprende.

Mas saber se ele vai funcionar…

A resposta pode variar de acordo com sua especialidade nesta selva da comunicação. O importante é lembrar que o material tem dois grandes objetivos: oferecer sua competência profissional como “A” solução para aquele cliente e, claro, colar “colar” na memória de quem o entrevista/avalia.

A Regra Geral para montar portfólios

Separar 10 peças, numerá-las, pela qualidade, de 1 a 10 e distribuir na seguinte seqüência: 9, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10. Sacou? Você abre com sua segunda melhor peça e vai num crescendo até chegar aquela que você (e sua mãe…) acham seu melhor anúncio. (Se você não conhece de onde veio esta regra, leia agora o Manual do Estagiário, de Eugênio Mohalem

Variações sob o mesmo tema

  • Jornalistas
    Para não esquecer: soluções de texto
    Separar matérias em que você teve apenas participação crucial ou assinou. Se você ainda está no começo, que tal reescrever matérias nas quais você, acredita, poderia ter feito um trabalho melhor e fazer um antes e depois? Evite colar poesias que você fez na 8ª série, contos que você ainda não concluiu e outras aventuras. Para isso, crie um blog e dê apenas o link, certo?
  • Webdesiners
    Para não esquecer: conhecimento sobre design
    Pulando o óbvio do site, um grande diferencial para um Webdesigner, em minha concepção de mercado é mostrar que sabe Design. Os sites estarão lá, os flashs todo mundo faz…mas mostrar que sabe sobre cor, tipografia, história da arte e tendências atuais, meu amigo, é o caminho. Ah sim, isso envolve uma formação séria, estudo constante e talento. A grande dica é ao lado de excelentes peças saber como você chegou até aquela solução, contanto para isso, uma história com início, meio e final. Feliz.
  • Programadores
    Para não esquecer: linguagens, certificações e equipes
    Pelo pouco que entendo da área as soluções devem ser apresentadas na forma de programas escritos, o tipo e porte da equipe com que trabalhou/liderou, incluindo, claro, as linguagens que domina e suas certificações.
  • Profissionais de Marketing
    Para não esquecer: cases
    Marketing é toda aquela ciência de reunir desejos de consumidores com necessidades de mercado. Não conheço nada melhor para isso do que o formato tradicional de cases: problema, solução, resultados. Claro, aqui isso funciona para profissionais com projetos reais em seu histórico. Não tem como inventar.
  • Arquitetos e profissionais de usabilidade
    Para não esquecer: cases
    Acho que o exemplo que pode guiar a todos é a simplicidade, eloqüência e fluidez do site do Felipe Memória. Veja lá.

Peças diferenciadas no portfólio?

Já vi em agência portfólio dentro de caixa de brinde surpresa (sabe aquelas em que um palhaço pula quanto você abre?), em formato de paleta de pintor, em lâminas independentes, com brindes estranhos…e garanto que amigos aqui podem relatar casos e mais casos. Em sua maioria foram enviados ou deixados nas recepções e, por isso, careciam do principal diferencial: seu dono. Não vou entrar no mérito se são funcionais ou não, se garantem o efeito desejado ou não; mas recomendaria paciência e prudência em sua utilização.

Indicação de livro para outras áreas


portfolio_5942142gg

Antes de você ir, queria fazer um convite. Conheça o nosso podcast! Tiramos dúvidas como essas todas semana, em formato áudio. É só dar o PLAY e sair ouvindo:

Mauro Amaral

Mauro Amaral

Editor-chefe

É editor, publicitário e conta histórias que o seu público vai gostar. Casado, pai de três filhos e mora no Rio de Janeiro. É o Diretor de Criação da Contém Conteúdo.

Portfolio Linkedin RSS E-mail (Leia mais artigos desse autor)


67 Responses to “Como montar um portfólio?”

  1. VERA LUCIA says:

    Olá Mauro , preciso montar um portifolio sobre artes visuais, estou perdida, nem sei por onde começar. È o primeiro que estou tentando montar. Se vc puder me ajudar eu agradeço.
    Um abraço,
    VERA

  2. simone says:

    Ola,
    Preciso montar um portifólio sobre a minha empresa que trabalha com Consultoria(alocações de profissionais de TI) e Treinamentos na área.
    Gostaria de sugestões e de saber se indica alguem especializado nesta área para elaborar.
    Obrigado.

  3. [...] sobre a empresa/vaga e faça um CV adequado para mesma. Como montar seu Portifólio? No carreira solo você irá encontrar dicas de como montar seu Portfólio, pois, o autor teve a preocupação de [...]

  4. jojops says:

    e redatores?

  5. ana lucia correa de oliveira says:

    olá! preciso montar um belo portifolio de educação física infantil, gostaria de receber para que possa ter idéias de como fazer, sou professora da rede pública. Obrigada Ana

  6. ELIANA says:

    OLÁ PRECISO FAZER UM PORTIFOLIO DE HISTORIA NA AREA DA EDUCAÇÂO E NÃO TENHO NOÇÃO NENHUMA DE CM COMEÇAR VC PODE ME AJUDAR.OBRIGADA

  7. aucineia de carvalho says:

    Boa tarde sou a professora Aucinéia devo montar um portifolio para apresentar em uma empresa em que eu presto serviço.Sou tutora de cursos profissionalizante..Preciso de dicas precisa,ajude me por favor…Grata…

  8. [...] relevante na FreelaStore. Veja como participar. // BLOG » Conteúdo » Respostas » Como montar um portfólio de conteúdo? window.___gcfg = {lang: 'pt-BR'}; (function() { var po = [...]

  9. nilzete rosa machado says:

    Sou psicólloga e quero montar um portifólio para vender cursos, palestras e workshop.Pode me auxiliar?

  10. Olá,boa tarde por favor preciso de uma ajuda para montar o portifolio da minha empresa

  11. Everton says:

    Para os publicitários, seguem algumas dicas sobre portfólio http://youtu.be/9PNuE2qPR6c

Leave a Reply

Direto do @falafreela

Editores no Twitter