Certo dia na década de 60 (século XX), Stanley Milgram, um famoso psicólogo social dos Estados Unidos, sugeriu que todos nós no planeta estaríamos há apenas seis degraus de figuras ilustres, vamos supor, o presidente dos Estados Unidos. Não seis passos físicos, mas a seis degraus de conhecimento.. Posso ouvi-lo pelos corredores de Yale tentando convencer a todos: "O mundo é um lugar pequeno onde todo mundo se conhece!". Como na época a Internet ainda não existia, ficou difícil convencer e ele resolveu provar sua teoria (sic). Para isso conduziu o seguinte experimento: cada pessoa recebia uma carta identificando a pessoa alvo e deveria enviar uma nova carta para a pessoa identificada, caso a conhecesse, ou para uma pessoa qualquer de suas relações que tivesse maior chance de conhecer a pessoa alvo. A pessoa alvo, ao receber a carta, deveria enviar uma carta para os responsáveis pelo estudo. Vários testes depois, Milgram, notou que o máximo de degraus que uma carta de uma pessoa normal, como eu e você levou para chegar às mãos ao dito homem mais importante/poderoso do mundo foram seis. E daí, criou/comprovou/carimbou sua teoria que, claro recebeu o nome de "Teoria dos Seis Degraus". Evoluções tecnológicas e comunicacionais à parte, a Teoria dos Seis Degraus é usada até hoje e foi a base para a criação das redes sociais que conhecemos, umas mais outras menos. No time das "umas mais", temos Orkut, Facebook, Linkedin, MySpace e dezenas de outras que no momento não cabe citar. No time das que "conhecemos menos" tem uma rede brasileira, focada no nicho de RH, Marketing e TI (opa, o mesmo do Carreirasolo!) que merece nossa atenção, a Via6. Vamos entender por quê? selo_resenha.gif Via6 Revolution. Primeira impressão: a teia Não tem jeito, é irresistível. Dias atrás falei que adoro testar novas maneiras de "consumir" conteúdo, até porque é uma de minhas atividades profissionais. E minha primeira impressão ao testar o Via6 Revolution foi: oba, uma teia. Ficar enredado num ambiente como esse não é difícil. A nova versão, lançada semana passada, e chamada Via6 Revolution, oferece a possibilidade de associar ao seu perfil e à suas comunidades o que na internet é "o Rei": conteúdo. Através de parcerias com players de mercado (Youtube, Scribd, SlideShare etc) o Via6 Revolution criou uma plataforma para compartilhamento de conhecimento, ou como o release me conta: "espaço em que os usuários poderão consultar e compartilhar informações relativas às suas carreiras e grupos profissionais." Mas...eu posso colar vídeos e fotos em meu Orkut, "diggar" meus artigos em infinitos diggs que existem por aí, PDF´s e apresentações em Power Point podem "morar" até mesmo em um dos parceiros sugeridos pelo Via6...fica a pergunta: qual é o diferencial?

É isso mesmo...Qual é o diferencial?

O Via6 Revolution fica bem na foto por ter se posicionado como uma rede profissional para profissionais. Não me lembro de ter deparado com um spam. E até mesmo ao postar coisas por lá, fico me perguntando...o que a comunidade vai achar? E esse é o diferencial: a comunidade. É ela que vai transformar o Via6 Revolution numa plataforma de sucesso, ou em mais um palco para remixes infinitos de poucos conteúdos e discussões inócuas. Neste cenário, posso adiantar duas coisas:

Uns serão abelhas.

