No meu segundo artigo, gostaria de falar sobre como não se frustrar no caminho para o reconhecimento de múltiplas habilidades. É uma espécie de road-map básico, com os principais pontos que aprendi aqui e ali em minha carreira, vamos lá?

Show, don't tell.

Ou seja, mostre. Uma idéia bacana se autoexplica. Vá devagar, e quando digo isto não é sinônimo de morosidade e sim de inteligência. Pois quando você chega e mostra algo inesperado, diverso, isso causa alguma estranheza e embaralha o modo como você é percebido e nem sempre isto é bom.

As Sete Caras do Dr. Lao.

Esse era um filme das antigas que passava na sessão da tarde, onde um sujeito com poderes místicos aparecia disfarçado sob sete caras/aspectos totalmente diferentes entre si, proporcionando enigmas e situações misteriosas. Quando se é multitalentoso, é preciso sacar quais destes talentos são sinérgicos e, vez por outra, eleger um principal para poder desenvolver neste uma carreira e chegar a senioridade. Os outros viram tempero. Dr. Lao tinha tantas e diversas caras que, não podia mostrar todas juntas, quando isto ocorria, dada a natureza mística da personagem, causava assombro e espanto. Bacana no filme, só no filme. Existe muito cuidado a ser tomado com disciplinas que sejam antagônicas, seja no seu fazer intrínseco, seja por causa do seu meio de trabalho. Quem, por exemplo, gosta e faz bem feito coisas como, criar, escrever e planejar, tem de pensar direitinho quando usar cada uma. Quem cria tem reservas com quem escreve, vice-versa e ambos tem reservas com quem planeja e vice-versa, então cuidado para não se tornar um agente duplo e se ver em apuros dos dois lados.

É guerra!

Quem gosta e está comprando a coleção Battlefield da Abril, consegue extrair coisas interessantes pra vida prática do dia-a-dia. Não adianta ter vários talentos e não ter traquejo social. Generais obtiveram êxitos e fracassos de várias formas e graus. Quando, por exemplo, Eisenhower foi eleito comandante geral da força aliada, mesmo sendo carente de experiência prática no campo de combate, era extremamente hábil ao lidar com pessoas, descobrir suas vocações e delegá-las em suas missões e lideranças. Patton, mais famoso, era um líder nato, genial comandante de campo, porém rude, áspero e descontrolado emocionalmente, chegando a dar um tapa no rosto de um soldado que sofria de choque pós-traumático em plena enfermaria, ameaçando-o de fuzilamento por covardia, o que, óbviamente repercutiu de modo muito negativo entre seus comandados e pares. Manchou uma trajetória absolutamente incrível, fazendo sombra sobre todas as suas qualidades. Quanto mais talentoso, quanto mais expectativas e ambições, mais atenção e paciência se deve ter e não ao contrário, como é comum. Lembre-se, um registro negativo vale muito mais que dez registros positivos e no fim, uma personalidade sólida e uma persona gentil e acessível fazem um serviço muito mais valioso para sua percepção do que um frio e arrogante showcase de habilidade e inteligência.

Em algum lugar além do arco-íris…

Saiba por qual talento ou disciplina você é reconhecido, versus a sua formação, caso sejam muito diferentes, porque a partir disto é que você montará a sua gramática dentro do seu “mercado”. Usando um exemplo de um amigo, o cara é arquiteto, virou designer gráfico empiricamente e hoje trabalha com motion graphics, video e flash. Hoje ele é designer, mesmo não tendo a formação. Grana, notoriedade, planejamento e processo de aperfeiçoamento da carreira deverão ser norteados justamente pelo lado designer/video. De vez em quando sofre preconceitos de ambos os lados, mas, no modo como ele se coloca, não é fácil descobrir que ele é arquiteto de origem. Vez por outra ele vê amigos arquitetos ganhando mais, porém, está satisfeito na outra margem do rio. Isto significa menos uma angústia a sentir pois sabe onde está e o que quer fazer. A pauta, em definitivo, deve ser montada com o mercado de motion graphics como base, adeus arquitetura. Se por um acaso improvável, nesta altura do campeonato, ele resolvesse voltar à sua carreira de arquiteto, teria de saber que toda a sua senioridade ficou do outro lado e que, em determinado grau, não vale a pena se valer desta senioridade e habilidade afim de não causar estranhamentos desnecessários.

…cadê o pote de ouro?

Grana não é tudo, mas é muita coisa. Então vamos ver as outras coisas também. Procure responder a essas perguntas de tempos em tempos:
  • Trabalho com o que eu quero?
  • Trabalho onde eu quero?
  • Trabalho com quem eu quero?
  • Sou reconhecido da forma que eu quero?
  • Recebo tanto quanto eu quero?
Se você conseguir responder a maior parte destas perguntas com um sim, você está bem, mesmo que insatisfeito e mau humorado por uma coisa ou outra, porém tem uma base sólida para resolver as outras perguntas que receberam um não. Do contrário, luz vermelha acesa! É hora de rever planos e metas e repactuar acordos, sobre esta última parte, fica para o próximo post. Abraço!