fabianofranz.gifFabiano Franz, que já foi citado aqui com exemplo de criador de projetos pra lá de interessantes, hoje atua também como Desenvolvedor e Arquiteto de Software para Desktop, Web e Mobile. Desde 1999 como freelancer, Franz sacou desde sempre que é muito importante a formação constante, investimento em Networking e projetos que, embora não gerem grana imediata, aumentem sua visibilidade. E por falar em visão, Franz mantém projetos inclusive fora da área técnica, como literatura. Para os interessados os links estão distribuídos ao londo da interessantíssima entrevista. Enfim, estava mais do que na hora de sua entrevista e entrada "oficial" na Galerasolo. Curtam e divulguem! Quando começou?
Em 1999, quando minha atuação profissional se voltou 100% para a área de desenvolvimento de software, mais especificamente para a tecnologia Java, com a qual trabalho até hoje.
Como?
Àquela época, a quantidade de profissionais Java no mercado era de fato muito pequena, principalmente fora de Brasília e São Paulo. Lembro de uma época em que era o único da minha cidade. :-) Com isso, comecei desenvolvendo pequenas soluções para conhecidos e clientes de conhecidos, e logo após passei a lecionar sobre o assunto em cursos técnicos.
Tem firma legalizada?
Nunca tive, mas já senti necessidade em projetos maiores, principalmente para a emissão de Notas Fiscais. Se a formalização contratual é importante para nosso resguardo, a emissão de NF também o é para o cliente.
Dedica-se totalmente ou é freela "meio-expediente"?
Atualmente tenho dedicado apenas meio-expediente (se é que se pode considerar como "meio-expediente" o período noite / finais de semana). Meus trabalhos como freelancer têm tido menor freqüência e intensidade do que há algum tempo, dada a quantidade de projetos legais de inovação tecnológica que temos desenvolvido na empresa onde atuo, a Fundação CERTI. Mas os jobs continuam aparecendo como sempre, e quando da impossibilidade de atender, costumo passar adiante para amigos nos quais confio.
Como aborda e prospecta clientes?
Na grande maioria das vezes os trabalhos vêm por indicação. Creio que o networking ainda é a peça chave na busca por trabalhos como freelancer. Atuo em projetos open source e procuro escrever artigos e participar de grupos, organizações e eventos da área. Detalhes que, apesar de não gerarem resultado financeiro direto, são essenciais para que se possa estar bem posicionado no cenário de determinada tecnologia, e manter uma boa rede de contatos nacional e internacionalmente.
Costuma formalizar propostas?
Dependendo do tamanho do projeto, e sempre que possível. Apesar de nem sempre a formalização contratual ser possível, acredito que um acerto por e-mail, por exemplo, acaba sendo uma formalização quando as partes zelam por seus nomes. Há algum tempo desenvolvi, por exemplo, um pequeno projeto que constituía-se de uma extensão para o browser Firefox. Mesmo em um projeto pequeno assim, a formalização de escopo, prazo e preço, até por e-mail quando contratualmente não é possível, é altamente recomendável.
Qual foi o pior calote?
Foi apenas um, mas no qual pude aprender (ou talvez não aprender, mas comprovar) a importância da formalização. Mesmo que seu cliente se trate de alguém conhecido de longa data. Ou principalmente nesses casos. ;-)
O projeto ideal, como seria?
Acho esta pergunta um pouco utópica... Já participei de alguns projetos que considero bem próximos de ideais. Mais recentemente vários esforços têm sido feitos na área de projetos de software, buscando garantir o bom andamento das coisas. Algumas das iniciativas mais louváveis que se pode citar recentemente é o "Manifesto Ágil", e posteriormente metodologias como eXtreme Programming e Scrumm . Mas dada essa busca, que é constante, ainda acredito que o projeto ideal é sempre o próximo. :-)
Indicaria de olhos fechados
Dalton de Camargo - Amigo, desenvolvedor e arquiteto de software, fundador do portal JavaFree.org, criador do projeto JavaBB.org e revisor técnico de tradução do livro Spring em Ação. Julio Viegas - Grande amigo com o qual já dividi alguns projetos, profissional Java muito proficiente em com excelente visão crítica sobre tendências tecnológicas, grande conhecedor do framework Ajax Google Web Toolkit. Mr. Anderson - Grande amigo, profissional de soluções de dispositivos móveis e convergência digital, entusiasta de metodologias ágeis de desenvolvimento e, aos finais de semana, vocal e guitarra da Máfia Bardini.
Espaço livre
Convido todos a visitarem meu perfil profissional, em fabianofranz.com. Eu e minha esposa, que é mestranda em Literatura, mantemos também um site chamado pribi.com.br, que tem um grande volume de acessos diário graças, principalmente, ao fato de ser um dos maiores bancos de dados de nomes em Quenya (língua élfica de J.R.R. Tolkien, em "O Senhor dos Anéis") do mundo. Além disso sou o criador dos projetos open source ThinFeeder RSS Aggregator e JImage Tag Library, além de desenvolvedor no projeto GreenBox Code Generation Tools. Ah, oportunamente costumava também ser pianista, pára-quedista e aquarista, mas... qual o "expediente" onde posso encaixar isso hoje? :-D Um abraço, Mauro, muito grato pelo espaço e parabéns pelo excelente veículo de troca de informações que se tornou o CarreiraSolo.org!