xavier.gifAndré Xavier, da Verve Interativa é amigo do carreirasolo desde sempre, por indicação de outro grande camarada, o Michel Lent. Este diretor de arte carioca comanda sua produtora acreditando no talento dos freelancers, dos quais sempre solicita colaboração. Em rápida entrevista por e-mail ele nos contou como a galera Profissional Freelancer se vira por lá. CS - O que é o trabalho freela para você?
AX - Acho que o freela é uma chance de poder trabalhar - e ganhar para isso - enquanto não se coloca em alguma empresa. Tem vantagens e desvantagens. Considero vantagem o fato de muitas vezes se poder trabalhar na própria casa e lá produzir todo o trabalho tendo uma certa flexibilidade de tempo. Isso é muito melhor se você tem um nome na praça, quando procuram você com algum projeto bem interessante. Desvantagens eu considero a impossibilidade - dependendo do projeto - de se trabalhar em equipes multidisciplinares, trocando idéias com mais profissionais e a instabilidade da remuneração. Agora, como eu disse acima, isso depende do know how do profissional e do nome. Para profissionais muito disputados, ser free-lancer pode ser melhor negócio do que pertencer a alguma empresa, a não ser a dele mesmo.
CS - Já atuou destaforma?
AX - Sim, muitas vezes.
CS - Hoje na agência, temalgum?
AX - Sim. Além da nossa estrutura fixa, temos uma lista de contatos que contratamos como freelas dependendo do projeto que tivermos em mãos. Tem gente de arte, redação, flasheiros, programadores, etc.
CS - Como é feita a escolha do freela?
AX - Antes de mais nada, queremos saber da capacidade do profissional através de um portfolio ou de exemplos de trabalhos que ele tenha participado ou produzido. Em segundo lugar, a velocidade dele para entregar o trabalho em questão no prazo estabelecido. Em treceiro, entra a questão do preço deste profissional por hora, ou se ele está dentro do budget do projeto.
CS - Quanto tempo costumam durar os contratos dos freelas na agência?
AX - Na Verve os contratamos por projeto, durante o tempo que durarem.
CS - Existe o freela profissional?
AX - Existe. Muitas vezes são profissionais que chegaram a um patamar de know-how que para eles pode valer mais a pena só trabalhar como freela. São poucos. Mas há também os que na verdade trabalham direto como freelas porque ainda não conseguiram se colocar em nenhuma empresa por diversos motivos.
CS - Você acredita neste modelo de trabalho? Ou antes, é um modelo de trabalho?
AX -De uma maneira mais geral acho que é uma fase por qual a maioria dos profissionais passa e não um modelo de trabalho em si, embora muitos funcionem bem dessa forma. Pode ser lucrativo para donos de agência e produtoras como pode ser para os freelas. Depende muito.
CS - Você acha que começar como freela é uma boa para quem está saindo da faculdade?
AX -Não. Acho que o ideal é começar aprendendo na prática em empresas que ofereçam oportunidades de trabalhar ao máximo a criatividade - no caso do pessoal de criação - participando de grandes projetos e desafios constantes, mesmo que a remuneração não seja grande coisa. Aprender é fundamental e a chance de aprender com quem sabe é rara e valiosa. Muitos profissionais recém formados saem da faculdade sem nenhuma experiência e já querendo ganhar rios de dinheiro, o que é um erro brutal. Eu mesmo estagiei muito e as vezes sem ganhar nada. O que ganhei foi experiência. E das boas.
CS - O mercado enxerga diferente quem é freela e quemtem "carteria assinada"?
AX -Depende do currículo e da experiência do profissional. Tem profissionais de carteira assinada que são medíocres em empresas as vezes mais medíocres ainda, como tem freelancers cheios de talento e experiência que não estão em empresa alguma, mas estão participando de grandes projetos. Claro que o contrário também acontece.
CS - Um conselho para quem é freela
AX - Nunca pare de se aperfeiçoar. Nunca pare de adquirir conhecimento da sua área e das áreas afins. Procure sempre se reciclar, participando de workshops, cursos, etc. Tenha sempre atualizado e bem acabado seu portfólio, seu website, seu cartão de visitas. Aprenda a vender sua própria imagem como profissional. Procure participar de grandes projetos onde se tenha a oportunidade de trabalhar em equipes multidisciplinares. Isso traz experiência, conhecimento e milhões de contatos. Não esqueça que o freela é o agente principal de seu próprio sucesso. ;)
Nesta terra, a gente verve muitos anos A VerveInterativa é uma agência on-line carioca que, em suas próprias palavras se define como não só uma produtora de soluções ou usina de idéias, mas sim uma união entre criatividade, tecnologia e comprometimento com resultados.