Iniciamos 2013 e como sempre acontece comigo, me encho de esperanças de poder me surpreender positivamente descobrindo que alguém pensou em uma ideia inovadora para um negócio neste ano. Uma ideia que ninguém ousou sequer imaginar, com medo de ouvir o temido “você está louco!” entre outras frases desanimadoras.

A criatividade sempre se fez necessária a qualquer tempo na história da humanidade. Porém, o que vemos nos dias de hoje infelizmente é uma tremenda falta dela…

lightbulbs-big-idea

Trabalhando com franquias há quase dez anos, percebo a existência de um conglomerado de cópias tentando pegar o gancho do sucesso em cima de um ou dois modelos de negócios bem sucedidos, fazendo exatamente as mesmas coisas de seus concorrentes.

Inevitavelmente, verdadeiros “booms” de negócios idênticos são lançados no mercado fazendo com que ocorra o que chamo de “colapso da oferta ao cliente”. Aconteceu com as fast-foods, com as escolas de idiomas, com casas de empada e atualmente acontece com cosméticos e produtos de beleza.

A pergunta é: o que fazer se temos a impressão de que todo mundo chegou primeiro e já teve a mesma ideia sua antes?

Criatividade é a resposta. A criatividade perdida há tempos atrás pelo simples medo de errar.

Para a criação de um negócio de sucesso sua mente precisa estar preparada para ter ideias brilhantes. Pense sempre que:

  • “Simplicidade” é mais de meio caminho andado para o sucesso;
  • Fique atento aos negócios a sua volta e perceba o que está faltando; veja se você contrataria tal serviço ou compraria tal produto; veja o que afinal de contas falta naquela empresa;
  • É preferível se especializar em um produto/serviço e fazê-lo com maestria do que oferecer vários de qualidade duvidosa;
  • Não tenha medo de inovar;
  • Observe, observe e observe;
  • E o mais importante: faça o que ama! Essa é a metade que faltava do seu caminho para o sucesso…

Estou muito, mas muito certa de que ideias começarão a surgir nas mentes empreendedoras ávidas por um grande e novo desafio. O mercado está carente de novos empresários com boas ideias, coisas novas, que ainda não vimos e não sentimos. O ser humano é atraído pelo novo.

Mas afinal de contas, nunca mais poderei abrir uma escola de inglês ou uma casa de lanches? É claro que sim! Desde que você fuja totalmente do óbvio, faça tudo diferente e faça do seu negócio, um negócio brilhante.

Esse é apenas o início. Todos sabem dos passos necessários para que um empreendimento dê certo. Bom planejamento e boa gestão são fundamentais, mas não é disso que trato aqui. Muitos bons administradores não conseguiram segurar um negócio com ideias ultrapassadas.

Ainda há espaço para ideias simples e inovadoras. Ainda há o que não foi feito. Nada impede que seja você o autor de um excelente negócio. E nada impede que este negócio cresça e se transforme em um projeto desejável a outros novos empreendedores.

Ideias criativas são à base do sucesso. É disso que precisamos. É disso que queremos.

zp8497586rq
zp8497586rq