Esta é a pergunta que acontecer para muitos que estão trabalhando em casa: como escolher mesa para escritório? mas, com algumas dicas dá para escolher com mais segurança e chance de sucesso. Fique atento! Quando pensamos na mesa ideal, devemos nos tentar a dois fatores: altura e a dimensão da superfície de trabalho. A mesa deve possuir altura de 54cm (mulheres mais baixas) a 74cm (homens mail altos). Mesas muito baixas causam inclinação no tronco e cifose lombar (trata-se de um aumento anormal da curva lombar), aumentando a carga sobre o dorso (ou costas) e o pescoço, aumentando dores. Já a mesa muito alta causa elevação dos ombros e uma portura forçada do pescoço, provocando fadiga do ombro e pescoço (CHAFFIN, 2001 apud IIDA, 2005). Num posto convencional de trabalho, num escritório, dificilmente a altura da mesa é regulável. Então a boa relação mesa-cadeira deve começar pela mesa: o cotovelo deve estar de 3 a 4cm abaixo da mesa, e deve-se deixar, no mínimo 20cm entre a mesa e assento. A cadeira deve ter variação entre 47 e 57cm e um apoio para os pés, para aquelas pessoas de baixa estatura. Veja a imagem: Poucas pessoas prestam atenção à superfície da mesa, mas ela deve ser escolhida conforme o tamanho do instrumento que será trabalhado e os movimentos necessários a tarefa que será executada.

A postura

Já foi falado nesse espaço sobre a postura no assento, mas é importante relatar um estudo feito com usuários de computador. Durante muito tempo foi recomendado que a postura diante de um computador fosse ereta, isto é, da coluna a 90 graus. Porém, observou-se que poucas pessoas assumiam essa postura. A posição preferia é a inclinada, semelhante ao assento automotivo:

Sobre a A interação homem - mobiliário - computador

Esta análise é longa, será assunto para alguns posts que veremos a seguir. Todos têm algum desconforto para contar. Começaremos com as principais causas desses desconfortos dos usuários de computador, que são os seguintes: 1. Teclado com inclinação inadequada; 2. Falta de apoios adequados para punhos e antebraços; 3. Cabeça muito inclinada para cima ou para baixo; 4. Pouco espaço lateral para as pernas; 5. Posicionamento inadequado do teclado - a mão faz inclinação lateral (abdução) superior a 20 graus em relação ao antebraço. No próximo post falarei sobre o teclado e o monitor ideais ergonomicamente. Até! Bibliografia consultada ERGONOMIA - PROJETO E PRODUÇÃO. Ed. Edgard Blucher Ltda, 2a. Ed. São Paulo, 2005. Créditos das imagens: IIDA, Itiro