claudio_gusmao_foto.jpg Claudio é um cara interessado em muitas áreas e, sobretudo, em como fazê-las coexistir. Dono de uma experiência invejável e projetos muito bacanas no currículo (vale uma leitura atenta sobre o projeto de Hipermídia do designer), Claudio dá importantes toques para quem está começando ou recomeçando. Vamos nessa?

O que anda fazendo agora?
Estou destinando um tempo maior para tornar o estúdio mais atuante e também mais lucrativo. Em breve publicaremos o novo website da FIXXON, uma empresa de robôs animatronics e maquiagem para efeitos especiais. Atuo também como professor do curso Comunicação Digital da UNIP (Universidade Paulista) e trabalho em um projeto pessoal na área do design de hipermídia envolvendo música erudita contemporânea.
Fale um pouco mais sobre esta atuação em hipermídia. Como ela se dá? O que nossos leitores podem conferir sobre este trabalho na internet?
Minha formação como designer teve uma grande influência dos fundamentos da hipermídia. Na Universidade sempre fomos exigidos por experimentar altos graus de princípios da hipermídia como interatividade, multiplicidade, hibridismo, hipertextualidade e assim pude realizar trabalhos bastante interessantes. Para quem não sabe o que significa, hipermídia é um alto grau da utilização do hipertexto unindo imagem, audio, vídeo e textos para contar uma história de forma acima de tudo não-linear. Imagine um artigo de dez páginas que você pudesse ler todas individualmente e receber uma mensagem, ler em ordem crescente e compreender o sentido do todo, iniciar a leitura a partir da terceira página e ainda assim receber determinada mensagem. Potencializando esse aspecto não-linear do hipertexto e inserindo a já conhecida multimídia temos a hipermídia. Bem, no momento agora fora da universidade, tenho trabalhado no conceito para utilizar a música como pano de fundo para um projeto de hipermídia na Internet. A idéia é a partir de uma ópera, por exemplo, que possui uma história , personagens, lugares (fictícios ou não) e utilizar tecnologias como a Web, vídeo, audio, 3D, para recriar a história ou até mesmo reescrever um roteiro não linear para estas peças e criar um clima investigativo para que o usuário/interator posso ter um alto grau de imersão dentro do projeto. No momento ainda estamos escrevendo o projeto e portanto não existe nada visual para mostrar. Para saber mais visitem http://www.hipermidia.info/
Como começou?
Iniciei minha carreira atuando na área de suporte técnico de informática, depois gerente de TI e inevitavelmente em 1996 após iniciar um projeto de infraestrutura de Internet parti para o desenvolvimento WEB. Em 1998, atuei então como Webmaster e Programador em alguns projetos e logo após, participei da equipe que criou o portal infantil Kidsurf, projeto integrante do conteúdo oficial de estréia do iG - Internet Group, um dos primeiros provedores de Internet grátis do país. Em 2001, decidi prestar vestibular para o curso de Design Digital da Universidade Anhembi Morumbi e no segundo ano de faculdade optei por me tornar um profissional Freelancer semeando a base do que hoje é o estúdio Claudio Gusmão Design
Como aborda e prospecta clientes?
A indicação foi e será sempre o principal auxílio tanto para quem está começando, como também para aqueles que já estão em plena atividade. Por esta razão, é fundamental que procure expandir o seu círculo de contatos, neste caso quanto mais melhor pois, seu trabalho ecoará dentro dessa rede. Se és tímido, terás de ser mais expansivo para sobreviver como profissional freelancer. Tenho experimentado a prospeção via mala direta atrelado a uma tentativa de agendamento de reunião, assim tentamos potencializar o baixo percentual de retorno que a mala direta possui e os resultados tem sido interessantes. A propospecção via email confunde-se com SPAM e isso é complicado. Outro grande apoio são os colegas que também são freelancers e que sempre existe a possibilidade de contarmos com o apoio deles em nossos projetos e vice-versa, essa cooperação é mais sadio para o mercado do que a concorrência predatória portanto, unamo-nos designers!
Costuma formalizar propostas?
Sem dúvida, elaborar propostas, prever custos, prazos, infraestrutura, projetos de criação etc., não são processos nada fáceis e ocupam uma boa parte de nosso tempo disponível porém, esta "burocracia" é fundamental para que o projeto tenha uma base conceitual e bem fundamentada do que estamos propondo para o cliente e além disso, evita distorções no decorrer do projeto que resultam inevitavelmente em prejuízo para o designer e pior, para o cliente.
Qual foi o pior calote?
Nunca tomei nenhum calote por parte de meus clientes mas, certa vez estava muito atribulado e contratei um designer "muy amigo" para dar andamento em um projeto que havia iniciado. Paguei uma parte do valor combinado e simplesmente o indivíduo sumiu. Fiquei chateado, pois perdi dinheiro e o cliente.
O projeto ideal, como seria?
Acredito que o projeto ideal seja aquele em que nós, designers, podemos acima de tudo experimentar. O espaço para a experimentação, a provocação e quebra de paradigmas muitas vezes é pequeno e, ser criativo nessas condições é praticamente impossível. O projeto ideal busca encontrar as portas abertas para a criatividade e ousadia e para tanto, é necessário que criemos uma imagem sólida de nossa profissão fortalecendo os laços de confiança com nossos clientes e também com a sociedade.
Já acessou o Vagas.CarreiraSolo.Org? O que achou?
Sim, logo que foi inaugurado. Esta é uma excelente oportunidade para valorização de nossa atividade uma vez que poucos meios de divulgação de profissionais e vagas no mercado de trabalho são destinados ao Design e seus desdobramentos por esta razão, ter disponível um espaço assim é muito importante.
Espaço livre
Primeiramente quero agradecer a oportunidade e parabenizar o Carreirasolo.org pelo trabalho e pela contribuição expressiva na formação de profissionais, principalmente aqueles que estão dispostos a empreender, o que nos dias de hoje é algo bastante complicado. Gostaria de enfatizar, que o designer tem grande responsabilidade junto à sociedade com missão de melhorar a vida das pessoas. Se nos dedicarmos a atingir um número cada vez maior de pessoas com projetos bem elaborados contribuiremos para popularizar a profissão e deixaremos uma marca importante na formação cultural de nossa socidedade. CONTATOS Website: www.claudiogusmao.com.br E-mail: contato@claudiogusmao.com.br MSN: claudiogusmao@gmail.com