Atenção turma antenada e que vive atrás de referências e conteúdos relevantes. O Descolagem volta em sua sétima edição, sob a batuta do sempre competente Beto Largman trazendo novidades e convidados de primeira linha. O evento, que é um projeto do Oi Futuro, contará com a participação de grandes nomes internacionais, como o professor e pensador Henry Jenkins, o professor, pesquisador e artista eletrônico Zach Lieberman, ambos americanos, e o DJ, pesquisador e artista multimídia japonês Daito Manabe. Outra presença confirmada é a do brasileiro especialista no desenvolvimento de novas tecnologias educacionais e subsecretário da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Rafael Parente. E se até agora eu falei somente dos convidados do primeiro dia do evento, aí vai a novidade para o segundo dia! Pela primeira vez, teremos workshops gratuitos, chamados de Descoshops. Eles serão ministrados a partir das 15h do dia 03/07 nas salas e laboratórios do NAVE - Núcleo Avançado em Educação - sobre temas como arte interativa, games, mashups e narrativa transmídia. Os interessados devem responder ao questionário em http://bit.ly/meIX3r até o dia 28 de junho e aguardar a confirmação da inscrição. As vagas são limitadas. O evento será transmitido ao vivo pela internet, na página Oi Futuro, a partir das 15h.

O que é o Descolagem?

Descolagem é um projeto do jornalista e blogueiro Beto Largman, em parceria com o Oi Futuro, que pretende discutir o impacto das novas tecnologias no modo de produção e compartilhamento do conhecimento e da informação. Um evento Descolagem pode ser uma palestra, mas também uma mesa redonda, um filme, uma performance, um curso, workshop ou o meio de difusão que mais se adequar ao momento, à proposta, ao assunto, ao século em que vivemos. A ideia é que o Descolagem, realizado no NAVE (Núcleo Avançado em Educação), no Rio de Janeiro, seja um “tubo de ensaio” para experimentar novos formatos de interação em ambientes de aprendizagem. No Descolagem, qualquer um pode ter a palavra, pois os comentários e postagens feitos durante o evento em redes sociais como Twitter, Flickr, YouTube e blogs são exibidos em telões espalhados pelo espaço. Desta forma, os participantes podem fazer perguntas aos convidados e emitir opiniões, tanto presencialmente como à distância, uma vez que é possível acompanhar o evento ao vivo, via streaming, pela internet. O conteúdo digital gerado nas edições do Descolagem (vídeos, estudos, apresentações) fica disponível online após a realização dos encontros – assim, o projeto contribui com um material de pesquisa variado que pode ser aproveitado tanto pelo público do NAVE como por qualquer internauta interessado.

Conheça o NAVE

O NAVE é um programa do Oi Futuro voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que usem de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio. No Rio de Janeiro, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. O NAVE é formado pelo Colégio Estadual José Leite Lopes, pela Fábrica de Cultura Digital – um centro de pesquisa e inovações – e pela Usina de Expressão, espaço voltado para exposições e seminários. Modelo similar foi implantado pelo Oi Futuro em 2006, no Centro de Ensino Experimental Cícero Dias, em Recife (PE) – escola pública de horário integral que desenvolve, entre outras atividades, uma fábrica de jogos, onde os alunos aprendem a produzir jogos eletrônicos. Para saber mais sobre a escola, acesse http://www.oifuturo.org.br/educacao/oi-nave/

Serviço

Descolagem Data: Sábado, dia 2 de julho de 2011 Horário do início: 15h. Os portões estarão abertos a partir das 14h. Local: NAVE – Núcleo Avançado em Educação / Endereço: Rua Uruguai, 204 – Tijuca Entrada gratuita Lotação do salão principal: 150 lugares (não há lugares marcados) Os interessados devem responder ao questionário em http://bit.ly/kiKjqu e aguardar a confirmação da inscrição. As vagas são limitadas. O encontro contará com transmissão ao vivo pela internet, na página do Oi Futuro, a partir das 15h. Descoshops – Workshops do Descolagem Data: Domingo, dia 3 de julho de 2011 Horário do início dos workshops: 15h. Os portões estarão abertos a partir das 14h. Local: NAVE – Núcleo Avançado em Educação Endereço: Rua Uruguai, 204 – Tijuca Entrada gratuita Os interessados devem responder ao questionário em http://bit.ly/meIX3r e aguardar a confirmação da inscrição. As vagas são limitadas.