A semana começou com um convite do amigo CrisDias para entrar em mais uma rede social, desta vez com nome de tempero de comida japonesa, o Wasabi. Entrei cadastrei e achei um barato. Ainda temos muito o que contribuir, seja populando a comunidade, ou indicando melhorias que vamos descobrir, claro, com o uso. Fuçador que sou rapidamente entrei em contato com um dos criadores da brincadeira, Danilo Medeiros, e trocamos alguns e-mails. Resultado? Uma pequena entrevistinha, que segue para o deleite de vocês. Não percam uma só linha. Assim que fui convidado para o Wasabi, me senti como numa sala de estar. O Orkut é uma Av. Rio Branco na hora do almoço, o Bloglines, uma recepção num prédio comercial na Av. Paulista...o Wasabi parece uma casa térrea em algum bairro serrano...onde amigos selecionados se encontram. A intenção é essa? Primar pela qualidade do que pela quantidade?
Exatamente, Mauro... A idéia do Wasabi é ajudar as pessoas a dividir suas vidas online com seus amigos. Sempre me pareceu muito estranho entrar no Bloglines pra ver as fotos da minha tia, sabe? A gente queria fazer uma coisa mais íntima, mais simples, mais zen :-)
Como surgiu a idéia? E quanto tempo foi preciso para ir do rascunho do guardanapo à versão Beta?
A idéia surgiu quando num dia de fúria... :-) causada pelo excesso de spam que o Orkut estava gerando. Eu estava fazendo minha pós em comércio eletrônico lá na Austrália e aí parei e me perguntei: "caramba, será que não dá pra usar uma rede social pra alguma coisa interessante?". Aí foi fácil. Eu perdia quase uma hora por dia so pra dar uma olhada nos feeds dos meus amigos, e, o que é pior, nem sabia que muitos deles tinham blogs. Foi aí que a idéia surgiu.
Foram só vocês três?
Éramos quatro no início, o Bruno Torres também tava no time... Mas ele acabou tendo que sair do projeto porque estava super ocupado com suas outras atividades. Ficamos só nós três. Nota do Editor: Além do Danilo, o Wasabi é uma criação de Mônica Sabino e Bruno Goyanna.
Os brazucas estão começando a acordar para o empreendedorismo das redes sociais. O Wasabi é um futuro modelo de negócio?
Com certeza, Mauro. A gente está colocando muito pensamento e criatividade por trás do Wasabi, e tem muita coisa legal pintando - sempre buscando facilitar a vida dos nossos amigos mas mantendo o serviço gratuito e privado. Pode acreditar, existem muitas formas de gerar receita sem que os pobres usuários tenham que pagar por isso.
Como foi a primeira semana? Em que a comunidade do carreirasolo.org pode ajudar?
Está sendo maravilhosa! Já temos quase 1000 feeds cadastrados e muita gente entrando todo dia... A ajuda é muito bem vinda, convidem seus amigos e divirtam-se vendo tudo o que o pessoal anda aprontando! Qualquer dica, reclamação, sugestão é só mandar pro contato@wasabi.com.br. Valeu!
E digo mais: quem quiser que eu convide, eu convido. Basta me mandar um e-mail.