Com foco em conteúdo proprietário e produção audiovisual, veja que temas vou pesquisar

Importante: conteúdo publicado originalmente em minha newsletter. Se você ainda não assina, vai lá em: mauroamaral.substack.com

Sim, algumas coisas funcionam melhor se forem feitas com a mão

Cansado e cheio de entregas, dou uma parada na minha produção pessoal, nas estratégias de crescimento da produtora e até mesmo na redação final da dissertação de Mestrado.

Faço aquele movimento de dar dois passos para trás, respiro, releio e republico um texto que vaticinou minha jornada de nano-empreendedor e resolvo repensar algumas coisas.

Minhas conclusões seguem logo abaixo em uma edição mais curta e que se você quiser resumir em uma ilustração, seria como na imagem logo acima.

Primeiro, vamos entender o grande território

Chego à conclusão, mais uma vez, de que tudo o que faço neste planeta é tentar extrair o melhor conteúdo a partir do campo de sentidos e narrativas que é o encontro entre tecnologia, comunicação e cultura.

Acontece que ao longo de 20 anos de carreira, eu desloquei essa fronteira para diversos espaços mentais. Comecei na publicidade tradicional, criando de anúncios de página dupla à campanhas promocionais. Depois, saltei para o mundo digital quando ainda existia uma linha demarcatória entre on e off line. Empreendi. Quase fali. Empreendi novamente e quase fechei tudo novamente. Vi o mundo mudar inúmeras vezes e eu um pouco menos do que deveria.

Mas, a vocação segue lá: existe um ponto de encontro daquilo que me move e é essa tríplice fronteira para onde mudei de vez a minha pequena cabana de Hobbit. E de lá (daqui) leio o mundo e falo sobre ele.

Assim, meu grande território de pensamento e criação é um ponto infinitesimal e infinito, essa fronteira.

Só que nela, criam-se NÓS.

Como toda fronteira, essa que vê colidir as narrativas de tecnologia, comunicação e cultura, é movimentada. E, desta movimentação, surgem alguns “adensamentos” de coisas e sentidos e temas e narrativas.

Quando isso se dá, pode-se enxergar um “NÓ” no espaço-tempo. Aquele momento, aquela área para onde tudo parece convergir por alguns segundos, ou dias, ou semanas, ou minutos. O tempo é relativo por lá.

Pois bem, de tempos em tempos, revisito aqueles NÓS que mais me interessam, sobre os quais deito linhas e mais linhas de leitura dedicada. Nesta repaginada de segundo trimestre de 2022, elegi aqueles que devo seguir até o final do ano, que promete: a Web3, o Mundo dos Podcasts e a Creators Economy.

Sim, é uma quantidade insana de conteúdo diário sobre estes três nós. A partir desse recorte, então, eu comecei a pensar em como trabalhar um fluxo de pesquisa e produção único e, a partir dele, determinar para quais canais esta ou aquela narrativa será direcionada.


A terceira web (ou Web3)

Você tem lido sobre Metaverso e NFTs, mas a terceira web é uma promessa de descentralização e intermediação direta. Se é verdade que parece que tudo se resume à criptomoedas, é também verdade que isso acontece porque o poder a descentralização incomoda quem hoje vive de seu oposto, a ultra-concentração das plataformas.

A internet das plataformas vai tentar bloquear a terceira web. E, aqui, vamos acompanhar os bastidores deste embate.

O mundo dos podcasts

Essa nova-antiga forma de consumir narrativas em áudio começou a tomar o mundo a partir de 2015-2016. Foram vários os movimentos que levaram a esse crescimento exponencial. Alguns deles se mostraram diretos e transparentes.

Outros, seguem semi-visíveis aos olhos mais treinados. Meu objetivo é falar mais deste segundo tipo.

Criadores são criaturas

Grande parte de novos profissionais que chegarão ao mercado nos próximos 10 anos, o farão a partir do outrora largo portão dos criadores de conteúdo. Entender como simplificar e potencializar essa jornada será um dos Nós que vou abordar.


Quer que desenhe?

Resumindo: sempre começo pelo canal proprietário. Até porque é disso que o manifesto de todo esse projeto fala, desde 2019. Depois, recorto isso em dois momentos, primeiro em uma camada audiovisual e depois em “n” recortes em redes sociais tradicionais.

A isso acrescento duas camadas transversas: esta newsletter, que assume o status de bastidor de toda a produção, com edições todas às quartas-feiras resumindo aquilo que tiver pensado na determinada semana.

E, também, nosso servidor no Discord que assume posição de “Sala de Criadores”, com um quê de comunidade onde a provável audiência se reúne para debater e trocar links.

Sempre comece e valorize seu canal proprietário, jovem!

Para fechar, todos os links para seguir a partir daqui

Vai ter “Linkania", sim! Nosso encontro semanal por aqui e nos vídeos de sexta será uma visão privilegiada de toda essa jornada. Até para você não perder um passo, vai aí novamente tudo o que você precisa clicar e acompanhar. Se quiser, claro.

  1. O site do projeto mauroamaral.com que é meu hub pessoal;
  2. blog da Contém Conteúdo onde explico como empresas, startups e profissionais podem fazer uso do podcast como uma ferramenta de conteúdo imbatível para construção de significados para as suas marcas;
  3. O podcast mauroamaral.com e o A Voz Da Marca;
  4. Perfis do Linkedin: pessoal e página da Contém Conteúdo;
  5. E nosso Servidor no Discord para o qual você está convidado.

É isso. Só venham!