Ter um Blog, segundo Jonathan Schwartz, presidente da Sun Microsystems, "...será tão obrigatório quanto possuir um e-mail ou um telefone, quem não tiver um blog se tornará inútil." Eu particularmente não sou tão radical. Acho que ter uma opinião é ainda mais importante. Por exemplo: minha humilde opinião é que a empresa que não percebeu o poder que um Blog Corporativo tem na condução da relação de sua marca com seus diversos públicos, está deixando o bonde passar. Blogs Corporativos têm representado para empresas de todo mundo um canal de comunicação não só útil como fundamental nesta era em que o fluxo de opiniões é quase ou mais importante do que produtos e serviços. Fábio Cipriani também tem uma opinião parecida e com esta e muitas outras idéias na cabeça, saiu a campo para coletar material , entrevistar vários profissionais e trazer para o mercado brasileiro o primeiro livro sobre Blogs Corporativos. Na entrevista que segue após seu clique, Fabio (que conheci através de seu excelente Serendipidade), contou um pouco do processo criativo ao redor da idéia, das principais tendências de mercado e de como a Blogs Corporativos e demais Blogs conversarão. Por falar em conversa não deixe de registrar seu comentário. O meu primeiro é que sinto-me enormemente honrado de poder ter feito esta entrevista, ocorrida nas últimas duas semanas por e-mail. Vocês vêm com a gente?

CarreiraSolo - Qual foi o impulso incial para a produção deste livro?

Fábio Cipriani - Desde o início do ano comecei a me interessar mais sobre essa modalidade de uso para blogs, e assim, comecei escrever alguns artigos no Serendipidade. No final de janeiro recebi contato de reporteres de duas revistas (Exame e B2B Magazine) pedindo mais detalhes sobre o uso de blogs em empresas e me pedindo ajuda para desenvolver reportagens. Isso tudo junto com o lançamento do "Naked Conversations", o livro de Robert Scoble (Microsoft) em janeiro de 2006, me fez pensar a respeito de escrever aquele que poderia ser o primeiro livro sobre o assunto em terras brasileiras. Este foi o impulso.

CarreiraSolo - Como foi o processo de produção? Quanto tempo da idéia inicial até o prelo?

Fábio Cipriani - A idéia se deu no final de janeiro. Precisava de uma editora. Coincidentemente, meu irmão estava com um projeto de livro com a Novatec Editora, que em pouco tempo confirmou o interesse em publicar um livro sobre este assunto. Esse aceite por parte da Editora se deu em meados de fevereiro, e eu já havia começado a levantar a bibliografia e ler diversas reportagens e livros sobre o assunto. Na primeira semana de março comecei a escrever. Paralelamente trabalhei a idéia da capa e da estrutura do livro. Na primeira semana de maio o livro foi enviado para a gráfica já revisado. 4 meses para desenvolvimento mais 1 mês para revisão, impressão e marketing.

CarreiraSolo - O livro faz um apanhado de ferramentas e conceitos, inclusive com exemplos, de como se produzir um Blog Corporativo. Você acha que as empresas irão adotar este modelo?

Fábio Cipriani - A adoção do blog corporativo por parte das empresas deve ser uma decisão muito bem estudada antes de ser colocada em prática, existem diversos fatores que devem ser analisados como budget, disponibilidade de pessoal, políticas de uso, processos afetados, entre outros. Uma das finalidades do livro é servir como uma introdução ou um motivador a mais para aquelas empresas que desconhecem ou estão inseguras com os reais benefícios do blog. A outra finalidade, é mostrar às empresas que é necessário acompanhar o que está sendo discutido na internet e principalmente nos blogs, que são fontes confiáveis de gostos, manias, opiniões, críticas, idéias, tendências e diversas outras coisas relacionadas. As empresas JÁ estão adotando o blog como ferramentas de comunicação e interação, no livro eu cito diversos exemplos internos e externos de grande e conhecidas companhias que servem como vitrine das oportunidades de negócio que os blogs podem gerar.

