281277.jpg Thadeu Fayad, programador desde 1998, chegou bem devagar no e-mail: sou um leitor comum e por isso fiquei com receio de mandar um e-mail..." Ô Thadeu, respondo um por um os e-mails desde 2004. Estamos aqui para isso. E vocês, para acompanhar mais um integrante da Galerasolo, comentar, sugerir novos temas...essas coisas. Vale lembrar que aqueles que ainda não apareceram por aqui, basta responder as perguntas "clássicas" da seção, anexar uma fotinha e mandar tudo num e-mail. Como começou?
Trabalha como suporte telefônico em um provedor internet. Sempre que tinha um tempinho observava um amigo que trabalhava como designer/htmler do provedor. Comecei fazendo minha página pessoal, sempre perguntando a ele como fazer determinada diagramação ou mesmo como mexer no photoshop. Lembro-me de uma passagem interessante, onde liguei pra ele desesperado porque não conseguia fazer uma gif no PS. Acho que isso era no PS 4, ou 5.
Tem firma legalizada?
Tenho firma legalizada sim.
Como foi o processo de legalização?
Procurei o Sebrae da minha cidade em busca de ajuda para as etapas burocráticas. Todo registro custou na época em torno de 800 reais. Fui orientado a procurar um contador para que ele acertasse todos os procedimentos que cercam esse tipo de operação. E até hoje ele cuida das questões burocráticas de se ter uma empresa registrada. Passei a recolher os impostos devidos e emitir nota fiscal, pra mim o passo mais importante, porque mesmo sem um contrato eu tinha como comprovar que fiz determinado serviço, caso algo desse errado. Enfim, o que posso sugerir e dizer é que todos que queiram legalizar ou criar sua empresa, procure o Sebrae para ter uma primeira orientação básica e depois que busque um contador de confiança para que ele trate das questões mais formais, porque o tempo gasto com isso eu garanto que é enorme.
Dedica-se totalmente ou é freela "meio-expediente"?
Por 2 anos fui "freela" em tempo integral, hoje fico com meio-expediente mesmo.
Como aborda e prospecta clientes?
Os clientes que trabalhei até hoje, me foram indicados por amigos ou empresas com as quais já trabalhei. Quando tive a oportunidade (ou necessidade) de prospectar clientes, opto por enviar uma proposta formal com um pequeno estudo do site do cliente (se ele já tiver um), mostrando pontos importantes de um possível redesign, ou mesmo incluindo novas funcionalidades ao site já existente. Quando o cliente não possui site prefiro mandar uma proposta mais objetiva, citando os trabalho que já fiz e, claro, mostrando o que um bom sistema web pode trazer de vantajoso para a empresa do cliente.
Costuma formalizar propostas?
Nos anos em que atuei pela minha empresa todas as propostas eram formalizadas. Mas fundamentalmente desde que tive um pequeno problema, passei a tratar pessoalmente meus clientes e propostas. Isso diminuiu minha taxa de retrabalho, aumentou a boa relação com os clientes de uma forma geral
Qual foi o pior calote?
Há uns bons 4 anos atrás fui procurado por um amigo para que fizessemos o site para um cliente do ramo de informática. Era um site bem simples, montamos a estrutura básica e entre idas e vindas eles pediram pra ver uma "boneca" do site, montamos e enviamos uma tela em jpeg. Pra nossa surpresa dias depois o site estava online!!!! Eles aproveitaram o jpeg e colocaram uma especie de "gifão" no ar. Além de não receber um centavo foi horrivel ver aquele "gifão" no ar.
O projeto ideal, como seria?
Acho que todo projeto é ideal, eles sempre vão nos ensinar alguma coisa. Mas acho que um projeto ideal seria um em que o cliente tivesse certeza do que a internet pode trazer de beneficios e recursos a ele, com seu briefing completo, materiais totalmente digitalizados, que confiasse nas tecnologias escolhidas, na arquitetura do site que tenhamos feito. Enfim, não é por encararmos como um freela que o "acabamento" não será profissional. E que na medida do possível conseguissemos conciliar prazo/trabalho a ser feito sem os aborrecimentos que tanto encontramos nessas horas.
Indicaria de olhos fechados...
Caramba, conheço muitas pessoas pra indicar. Mas a indicação tem que ser algo cuidadoso né. Por esses eu colocaria minha mão no fogo. Roberto Califfa - Diagramador e supervisor de projetos de mão cheia. Fernando Vianna - um dos melhores programadores C# que eu já vi na vida. Poucos devem ter seu nível de conhecimento. Gustavo Guimarães - Gerente de projetos, diagramador, e por ai vai. Meu grande guru, parceiro e amigo. Sua experiência pode ser decisiva na concepção e desenvolvimento de seu projeto. Bruno Pinheiro - Grande Designer, gerente de projetos, diagramador. Ele com certeza joga nas 11, é um dos meus gurus também. Yuri Lott - Um dos melhores designers que já vi na vida. Frederico Wanis - Fotografo profissional com um belíssimo portfólio, programador php, grande amigo e parceiro.
Espaço livre
Venho ao CarreiraSolo desde o meio do ano mais ou menos, é um execelente site para quem é freela em tempo integral ou não. Me ajudou em muitos pontos importantes e abriu as portas para tantos outros sites e experiências. Agradeço ao Mauro pela receptividade e gentileza nos emails que trocamos, pela oportunidade de tarzer aqui um pouco da minha experiência e a todos que passam por aqui. Obrigado e um grande 2006!