Imagine um jovem profissional que não conseguia parar em emprego nenhum, sempre buscando algo mais. Esse mesmo cara tinha problemas em seus relacionamentos pois era muito desatento. Para completar o cenário, passava o dia enviando mensagens curtas para seus amigos. De quem estamos falando? Um Diretor de Arte? Um assistente de redes sociais? Um Planning? Pasmem: essa foi a descrição do dia a dia de Thomas Edison. Um fato curioso desses nos ajuda a lembrar como é antiga a discussão sobre a dificuldade de manter o foco em nossas tarefas profissionais e pessoais. Isso porque nosso cérebro é, por natureza, multitarefa pois não havia outra forma de sobrevivermos aos predadores, em um passado remoto. Eu disse passado remoto? Nem tanto, os predadores ainda estão por aí. Só que no lugar de tigres dentes de sabre temos clientes. Exigentes e famintos como um felino de grande porte. Como atendê-los melhor sendo focado ou multitarefa? Como utilizar estes dois pólos de comportamento em nossos processos criativos? Aliás, eles são tão diferentes assim? Descubra e escolha o seu lado (ou o caminho do meio) dando o play logo abaixo ou fazendo o DOWNLOAD enquanto faz outras mil coisas.

Acerte o curso e não perca mais um episódio:

O que você vai saber após ouvir o #falafreela73:

  • Ser multitarefa é o natural do seu humano. Contudo, em alguns momentos é importante manter o foco mais atento;
  • Para acumular referências, ser multitarefa tem suas vantagens;
  • Para manter um atendimento de qualidade, é importante ser focado. Clientes demandam;
  • No fundo, são dois modelos de comportamento não excludentes e podemos utilizar o melhor de um e outro de acordo com o momento.

Participaram deste episódio

Linkania

FOMO: A síndrome de perder informações. Leia esta matéria da Revista Época para entender. 100 ideas that changed filming (David Parkinson): apresenta em formato de rápida leitura as ideias que mudaram a arte de filmar. De roteiro a iluminação, chegando até computação gráfica, é uma leitura fundamental para quem curte a arte de contar histórias Os Tempos Hipermodernos (Gilles Lipovetsky): analisa as mudanças nas relações sociais na época atual ultraconectada e onde tudo é ao mesmo tempo e agora. 9gag.com: consuma horas valiosas rindo de imagens non-sense! O board do FalaFreela no Pinterest: considerado o suprasumo das referências visuais, a rede social que parece um álbum de figurinhas já conta com um board da meia hora mais valiosa do seu dia.

Ficha técnica do #falafreela73

Gravado em abril de 2012, enquanto fazíamos mil outras coisas. Você ouviu ao fundo: Sem perceber, você teve a chance de ouvir o programa “Momentos do Jazz”, da Rádio MEC FM, em um especial sobre Bud Powell. TODOS os programas estão disponíveis para download na página oficial da rádio. Por lá você terá todas as informações! Agora é com vocês. E com todos nós. Foquem para comentar e assumam seu lado multitarefa para divulgar!