denner.gifDenner Patrick é mais um dos leitores que respirou fundo e resolveu encarar de frente a realidade do mundo dos Profissionais Freelancers. Dono de um site super bem editado e desenvolvido, Patrick soltou o verbo em sua entrevista de estréia na Galerasolo. A julgar pela disposição e clareza de idéias, muita coisa nova vem por aí! Acompanhem. Como começou?
Já faz um bom tempo que estou no mundo web, tudo começou quando fazia recortes das reportagens “Mundo Digital” da revista Época, sempre admirava as matérias que falavam de sites e da WWW, uma que gostei muito foi a: A ERA DO TRABALHO DIGITAL. Esta matéria falava de funções inovadoras para a época, cargos nascidos com o avanço da internet, como Webresearcher, Gerente/diretor de conteúdo, Gerente/diretor de comércio eletrônico etc. A partir daí me interessei e queria entrar neste mundo também. Comecei sem saber o que estava fazendo. Usava alguns assistentes gratuitos da web, mas sempre queria fazer algo diferente. Então descobri o Front Page e percebi que era possível fazer coisas diferentes e que era hora de aprender, minhas ferramentas de trabalho eram Front Page, MSpaint e Microsoft Word. Sim, eu fazia arte no Paint. Nesta época criei três sites: um de debate, outro de pessoas desaparecidas e um de mensagens. Eles tinham muitas visitas, mas não eram dinâmicos. Pesquisei muito até encontrar a linguagem CGI (perl) e descobrir que existia um servidor grátis que hospedava CGI. Bom, tinha achado o site mas agora faltava os script’s. Mais pesquisa e achei bastante referências até deixar os sites mais dinâmicos. Foi a partir destas referências que comecei a aprender a trabalhar com as linguagens dinâmicas e iniciei um trabalho ainda mais sério de pesquisa, ficando até mesmo fora do ar por uns tempos. Eu até fazia os sites, mas nem chegava a publicá-los. Foi quando começou a surgir coisas novas: mudei do Front Page para o Dreamweaver e do MsPaint para o FireWorks, Até que um dia levei estes projetos para uma empresa de informática aqui da cidade. No momento não aceitaram e pediram um prazo de três meses para pensar... uma semana depois me chamaram para assumir o cargo de Webdesigner. Nesta mesma época, comecei a participar de fóruns como os da WMonline e do Imasters. Percebi que seria Webdesigner mesmo foi quando ganhei o desafio FireWorks promovido por membros do Fórum. Muita coisa evoluiu, nossa profissão é bela somos parecidos com o músico gravando um grande CD. A cada novo projeto, mais uma faixa.!
Tem firma legalizada?
Já tive, no final deste ano pretendo legalizar novamente.
Dedica-se totalmente ou é freela "meio-expediente"?
Totalmente freela, trabalhei como fixo em uma empresa e beliscava no freela. Hoje minha vida é free!
Como aborda e prospecta clientes?
Mesmo que com alguns clientes eu tenha tido contato apenas por e-mail e telefone; ultimamente tenho encarado uma de vendedor também. Acho isso muito importante porque, o contato com cliente é fundamental. Ainda tem muito cliente que não tem uma visão como a nossa que navegamos quase o dia inteiro na internet, tem cliente que navega somente em alguns sites. Quando ele solicita o serviço para criação de site à primeira coisa que ele fala é quero um site tipo o do meu provedor e neste momento sua presença faz diferença. Alguns utilitários são importantes como boa explicação, uma pasta com seus trabalhos, um CD de apresentação etc. Depois disso ele passa a entender porque que o site dele é diferente do site do provedor. É aí que você consegue montar um Briefing bacana.
Costuma formalizar propostas?
No começo não, mas hoje é um quesito que faz diferencia tanto para sua segurança quanto a do cliente.
Qual foi o pior calote?
Bom, calote é a pergunta comum no meio dos Profissionais Freelancers. Fiz o site e ate hoje não tive retorno? Será? Por mais que seja de malandragem do cliente não cumprir com uma parte da proposta do projeto não vejo como um ponto muito negativo, claro as despesas cai no nosso bolso, né? Mas entendo que quando você aceita um projeto você tem que passar para o cliente ali na hora os gastos e formas de pagamento, e depois fechar um contrato com ele. Vejamos bem quando seu cliente vai comprar um produto num site de e-commerce. Ele efetua o pedido, escolhe forma de entrega e de pagamento. Quando ele efetua o pagamento ele recebe o produto, se ele não efetuar, óbvio, não recebe. No nosso caso é parecido. Vendemos pela web também, quando o cliente procura seu serviço ele sabe que tem que pagar, e se ele aceita o preço não tem porque ele negar uma parcela. Caso ele negue pode desconfiar que este aí é enrolado, não temos que ter medo de cobrar, muitas vezes o Profissional Freelancer tem medo de perder o cliente. E em casos quando fazemos algum projeto novo, sempre aprendemos com ele mesmo que no final você teve alguns gastos. Mas meu pior calote foi quando montei uma sociedade com um amigo. Tudo acertado ele viaja para o carnaval. Na volta, já com a empresa registrada e funcionando, tivemos que comprar alguns equipamentos. Foi aí que levei calote: o cara tinha sumido com o dinheiro da empresa tinha gastado no carnaval, este eu considero pior calote da minha vida.
O projeto ideal, como seria?
O projeto ideal é aquele que o cliente está envolvido no inicio, fim e depois continua envolvido no projeto. Hoje não é só fazer o site e deixar no ar é ficar esperando os formulários chegarem ao e-mail. Gosto de acompanhar o desempenho do projeto e gosto que o cliente participe também isto também é a certeza que ele vai ter de o que ele pagou pelo projeto gerou resultados.
Indicaria de olhos fechados:
Tarefa difícil nesta minha jornada no mundo web. Conheci bastante gente admiro trabalho de muita gente, mas vou fazer algumas citações. Gosto de ressaltar muitos os amigos principalmente aqueles do MSN, afinal o MSN hoje em dia é uma sala de reunião. Ali você pode dar dicas e ainda aprender com ajuda de seus amigos,. É como participar de uma reunião mesmo você apresenta o projeto para os amigos e colhe as criticas. Amigos que indicaria:
  • Leonardo Simonetti. Ofereceu uma ajuda e tanto, principalmente com hospedagem. Foi ele que colocou meu portfolio no ar.
  • Alisson Viegas. Ele programa em Fox ele que criou o nome DPatrick
  • Vinício Magno Ótimo Webdesigner, ótimo amigo o cara tem todos os certificados da Macromedia
  • João Wagner. Programador PHP, fera, mas fera mesmo no php.
  • Buno Praxedes Grande publicitário ele que me ajuda com as campanhas online.
  • Gosto ainda dos profissionais: Felipe Memoria, Bruno Ávila, Pedro Cabral etc
Espaço livre
Obrigado pela grande oportunidade, fiquei feliz mesmo em esta aqui neste excelente site que admiro muito. Quero dizer duas coisas para quem está começando ou para que já teve a idéia boba de desistir: Tenha fé, independente de religião tenha fé em você e acredite que você é capaz. Você já leu isto antes, mas é bom botar isto em prática. Lute, lute não com força físicas, mas com força de vontade, somos capazes, acreditem nas amizades elas são boas para muitas horas, são ótimos currículos também. Costumo dizer que estou ai sempre que precisar é só falar, quem quiser pode dar uma espiadinha no meu site Abraços e sucesso sempre! Boa sorte!