abaco.jpgAcabei de receber um e-mail do amigo Alan Derth com uma pergunta simples, direta e fundamental: onde encontro um plano para um projeto de web do início ao fim? Parem as máquinas, toda força a estibordo, levantem as não-sei-que-lá-de-proa, chamem a guarda-costeira.

Eu sempre trouxe dicas para o Profissional Freelancer, um ou outro documento, palavras de apoio e inspiração quando achei que deveria, mas nunca havia pensando em contar como é um projeto do início ao fim. Até porque, sempre torço para que ele nunca tenha fim.

O caminho das pedras, mas não o segredo de andar sobre as águas.
Fiquei pensando nisso na hora do almoço: e se eu acompanhasse um de meus projetos pelo blog, mantendo intactas as identidades dos envolvidos, mas mostrando como abordar, atender e surpreender os clientes? Um pré-case. Achei a idéia bem interessante. Não é inédita não, ô apressadinho que sentou na primeira fileira, já vi um ou outro blog falando sobre isso.

Para mudar, tentarei dar uma visão didática dos acontecimentos, mostrando, inclusive que posso ter errado em um e outro momento. E acreditem, todo mundo erra. O importante é errar coisas diferentes.

Não percam, segunda-feira, 20/03/2006
Começarei segunda-feira contando como preparei a proposta para um de meus projetos mais recentes, que acabou de começar, tem aí, uma semana. Que estratégia usei para compor o preço, como espero atender e superar as expectativas do cliente, que mix de documentos vou utilizar.

Acho que será bem interessante. Quem me acompanha? Idéias na caixa de comentários.