Nota do editor: Pois é, final do ano estamos meio "arquitetônicos", não é mesmo? Mas é normal, pois é a época do ano em que damos uma repaginada em tudo. Publicamos este post com dicas para decorar o home-office e ficamos pensando que alguns de nossos leitores já tem até mesmo seus pequenos escritórios e salas comerciais. Então, lá vai um post especial para vocês!
= = = = = = =
Manter o escritório sempre bonito e de cara nova é uma das grandes preocupações de autônomos e microempreendedores, uma vez que para renovar o ambiente e fazer reformas é preciso ter uma reserva no bolso. Desta forma, para alcançar o objetivo, é importante investir em um material de qualidade e assim, garantir um tempo maior diante de futuras reformas. Mas, sem grilo, trouxemos algumas dicas para fazer isso sem gastar muito!

Invista no vintage!

A primeira coisa a se lembrar é que o design do ambiente tem de estar conforme a profissão do microempreendedor.  Se quiser economizar opte por reformar alguns itens do escritório em vez de comprar novos. Cabe ressaltar que, há lugares que vendem diversos utensílios usados com preços bem abaixo do que o mercado propõe para produtos novos. Antiquários tem se renovado constantemente e não raro, você encontra boa mobília dos anos 60 e 70 que dão aquele charme vintage para o ambiente!

Retrabalhe as cores!

Mexer na decoração é uma das partes mais importantes quando o objetivo é encantar o cliente, haja vista que é nesse momento que você mostrará o seu caráter e a sua criatividade. Faça com que o local fique interessante a ponto de seus clientes observarem cada detalhe e se sentirem bem a vontade durante um momento de espera. Detalhes como fotos, quadros e adesivos são bem chamativos e prendem a atenção das pessoas. Quanto às cores do escritório, dê preferência às quentes, pois elas afetam as pessoas, aumentam a produtividade, melhoram estado de humor e ajudam aliviar o estresse. Uma das cores mais pedidas por profissionais liberais para escritórios tem sido o vermelho, pelo fato de fornecer essa energia a equipe e resolver o humor das pessoas. É importante ater-se ao ambiente de trabalho, devido ao fato dele ser o local em que passaremos a maior parte de nossas vidas, seguido de nossa casa. Um local agradável nos traz motivação e procrastina o estresse que muitas vezes é gerado no funcionário, pelo fato de não gostar do que se faz ou de onde está.

Crie um clima...

[caption id="attachment_16049" align="alignnone" width="640"]goodmood Cores e móveis novos? Nem sempre: muitas vezes seu escritório precisa apenas que se mude o humor do ambiente. Pense nisso![/caption] Entretanto, é necessário àquelas pessoas que laboram em um escritório ter bastante disciplina para não cair na tentação de procrastinar todo o trabalho, haja vista que ficar o dia todo sentado pode fazer com que a pessoa se canse bastante mentalmente. Sendo assim, procure algum tipo de atividade física para liberar todo o seu estresse e ter mais motivação para acordar cedo e trabalhar. O sedentarismo é a causa de muitas doenças e quem trabalha em escritório normalmente não pratica quase nada de exercícios, além de, em muitos casos, a empresa não fornecer ginásticas laborais durante alguns períodos curtos de intervalo. Por fim, podemos dizer que escritório com cores, design e equipe unida nos fazem acordar com mais vontade de trabalhar e nos sentir bem no ambiente em que estamos. Cabe ressaltar que, se você fica em uma sala com bastantes funcionários em frente ao computador, evite qualquer tipo de fofoca para que não haja intrigas ou demissões em um momento posterior. Antes de tudo, preze pela ética e o respeito com seu colega e com a empresa em que está trabalhando. A grande maioria delas possui um código interno de ética que tem de ser valorizado. Colaborou: Luciana Viturino