Se você souber dividir o tempo, não.

Trabalhar em casa como Profissional Freelancer tem seus segredos. O principal deles é saber focar seu tempo de frila de forma a organizar sua vida fora dele. Por trabalhar normalmente por conta própria e, sonho dos sonhos, dentro de casa, a tendência é você considerar que está ocupado 100% do tempo. E isso é um erro. Em algumas fases pode ser mais rentável, em outros momentos necessário, mas não é a melhor maneira de seguir sua carreira de Profissional Freelancer. Isso porque as pessoas são comprometidas com outras pessoas. Aliás, a própria internet é formada por pessoas. Portanto, equilibrar o comprometimento de seu tempo entre estes diversos pontos de influência é o segredo.

Trabalhar em casa é cada um na sua. Mas nem tanto só na sua, tá?

Existem níveis de comprometimento, é claro. Se você ainda mora com seus pais, por exemplo, tem mais tempo livre. Se você mora sozinho e tem algum tipo de relacionamento fixo, será cobrado um pouquinho mais; mas quando chegar em casa terá seu tempo só para você. Mas...se você tem família e filhos...já passou para uma nova fase pessoal que requer sim, de você, que seja provedor, formador das pessoinhas que vieram ao mundo através de sua lavra. E marido/esposa, claro. (Os americanos batizaram isso de "Mom´s track", ou seja, o caminho de mães com filhos na carreira, por exemplo, é mais lento do que as solteiras...) O ponto aqui é entender uma regrinha básica que deve vir antes das dicas que vou colocar a seguir. E que é a seguinte: nada, anote aí e cole no monitor, nada pode substituir a vida que você vive com essas pessoas. Uso sempre o exemplo do “aprender a andar de bicicleta”. Quantas vezes você aprendeu a andar de bicicleta pela primeira vez? Uma. Seu filho só vai aprender a andar de bicicleta apenas uma vez também. Vale a pena perder?

Estamos aqui para ganhar

Mas vale a pena conciliar? As dicas que relaciono a seguir são uma tentativa de ajudar você nesta, nada simples, tarefa.
  • Não abra a loja, se não for para vender: nenhum dono de padaria abre sua loja para ler jornal. Se não for para vender pão quentinho, nada feito. Use a mesma tática. Só ligue seu micro, só entre em seu home-office, só visite seus clientes se for efetivamente fazer negócio
  • Espaço e tempo, as fronteiras iniciais: ter o espaço em que seu trabalho aconteça é importante. Mas é também importante que você crie espaço para que sua vida aconteça. Escritório é onde se trabalha (tá...todo mundo uma vez na vida faz outras coisas também. Mas, em tese, é onde se trabalha, ok? ;D ), não onde você brinca com seus filhos, conversa sobre a vida com seus pais. Note que o “Espaço” pode ser também o “Momento” em que a mesa de jantar está ocupada com seu trabalho, ok? O que nos remete a mais uma dica:
  • Parceria: “O bom encontro é de dois…” como diz a Vanessa da Matta naquela música que toca mais do que carro de pamonha. Ou de três, quatro, cinco. De uma família inteira. Reúna seu povo e converse, explique que naquela hora “X” até a hora “Y”, papai não está em casa MESMO, mesmo que todas as evidências mostrem o contrário. Contudo, e este é o outro lado da parceria, depois da hora “Y”, você tem que avisar aos clientes que o profissional preferido dele não está no trabalho MESMO. Essa é a parte difícil? Não deixe que seja.
  • Crianças: São um delicioso e inenarrável capítulo a parte. Se com adultos você consegue estabelecer parcerias, limites, regras; com elas e para elas largamos tudo de lado e vamos jogar vídeo-game. “Pai, você prometeu nos colocar para dormir e está aí trabalhando”. E você, ou pelo menos eu, largo tudo e vou contar pela 345º vez a história da semana. Lembrem-se que no quarto parágrafo falamos sobre a única e instrasferível vez que seu pequeno aprenderá a andar de bicicleta. Dica de um pai que tem três? Abra um pequeno espaço ao final de seu período de trabalho e chame-os para ajudar, nem que seja para guardar os lápis, arrumar os CD´s. Eles vão adorar participar e você ainda salva o tempo para responder aos últimos e-mails.
  • Emergências&Concessões:Este papo todo aqui existe, claro, em CNTP (Condições Naturais de Temperatura e Pressão). É lógico que você vai enfrentar algumas viradas, clientes que ligam e precisam MESMO de sua presença em 20minutos, domingos que você vai perder etc. A disciplina nos ajuda a evitar que estes momentos partam de nós mesmos, ou seja, que sejamos os autores de nosso próprio descompasso.

Ok, Mauro. Mas eu moro sozinho e não tenho ninguém.

Não seja por isso: pense que você trabalha, vive e respira para sustentar sua felicidade. Vale tudo o que foi dito aí cima, com as devidas adaptações. Até porque não estou dizendo para ninguém viver em função única e exclusivamente do tempo e disposição dos outros. Nem que o outro seja, o momento em que você é apenas profissional. O que acharam? Quem se habilita a contribuir com uma, duas ou três dicas para esta difícil tarefa de conciliar família e frilas?