everson.jpgEverson José Pereira é um webdesigner de Joinville/SC, muito gente boa com o qual troquei e-mails outro dia mesmo. Está aqui para lembrar a todos vocês que o carreirasolo.org é sobretudo um ambiente colaborativo onde as portas estão sempre abertas para aqueles que quiserem mostrar seu trabalho, contar como começaram e quais foram suas experiências (tanto boas quanto ruins) no mundo dos freelas. Este é o espírito central da Galerasolo que, em breve, terá muitas novidades para todos os seus participantes e..clientes. E vamos ficando por aqui se não eu acabo falando demais ;D. Acompanhem o que o Everson trouxe pra gente e, não deixem de conhecer seu trabalho, porque, quando o site do leitor é bom eu sempre indico. 1.Como começou na vida de freela?
Desde cedo (aprox. 1997) já brincava com o FrontPage que vinha junto com o Office. Mexia daqui, mexia dalí, criava alguma coisa sobre qualquer assunto por passatempo.. até que um dia, apareceu a oportunidade de desenvoler um site para uma empresa promotora de eventos. Daí em diante, é só alegria e aprendizado! :)
2. Tem firma legalizada?
Não, mas penso em estudar esta possibilidade futuramente.
3.Como aborda e prospecta clientes?
Primeiro, costumo avaliar a empresa de uma forma geral para ver onde estou me metendo nesse mundo de freela. Se ela tem site, se não tem, qual ramo atua, quais clientes atende, público-alvo e etc. Eu costumo passar na empresa avaliada, me apresentar, vejo se existe a possibilidade de desenvolver algum serviço e deixo um cartão para saberem que existo. :)
4.Costuma formalizar propostas?
Sempre. A proposta contém um resumo do que foi conversado, as necessidades, o que vai ser desenvolvido, a descrição do serviço que está sendo orçado, os prazos de execução, os custos e as condições de pagamento.
5. Qual foi o pior calote?
Quando estava começando, aconteceu o seguinte. Fui até o cliente, apresentaram-se o serviço e começei o desenvolvimento.Fiz todo o layout baseado nas informações que o cliente passou, apresentei o trabalho e o cliente disse que não ia mais investir por enquanto com o website. Felizmente foi somente uma vez para o meu aprendizado. Agora só encosto no mouse com uma porcentagem na hora de fechamento da proposta.
6. O projeto ideal, como seria?
O cliente passar um briefing completo, com todo o material que deseja que tenha no site, não fique colocando o dedo em tudo que é desenvolvido e também que ele saiba que está trabalhando com quem entende do que faz. Dica do Editor: Se você também sonha com um projeto destes, que tal dar uma lida no capítulo Atenção de nosso Minicurso, onde falamos bastante sobre Briefing?
7. Indicaria de olhos fechados:
O design de interface, escritor e gente fina Felipe Memória e o Diretor de arte Guilherme Neumann, ambos da GLobo.com, que tem os melhores profissionais da internet brasileira em seu time.
8. Espaço livre.
Neste espaço gostaria de dedicar ao grande Mauro pela maravilhosa iniciativa do Carreirasolo que ajuda muitos e muitos freelas desse mundão. É de iniciativas como essas que o mundo da web está carente. Parabéns e continue nesta jornada! Muito obrigado também pela atenção destinada aos e-mails que trocamos. Um forte abraço!