Você gosta de tecnologia? Tem vontade de ser um jovem empreendedor da área? O Desafio Intel® América Latina é uma boa oportunidade de ganhar visibilidade e entrar em contato com grandes investidores. A competição vai escolher o melhor projeto de negócios tecnológicos universitários para representar a América Latina na final mundial na Universidade de Berkeley, nos EUA.

E se Berkeley não te lembra nada, saiba que a cidade fica na Califórnia e, portanto, é uma grande fonte de pesquisa e ponte com o ambiente de negócios do Vale do Silício.

O Desafio está sendo feito em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Estadual de Campinas
(UNICAMP) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Podem participar da competição grupos que tenham ao menos um membro que seja formando, recém-formado ou estudante de pós-graduação, e a proposta de negócios do ramo tecnológico deve abranger algum dos seguintes temas: “novos usos e usuários de tecnologia”; “tecnologias da computação de 2020”; ou “soluções para problemas sociais com tecnologia”.

Os critérios de avaliação incluem conhecimento do mercado, estratégia e modelo de negócio, modelo financeiro, tecnologia e inovação e capacidade gerencial. Na página oficial do Desafio, você pode conferir projetos vencedores de outros anos, baixar arquivos de apoio para estruturação do projeto e tirar dúvidas sobre o processo de seleção e etapas da competição.

Serão escolhidos três projetos brasileiros, que competirão com outros 12 projetos do México, Argentina, Peru, Chile e Costa Rica. Além de disputar a vaga no mundial, cujo prêmio é de U$ 50 mil, os competidores da etapa latina terão acesso a programas de formação e relacionamento e poderão ganhar cinco bolsas para o YouNoodle Entrepreneurship Camp – programa de aceleração de negócios baseados no Vale do Silício.

Esse programa tem duração de um mês e inclui aulas teóricas e práticas com professores da Universidade de Stanford, visitas a diversas empresas de tecnologia e participação em eventos de relacionamento com investidores e especialistas em negócios tecnológicos. Uma bela oportunidade de começar seu empreendimento com o apoio de alguns dos melhores profissionais do mundo.

Serviço

Inscrições: até 14 de maio de 2012, em www.desafiointel.com – gratuitas.

Requisitos:
1. Projeto deve ser escrito em Inglês e abranger um dos três temas sugeridos.
2. Ter ao menos um membro da equipe que esteja cursando ou tenha cursado, nos últimos quatro anos, curso de graduação, licenciatura ou pós-graduação.
3. Disponibilidade de um membro da equipe para viajar durante o mês de julho para o YouNoodle Entrepreneurship Camp, na Califórnia (gastos cobertos peloprograma).

Mais informações:
www.desafiointel.com
www.intel.com/educacion
www.entrepreneurshipchallenge.org