No mundo digital, basta que um simples apagão ou uma inesperada pane de hardware para que sua vida perca o rumo. Principalmente por aqui, no país dos raios. Mas é claro, existem maneiras práticas e bastante simples de proteger o conteúdo de suas criações, além de facilitar o compartilhamento de arquivos entre membros de outras equipes, e porque não, com seus próprios clientes. São os serviços de backup em nuvem.

Para quem não conhece, esta tecnologia permite que o conteúdo mantido pelo usuário fique espalhado em pontos específicos da internet, mantendo a integridade dos seus projetos, oferecendo assim o máximo de comodidade para quem precisa guardar com segurança seus documentos. Falaremos de três serviços distintos: o SkyDrive, o ADrive e o Dropbox.

DropBox

Um dos serviços mais populares do gênero, o DropBox atrai pela simplicidade de uso, navegação fácil e software de integração e sincronia que é uma mão na roda para quem precisa fazer backups frequentes e não quer ter muita dor de cabeça. Tudo o que você precisa é instalar um pequeno programa que garante a sincronia entre seus arquivos e os servidores. E qual a vantagem disso?

About Dropbox - Dropbox

A grande vantagem é que desta forma, o usuário mantém uma cópia do documento ou arquivo em seu computador, disponível para uso imediato. O serviço é especialmente indicado para quem trabalha com arquivos pequenos, como textos, planilhas, apresentações e imagens para Web.

Vale um cuidado para aprender a semântica do arrastar e soltar, que muda um pouco: ao fazer isso para uma pasta de Dropbox você salva somente lá. O ideal é sempre manter uma cópia local!

Gostamos

  • Facilidade de uso, e também de compartilhamento de arquivos
  • Integração com dispositivos móveis, como o iPhone, iPad e celulares Android

Não gostamos

  • Apenas 2GB de espaço em sua versão gratuita

Nota do Carreirasolo: 9,0

 

ADrive

Se você precisa de espaço extra, então o ADrive é o serviço ideal para você. Fazendo uso do plano gratuito, o usuário ganha direito a nada menos que 50GB de espaço de armazenamento online, o suficiente para o backup de grandes projetos, como manipulação de fotos, complexos modelos em 3D, e até mesmo cópias de banco de dados inteiros. Apesar destas vantagens, existem algumas limitações.

ADrive   Online Storage, Online Backup, Cloud Storage

Em primeiro lugar, a interface do serviço não é muito amigável, além de pouco atraente. Outro problema é que o upload de arquivos está limitado a 2GB cada, e o processo pode ser bem lento em alguns momentos. Ainda assim, o serviço mantém sua estabilidade e continua sendo ideal para quem precisa guardar grandes volumes de informação, sem correr o risco de perder tudo de uma hora para outra.

Gostamos

  • Espaço de sobra para o backup de grandes projetos

Não gostamos

  • Ferramentas de upload deixam a desejar e não existe um serviço de sincronia de arquivos
  • É possível organizar o conteúdo com a ajuda de um programa de FTP, mas somente em sua modalidade paga

Nota do Carreirasolo: 8,0

SkyDrive

Excelente quantidade de espaço, acessibilidade e comodidade de uso colocam o SkyDrive na dianteira em nossos testes. Criado pela Microsoft, o objetivo do serviço é não somente oferecer uma excelente opção de backup de arquivos, mas também ajudar a fomentar o uso do pacote Office entre usuários de diversas plataformas. Além do armazenamento, também é possível editar documentos online. E as vantagens não param por aí.

Entrar na conta da Microsoft

Com a ajuda de um programa chamado Windows Live Mesh, é possível sincronizar arquivos do seu computador sem qualquer dificuldade. Assim, você consegue fazer um uso ainda melhor dos 25GB de espaço disponíveis, mantendo sempre as versões mais recentes de seus projetos, tudo isso com a facilidade de uso típica dos produtos Microsoft.

Gostamos

  • 25GB de espaço disponível
  • Fácil de usar, além de oferecer sincronia de arquivos entre o PC e os servidores em nuvem

Não gostamos

  • Sistema de sincronia e upload pode apresentar algumas falhas, ainda que de forma rara

Nota do Carreirasolo: 9,5

Com estas opções, dificilmente você ficará na mão. Mas qual escolher? O Dropbox é bastante popular e preza pelo compartilhamento de arquivos. Já o ADrive esbanja espaço livre, mas peca na falta de funções básicas, como a sincronia com os documentos presentes no PC, enquanto o SkyDrive mantém a facilidade de uso típica dos produtos Microsoft e integração com o pacote Office.

E você? Qual a sua opinião sobre estes serviços? Conte-nos sua experiência!