Primeiro pensei em pesquisar programas, depois em testá-los; mas no quesito listas de tarefas, ou como diriam os anglófilos, as "to-do lists”; não há segredo que resista a uma verdade límpida e transparente: é tudo questão de compromisso e metas realistas. Não importa se você usa o Tada List ou o Remember the Milk, o sidebar do Vista (urgh) ou os aplicativos do Mac OS; fazer uma lista para suas tarefas do dia é uma coisa muito importante, diria fundamental; desde que você a cumpra.
Cartographical grocery list Creative Commons License photo credit: cesarastudillo
(Em tempo, testei todos os aplicativos possíveis e garanto: não há nada melhor do que uma folha de papel, no caso, meu já famoso caderninho, ao final do post)

Cumprir começa com acreditar

Como a idéia aqui é falar um pouco do conceito e não só da técnica, a primeira grande dica é montar a lista real, não a imaginária. Explico: é comum montarmos uma lista onde projetamos uma eficiência que não se sustenta nem depois do almoço, quando bate aquela sonolência típica dos... seres humanos. Portanto: monte a lista que você sabe que vai cumprir. Isso ajuda.

Antítese: lista única para os múltiplos

Se você é como eu que, além de dividir sua vida de freela com o emprego tradicional, ainda tem 500 interesses paralelos, todos igualmente importantes em sua escala de valores e uma família linda que ainda demanda atenção e burocracias (escola, contas, reuniões, médicos); CRIE UMA LISTA SÓ para sua vida. Eu já caí na bobeira uma vez de criar quatro listas diferentes. Chegava pela manhã, fazia uma tabelinha de quatro colunas e depois ficava louco indo e voltando em prioridades. Um belo dia, dando descanso ao TOC que já se avizinhava, simplesmente topei reunir “marcar médicos da filha” com “enviar email para gerente de produção do canal xyG” e, palavra de honra, tudo passou a funcionar melhor.Portanto: lista única para os multidisciplinares

Priorize a lista depois as prioridades

Outra coisa que funcionou pra mim muito bem: não pensar em prioridades no ato de fazer a lista. Dois motivos para isso: elas vem naturalmente pois é mais natural escrevermos primeiro o mais importante; e prioridades mudam ao longo do dia. Faça a lista do QUE depois, pense no QUANDO

No stress

Não deu pra fazer tudo? Paciência. Acontece. Se você foi esperto e calibrou as prioridades de forma a resolver o que tinha prazo antes, a situação na maioria das vezes pode ser contornada. Uma dica legal: transfira imediatamente para a lsita do dia seguinte os pontos que não foram feitos nesses e, de preferência, aumente sua prioridade! (Acima, 12 de março, um dia corrido. Só o ponto 14 era aqui para o Carreira)