E por ali voarão, ora fazendo sua dança circular, ora deixando cair um pouco de pólem e dando a direção da colméia. Procurarão equilibrar PERFIL e GERAÇÃO DE CONTEÚDO usando o último como reforço de suas capacitações profissionais, pois afinal, é para investir em (re)colocação profissional e arroubos empreendedores que o time da Via6 está no mercado, e palmas pra eles.
  • Mas...como equilibrar o perfil e seu conteúdo? É uma tarefa e tanto. Acredito que o Via6 Revolution decola quando cada perfil funcionar como um HUB no que de melhor a internet apresentar de conteúdo para aquela área. Foi o que tentei fazer em meu pefil. Clique para ampliar e avalie.
via6_mauro_pop.gif
Quando um profissional passa a pesquisar o que de melhor pode apresentar sobre sua competência profissional, quando justifica a assinatura de seus amigos, o Via6 Revolution funciona. Neste sentido, para começar a interagir com o Via6 Revolution selecionei a apresentação que faço para meus prospects, um vídeo que me é muuuito inspirador (ao ponto de ter aberto a Videoteca), meu Resumé, o Feed do Carreirasolo.org e meus artigos para o Rec6, outra iniciativa do time que merece todo apoio. Numa visão ampla é o que eu posso oferecer de conteúdo profissional para a comunidade. E, no meu caso, o diferencial. No entanto, não podemos esquecer que...

Outros serão aranhas.

Uma pergunta que bateu em minha cabeça assim que coloquei o último conteúdo: Será que a comunidade terá poder para se auto-regulamentar e evitar re-bloggers? Existe uma funcionalidade ao lado de cada conteúdo, que possibilita que você adicione-o ao seu perfil ou a suas comunidades. E é aí que entra um "senão" a filosofia do Via6 Revolution. Eu publiquei a dita apresentação em formato fechado e nela enumero tudo o que faço em meus projetos. Se este conteúdo for apenas alardeado pelas comunidades e perfis como MEU, ótimo. Tenho certeza que muitos projetos virão. Contudo, as aranhas existem e, sobre elas, temos posts e comentários na blogosfera. Re-bloggers que não somam nada ou quase-nada ao conteúdo dos outros, repostando-os sem os créditos devidos, ou reutilizando de forma indevida. Serão aranhas que apenas dormitando na teia pegam uma ou outra abelha desavisada, sugam-lhe tudo e voltam para seu canto. Uma frase do blog do Via6 Revolution, ao explicar esta funcionalidade até me assusta: "É um modo simples de colocar conteúdo no seu perfil, sem necessariamente tê-lo gerado." Aos olhos da crítica especializada e futuros parceiros, se a teia do Via6 Revolution deixar-se infestar por aranhas, ela ficará com a credibilidade debilitada.

Mas enquanto isso...pontos de atenção, pra ontem

A contribuição principal de minha resenha foi exposta acima, a briga que pode acontecer entre Abelhas e Aranhas na teia da Via6 Revolution. Existem questões mais imediatas contudo que gostaria de pontuar. E no clima rápido dos "bullets", vamos lá:
  • Usabilidade e layout - A melhora no design é notável. Sinto alguma falta de comunicação entre os conceitos "home" e "perfil". Não podemos esquecer que, em redes sociais...a "Home" é o lugar onde seu perfil é montado. Numa leitura reversa, tenho a impressão que a home ainda ficou na versão antiga e o perfil chegou com toda força na versão "Revolution". Vale um reestudo.
  • How To´s - Urgentes para explicar como adicionar box de conteúdos, as questões legais inerentes ao ambiente de publicação, etc. O blog tenta trilhar este caminho, mas alguns Screen Casts não seriam mal.
  • Matching - Esta ferramenta, muito interessante, deveria ter links mais evidentes ao longo de toda a experiência do usuário com o Via6 Revolution e não só na "home"
  • Integração entre as três redes- Indica6, Rec6 e Via6 tem que conversar mais, desde sempre. Como poderíamos fazer isso?
  • RSS???
  • - É a sigla que não quer calar. Se podemos importar feeds porque cada perfil não tem o seu? De repente ainda está na lista de "to-do´s" da equipe. Aguardo ansioso.

E aí comunidade?

Falei de teias, de aranhas e abelhas e não posso deixar de conclamar a toda comunidade para continuar o teste do Via6 Revolution. Alguma sugestões
  • Crie seu perfil. É rápido, prático e não requer prática nem tão pouco habilidade
  • Assine o meu perfil, obviamente
  • Comente o que achou na caixa de comentários ou em seu próprio blog, que eu linko aqui
É isso. Se você tem um time empreededor como o do Via6 que, além de colocar novas idéias no ar, acredita no poder das opiniões isentas e imparciais do Carreirasolo.org, mande um e-mail para mim.