ivo.jpgConheci o trabalho do Ivo Gomes, assinando o Feed de seu site, dedicado à Ergonomia e Usabilidade em ambientes interativos. Um belo dia, mandei um email convidando para uma estrevista, aqui na seção Atividade!, porque achei que o Arquiteto de Informação português tinha muito a contribuir para os leitores aqui do carreira. Não me enganei. Confiram as opiniões sobre formação, sobre o mercado fora do Brasil e, até mesmo, sobre a utilização de novos ambientes de gestão de conteúdo (Blogs, Wiki´s etc) em projetos à distância. Em tempo: não posso deixar de comentar que os leitores d´Além mar figuram como terceiros colocados em nossas estatísticas de acesso. Embora em sentigo absoluto o índice possa parecer baixo (5% até agora), o fato de não termos divulgado nada pelos sites e Foruns de lá, indica que o carreira, pouco a pouco, vai quebrando barreiras e fronteiras. Mas chega de alongamentos. Confiram o que diz Ivo Gomes nesta rápida entrevista. 1. Como está o mercado de usabilidade em Portugal/Europa?
Ivo Gomes - Em Portugal o mercado está a acordar para este tema. Neste momento a usabilidade começa a ser mais conhecida e mais requisitada até pelos próprios clientes. Quando o cliente não pede ou não sabe o que é a usabilidade, tentamos incluí-la no projecto para que o resultado final demonstre os benefícios da usabilidade no desenvolvimento de interfaces web. No resto da Europa, dependendo dos países, a usabilidade está mais desenvolvida. No caso de Espanha (que é o que conheço melhor) a usabilidade é considerada um elemento essencial para o sucesso de um website, no entanto eles têm alguma falta de profissionais nessa área. Neste momento em Portugal as empresas que fazem usabilidade, são empresas de webdesign ou de consultoria. Nos outros países europeus, as empresas têm como único negócio a usabilidade, ou seja, enquanto em Portugal se vende a usabilidade como um extra ao produto, em Espanha por exemplo vende-se a usabilidade como um produto em si.
2. Qual você considera ser a formação ideal para os profissionais de sua área?
Ivo Gomes -Penso que a formação ideal para se trabalhar nesta área tem que ser centrada nas pessoas. Eu sou formado em Ergonomia e penso que é o melhor tipo de formação para se trabalhar em usabilidade. no entanto, outras formações importantes são a Psicologia Cognitiva ou a Engenharia de Factores Humanos. Não devemos excluir também a formação em Informática, se bem que, normalmente as pessoas formadas em Informática estão mais centradas na tecnologia do que no utilizador.
3.Ivo, arriscaria algum palpite para a Internet nos próximos anos?
Ivo Gomes -A Internet está a caminhar no sentido da globalização de tarefas. Hoje em dia é praticamente possível fazer quase tudo através da Internet. Com esta globalização e com o aumento do número de utilizadores a Internet tem que se tornar simples de utilizar e eficaz para que as tarefas possam ser realizadas rapidamente e sem complicações. No futuro todos iremos depender da Internet e se ela não for usável para todos então ela perde toda a sua utilidade. Neste último ano tem havido uma grande evolução devido ao uso dos webstandards na criação de websites e se continuarmos a evoluir desta maneira, estamos concerteza no bom caminho para uma Internet usável.
4. Você veio de uma área distinta á Usabilidade, a Segurança do Trabalho. Como você chegou ao mercado de Web?
Ivo Gomes -A minha formação é em Ergonomia, que tem como objectivo adaptar os sistemas ao Homem de modo a torná-los mais fáceis de usar e mais eficientes, minimizando a probabilidade de erro humano e aumentando a produtividade. Neste curso podemos seguir vários ramos: hospitalar, industrial, segurança no trabalho, sistemas de informação, etc... No último ano do curso escolhi fazer a especialização em Ergonomia de Sistemas de Informação, que lida com a usabilidade dos interfaces. Esta escolha foi baseada na minha apetência por novas tecnologias e pelo meu fascínio pela web. O facto de já ter alguma experiência na criação de websites ajudou-me a escolher esta área.
5. O mercado de freelancers em Portugal, como está?
Ivo Gomes -Durante o pouco tempo em que fui freelancer, trabalhei em poucos projectos e não conheço o mercado muito bem para formar uma opinião. No entanto, em Portugal há um site destinado exclusivamente a freelancers em que os clientes enviam os seus projectos e os freelancers inscritos podem concorrer e fazer a sua licitação. No final o cliente escolhe qual o freelancer que irá ser contyratado para conceber o projecto.
6.Como você vê Blogs, Wiki´s e outras atividades das chamadas Rede Sociais, auxiliando empresas e profissionais a compartilharem informações e gerar conhecimento?
Ivo Gomes -Na empresa onde trabalho, o blog e o wiki são duas ferramentas essenciais. O blog serve para divulgar internamente os projectos em que trabalhamos, para divulgar conferências, formações, eventos, etc... O wiki serve como local de armazenamento de conhecimentos. Normalmente colocamos no wiki documentos "how-to", alguns pedaços de código que possam vir a ser úteis mais tarde, artigos interessantes... Além disso, a utilização destas ferramentas ajuda a manter o contacto entre todos os colaboradores da empresa porque na maior parte das vezes trabalhamos nas instalações dos clientes e é bom haver esta comunicação informal para manter o grupo coeso.
Para fechar O site do Ivo, é uma boa pedida para quem quer começar a conhecer esta disciplina tão em voga no momento: a Ergonomia. Através de uma linguagem simples, você vai ficar conhecendo as respostas para perguntas como: O que é a Ergonomia?, O que faz um Ergonomista?, O que a Ergonomia tem a ver com Sistemas de Informação?,A importância da Ergonomia nos Sistemas de Informação...e muitas outras.Imperdível. Clique ao lado e conheça.