juliastateri.gif Julia Stateri tem uma perspectiva interessante sobre formação/atuação profissional. Ao mesmo tempo em que investe em seu mestrado em Arte, Cultura e Hipermídia, corre atrás de seus clientes através do Panacea Design. É esta postura, muito bem alinhada com o que falamos no Minicurso, que trago para vocês agora. Leiam cada linha, vale a pena. O que anda fazendo agora?
Me formei com louvor como Bacharel em Design Gráfico no final do ano passado. Ainda naquela época trabalhei como prestadora de serviços (na área gráfica e de Endomarketing) para o Banco Bradesco. No início deste ano comecei a fazer uma Pós Graduação em Mídias Interativas. Me decepcionei com o Lato Sensu e decidi que o que queria mesmo era fazer o Mestrado, assim, tenho me dedicado ao Pré-Projeto. Ainda, dou continuidade aos meus projetos particulares e às pesquisas em Game Design (área para qual foi voltado o meu Trabalho de Conclusão de Curso). Estou decidida a trabalhar por conta própria e tenho me dedicado à consultoria especializada e redação, além de prestar serviços gráficos que são de praxe.
Como começou?
Meu trabalho é a minha vida, mais do que uma forma de ganhar dinheiro. Gosto muito do que faço e desenvolvi essa paixão por jogos desde que era criança. Me decidi pela carreira de Designer Gráfica pela sua amplitude, apesar da minha paixão ser pelos Jogos e pela criação narrativa. Acredito que todas essas áreas estão intimamente ligadas e que seja uma questão de (pouco) tempo até os Games receberem o respeito que merecem no Brasil e seu mercado ser visto com as possibilidades de lucro e concorrência que existe no restante do mundo.
Como aborda e prospecta clientes?
Por indicação e através de um plano de divulgação específico.
Costuma formalizar propostas?
Geralmente. Principalmente por lidar com empresas. Isso sempre me poupou dores de cabeça futuras.
Qual foi o pior calote?
Uma editora requisitou um serviço com muita urgência. Tanta urgência que não acharam tempo para pagar nem mesmo o sinal do trabalho. Resolvi dar um voto de confiança e fiz o trabalho como o requisitado. Não me pagaram e ainda queriam passar mais trabalho com a desculpa que pagariam tudo no final do serviço. Eu recusei e até hoje não vi a cor do dinheiro pelo serviço prestado.
O projeto ideal, como seria?
Um projeto com profissionais dispostos, propostas educacionais, empreendedoras e sociais. Um projeto de futuro auto-sustentável sem abandonar as possibilidades de lucro e o benefício para o público ao qual se destina. Um jogo tem muita possibilidade de atender a esses quesitos, embora a primeira vista eles pareçam contraditórios.
Já acessou o Vagas.CarreiraSolo.Org? O que achou?
Já. É uma boa proposta que parece estar dando resultado.
Espaço livre
Sou Designer autônoma e trabalho principalmente com Comunicação Visual, Webdesign, Ilustração, Editoração e prestação de Consultoria em Identidade Corporativa ou Executiva, além de ensino personalisado para quem quer aprender sobre softwares específicos. Trabalho sob a Identidade da Panacea Design, apesar de não possuir empresa aberta estou associada à duas empresas para o caso de grandes projetos. Visitem o meu Website: www.panaceadesign.com.br ou entrem em contato via E-mail: panaceadesign@gmail.com Julia Stateri [Panacea Design] www.panaceadesign.com.br