CarreiraSolo - Quais seriam as barreiras encontradas nas empresas brasileiras para a implantação deste tipo de prática?

Fábio Cipriani - No Brasil, a figura é um pouco diversa do que vemos na América do Norte e na Europa. Por aqui, as grandes empresas ainda não estão usando o blog da maneira que apresento no livro: relacionando-se efetivamente enviando e recebendo informações dos clientes e parceiros (olhando o público externo). Ainda pior, nem mesmo os canais de comunicação mais tradicionais como o e-mail e call-center obtêm bons índices de satisfação do cliente, isso por conta da onda de otimização de processos e redução de custos que passaram pelas companhias nos últimos anos de encolhimento econômico. Portanto a grande barreira é cultural. Tanto pela atenção reduzida nos processos de relacionamento, como pelo próprio uso de tecnologias novas e relativamente desconhecidas. Outro fator importante que é muito falado, mas pouco absorvido na prática, é que os funcionários não irão participar da iniciativa se não houver sistemas de recompensa sustentando as atividades. Certamente a adoção começará principalmente pelas pequenas e médias empresas graças a sua flexibilidade e curta estrutura hierárquica, e pelas grandes multinacionais que já utilizam os blogs fora do Brasil e que estão normalizando o seu uso ao longo das unidades espalhadas pelo mundo (uma abordagem top-down). Não me surpreenderia se funcionários da Sun, IBM, HP, entre outras empresas multinacionais presentes no Brasil publicassem blogs no curto prazo. É só uma questão de tempo.

CarreiraSolo - Cite para nós um case relevante no cenário corporativo.

Fábio Cipriani - No caso de blogs usados internamente nas empresas para alavancar comunicação entre equipes, departamentos e colaboradores, podemos citar o caso do banco HSBC. O CEO do banco escreve sobre mundo corporativo em um blog interno semanalmente. Este foi o primeiro caso de comunicação via blog entre presidente e funcionários nas empresas brasileiras. Fora do Brasil o seu uso por CEOs abrangem empresas como McDonalds, Siemens e Intel. Todos eles estão satisfeitos com os resultados e feedbacks recebidos. Já no lado de blogs usados para comunicação com o mercado e clientes, o Brasil ainda não apresenta exemplos que merecem destaque, ou que se enquadram dentro daquilo que podemos chamar de "blogs reais", ou seja, blogs que fazem realmente o papel de humanizar a empresa em relação ao mercado e manter conversações. Fora do Brasil, quero dar destaque especial para Jonathan Schwartz da Sun Microsystems, que, fazendo papel de um verdadeiro blogueiro, não deixou de me responder os e-mails que enviei durante a realização do livro. O mesmo posso dizer de Jake McKee, ex-diretor global de relacionamento com clientes da Lego. As respostas que recebi dos dois executivos comprova o uso correto do conceito “blogar”. Resultado: Dei espaço (bastante espaço) a eles no meu livro, você se sente correspondido.

CarreiraSolo - Qual seria a principal diferença entre os Blogs Pessoais e os Corporativos? E seu ponto em comum?

