como-conseguir-investidores-startup

 

O financiamento coletivo, também chamado de crowdfunding, tem se tornado um grande aliado de empresários para abrir uma startup e também para viabilizar produtos ou projetos inovadores que a startup queira lançar no mercado.

As plataformas de crowdfunding são extremamente atraentes por dispensarem toda a burocracia padrão de solicitar investimento financeiro ao banco, correndo o risco de seu pedido ser negado, sem contar as altas taxas de juros aplicadas no Brasil.

[Tweet “Como conseguir investidores para sua startup?.”]

Para os iniciantes que tem pouco ou nenhum conhecimento em plano de negócios, análise de riscos e marketing, outra vantagem do financiamento coletivo é que dispensam a necessidade destes documentos. Ao criar sua campanha de arrecadação em plataformas de crowdfunding como a Kickante, o empresário precisa somente explicar sobre o seu projeto, dizer porque merece receber cada contribuição e o que fará com o dinheiro arrecadado e, nesse caso, você precisa convencer seus futuros clientes – os contribuidores – e não um banco ou investidor.

Dicas para maximizar a captação de investidores para startup através de crowdfunding

Escolha uma plataforma de crowdfunding. Esse é o primeiro passo. Compare as plataformas de crowdfunding disponíveis no Brasil e decida qual melhor se adequa ao seu objetivo. Algumas plataformas têm diferenciais que podem ser a chave para seu sucesso, como assessoria de imprensa gratuita.

Planeje sua campanha de captação. É importante que explique para os contribuidores o que é o seu projeto e convencê-los do porquê cada contribuição faz diferença. Além disso, é legal falar como pretende utilizar o dinheiro, assim os contribuidores sabem, de fato, como estão ajudando seu projeto a ser realizado.

Defina seu orçamento, quanto você precisa arrecadar para lançar a sua empresa. É importante colocar uma meta realista, assim ao longo da campanha você não ficará desmotivado. Inclua todas as etapas do processo, imprevistos, a taxa que será recebida pela plataforma e os custos com as recompensas, para garantir que não terá nenhuma surpresa desagradável.

Escolha as recompensas. Elas são parte muito importante de sua campanha e podem atrair novos contribuidores. Se você vai lançar um produto, faça uma pré-venda. Se você vende um serviço, garanta algum benefício àqueles que contribuírem. Faça seu contribuidor se sentir especial!

Agora é a hora de divulgar! Mostre para seus amigos, sua mãe, irmão e cachorro. Eles poderão dar o feedback e sugerir melhorias que você não havia pensado. Além disso, peça que eles contribuam com o projeto, assim quando os contribuidores em potencial virem sua campanha, ela terá maior credibilidade. Use e abuse das redes sociais para divulgação. Explique sua campanha e conte um pouco sobre você. Se você conhece pessoas influentes, peça para compartilharem nas redes sociais também.

Viu como é fácil? Mas, se você é novato, escolha uma plataforma que dê todo o suporte, desde a criação até o lançamento e a divulgação de sua campanha. Nestas horas, estar bem assessorado, é muito importante!