'foto_receitaculo.jpg'Há uns meses atrás fui indicado a responder uma pesquisa sobre meus hábitos na cozinha. Como a fonte era segura e a pesquisa muito bem montada, respondi tranquilamente às questões. Eis que há uns 15 dias atrás, recebo um e-mail avisando que o resultado da pesquisa era nada mais, nada menos, do que mais um empreendimento da web nacional, o Receitáculo. Prontamente preparei uma resenha com algumas sugestões neste post no Contém Conteúdo (meu blog sobre produção e consumo de conteúdo nestes tempos colaborativos). Sempre muito atentos e receptivos Maicon e Alessandro já até impementaram algumas delas. Não poderia deixar de inaugurar esta nova fase do Carreirasolo.org com um bate-papo com esta dupla. Acompanhem!

Como vocês chegaram ao conceito e a necessidade de um serviço como esse?

A palavra chave é justamente essa, necessidade. Toda idéia deveria vir de uma necessidade, esta é a etapa fundamental na criação de qualquer projeto ou idéia. O principal conceito surgiu da tendência de comportamento das pessoas tanto de internet como em relação à culinária. Saber cozinhar nunca foi tão hype como agora. A culinária, gastronomia e a cozinha contemporânea definitivamente estão num patamar mais elevado, consumindo espaço e fazendo tendência em comportamento. E isso não é só no Brasil é global. Queremos que as pessoas se inspirem em chefs que estão em voga como Jamie Oliver[bb], Alex Atala[bb] e Nigella[bb] e produzam seus próprios vídeos de culinária e montem o seu próprio programa de televisão. O Receitáculo traz um foco bem definido para uma rede social e aproxima pessoas com os mesmos interesses. Posso dizer que a principal necessidade é a própria necessidade das pessoas se relacionarem através do paladar e sentirem que fazem parte de um grupo, de produzir, de se comunicar, de aparecer, enfim, de ser o foco.

Conte um pouco pra gente do início do projeto, primeiros conceitos, mascotes etc...

O conceito inicial do Receitáculo era algo bem mais simples e direcionado à busca de receitas apenas por ingredientes que você tivesse em casa (isso já faz alguns anos). A idéia era quebrar o galho das pessoas que estavam sem grana ou que não queriam sair de casa para comprar algo. A partir disso Receitáculo foi se encaixando, como goiabada e queijo, à idéia de rede social até chegar nesta versão beta básica que está no ar hoje. A idéia dos mascotes foi uma maneira de incentivar as pessoas a produzirem. O Davi Viegas acertou de primeira todos os esboços dos mascotes, e nenhum precisou ser revisto e em praticamente uma semana todos eles já estavam finalizados e prontos para usar. Foi muito bom.

Como formaram a equipe? Freelancer teve vez no Receitáculo?

Foi levado em conta quatro características para formação da equipe. As pessoas envolvidas deveriam ter um vínculo pessoal, deveriam ser ótimos profissionais, gostar muito de culinária e se dedicar fulltime ao Receitáculo. Com isso, no decorrer dos acontecimentos, de cinco integrantes sobraram apenas dois. Não é todo mundo que está diposto a largar emprego em nome de um projeto no papel. Apenas eu e Alessandro (que na época morava e trabalhava em Florianópolis) resolvemos arriscar em nome da idéia. O Alessandro voltou de mala e cuia para Curitiba para tocarmos o projeto e depois disso foi só ralação na construção do Receitáculo. Chamamos o Davi Viegas, ótimo ilustrator, para dar conta dos estilos dos mascotes e "pronto".

Como o Receitáculo pretende sair do mundo virtual? Um encontro gastronômico seria bem bacana, não?

Com certeza, na verdade essas idéias já estão surgindo dos próprios membros do site (que ainda são em pouco número mas está crescendo a cada dia). É inevitável e muito importante que esse tipo de interação aconteça. Como vai acontecer ainda é cedo dizer, tomara que para este ano, porque temos membros do Brasil inteiro então organizar qualquer encontro ou evento que queira englobar todas essas pessoas, sem restrição de localidade, requer uma logística bem aplicada e bem planejada. Mas está totalmente em nossos planos.

Vocês estão confiantes com os futuros anunciantes? Mande um alô para eles!

Estamos sim, e muito. Queremos algo que agrege ainda mais valor tanto aos anunciantes quanto aos nossos usuários. Não podemos deixar de lado os formatos padrões, banners (em número muito reduzido) e anúncios de texto, mas o que está por vir é muito, mas muito interessante e difere de impressões e cliques em anúncios. O que exatamente é não podemos divulgar agora. Estamos apenas começando e captando membros para o site um a um. Mas os Planos de mídia de agências que antendem clientes do setor alimentício, gastronômico e culinário podem ter certeza que acaba de entrar uma ótima ferramenta para explorar a criatividade para suas campanhas e para os clientes de seus clientes, ou seja, membros do Receitáculo.
zp8497586rq