Fábio Cipriani - Diferença: Sob o ponto de vista de voz, nenhuma diferença. Um blog corporativo não é uma empresa falando, é uma pessoa ligada a, ou representando a empresa. Quanto mais um blog corporativo der um rosto para a empresa, e se parecer com as opiniões e preocupações de uma pessoa, melhor ele será. A diferença fica somente no objetivo do blog. Ponto Comum: Todos eles fazem parte de uma conversação e interação entre pessoas de forma rápida e instantânea, gerando conhecimento e criando comunidades. Todos os blogs são partes da blogosfera, que é o universo de pessoas que escrevem e lêem blogs, gerando uma inteligência e uma dinâmica nova no mercado e hábitos de consumo.
CarreiraSolo - Já que estamos falando de ambientes que são, eles mesmo, feitos por pessoas, como você vê a conversa entre a Blogosfera Corporativa e a Blogosfera no mundo Web? Esta conversa exisitirá?
Fábio Cipriani - As discussões e o conteúdo dos blogs voltados exclusivamente para negócios são, de fato, diferentes da esfera dos blogs como um todo. Mas as conversações devem acontecer e se misturar para que tenhamos o efeito de uma melhor relação empresa/mercado. Se isso não ocorrer, não tem sentido criar um blog. Se uma empresa não quer ficar respondendo comentários, não tem sentido criar um blog. Partindo do princípio que temos indivíduos, e não entidades ou departamentos por trás de um blog, as conversas entre essas duas partes (que na verdade é uma única blogosfera) são mandatórias. Blogs sem conversas não existem, por isso, quando pensamos em blogs, a idéia de conversa está embutida. Se a sua empresa está na categoria das que não querem abrir essa porta para o mercado, muito em breve ela poderá estar defasada em relação aos seus concorrentes. Os consumidores ganharam novos poderes com a internet e agora com os blogs. Tudo o que você faz ou diz está sujeito a conversações na blogosfera.

CarreiraSolo - Pegando carona na pergunta anterior: podemos entender que uma nova atividade está surgindo? Explico: profissionais de internet poderão criar e gerenciar projetos para implantação de blogs Corporativos? Já existe esta demanda?

Fábio Cipriani - Certamente estamos falando de oportunidades de negócio, não só para profissionais de internet, mas também para publicitários, marketeiros, administradores, engenheiros, entre outros – tanto para criar e orientar as empresas como utilizar o blog corporativo, quanto para contratar um blogueiro porta-voz de uma grande empresa. O blog, apesar da sua simplicidade técnica, pode gerar uma ótima demanda por profissionais que possuem experiência e conheçam a blogosfera. Como o assunto é novo, é natural que as empresas contratem especialistas para iniciar um blog corporativo, não que isso seja necessário para começar um blog, mas pode ser um diferencial a mais que traria resultados mais rápidos. O livro é um guia prático com dicas e exemplos, é um bom começo para uma empresa conhecer, se convencer de que vale a pena, e dar seus primeiros passos na adoção do blog corporativo. A demanda ainda é baixa, mas vemos que, timidamente, as empresas estão cada vez mais adotando os blogs no seu cotidiano e a demanda vem aumentando significativamente. Algumas empresas partiram com abordagens próprias e incompatíveis com o conceito de blog nesses primeiros passos da blogosfera brasileira, e muitas outras desejam (ou pensam) entrar nesse novo meio de comunicação. Visto isso, começam a surgir as primeiras empresas especializadas em blogs para empresas e negócios. A CoBlog é voltada exclusivamente a blogs corporativos. Outras empresas da web também abriram o seu leque de produtos para incluir o blog, como é o caso do Estúdio de Comunicação, AgênciaClick, Milestone, entre outras.
Fabio_Cipriani.jpgSobre o Fábio Cipriani Fábio é Engenheiro Elétrico pela Universidade de São Paulo, Master of Science in Wireless Systems pelo Politecnico di Torino em Turim, na Itália, pós-graduado em Economia e Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela Università degli Studi di Torino, e certificado em Management e Leadership Essentials pela Harvard Business School. Atua como consultor de gestão empresarial nas áreas de relacionamento com clientes e mercado e performance corporativa. ...já o livro Custa: R$ 42,00 Tem 208 páginas Seu blog é o www.blogcorporativo.net E o primeiro capítulo está aqui. Se você é um colega da imprensa: Contato: Vivien Hermes Telefone: (11) 6959-6529 Fax: (11) 6950-8869 Ah sim: está em pré-venda em nosso parceiro Submarino. Enquanto isso você pode ler o release aqui. Mas é claro que o livro tem seu próprio Blog, editado pelo Fábio em pessoa e visitado e comentado por vocês. Aliás, pelo que entendi, a parceria pode estar apenas começando.