rainerSeu nome é Rainer Petter, tem 20 anos e mora um Uberlândia – MG. Estáse formando em Artes Visuais pela UFU ( Universidade federal e Uberlandia) e é ilustrador e Colorista freelancer. Ouvindo os episódios do FalaFreela, sentiu-se à vontade para nos encaminhar algumas dúvidas, coisa que encorajamos a todos fazerem. Qual não foi a surpresa do time de podcasters ao ler o que afligia o Rainer. Ficamos meio sem entender como alguém, tão em início de carreira e com um potencial tremendo, teria dúvida em trabalhar só para a turma de outros países. Explicando: Rainer produziu alguns trabalhos para editoras internacionais e hoje vive a dúvida de continuar a investir na carreira internacional ou descobrir o mercado interno. Conselho? Trabalhe pra fora, é óbvio. Mas, numa de compartilhar com a nossa comunidade de leitores aqui no CarreiraSolo, chamei-o para uma rápida entrevista, entre um rascunho e outro, para falarmos sobre essas e outras questões. rainer

Como começou seu trabalho com ilustração? Quando percebeu que isso poderia ser uma carreira?

Bem, sempre gostei de desenhar e escolhi fazer a faculdade de Artes Visuais. Lá dentro passei a procurar formas de ganhar dinheiro com isso e procurei então na internet formas de divulgar e melhorar minhas ilustrações. Logo no início (final de 2005) encontrei o fórum Central de Quadrinhos e lá vi muita gente na minha situação, eis que então neste fórum fui melhorando a partir das criticas do povo que postavam lá, isso me ajudou muito mesmo. Chegou ao ponto que decidi procurar trabalho com ilustração, desde de cara me recomendaram as agências de quadrinhos e fóruns que tem esses “classificados” onde procuram ilustradores freelancer. Entrei em uma agência que trabalha para o mercado americano como colorista de quadrinhos, e vi que no começo é raro aparecer algo pra fazer. Demorou muito pra colorir a primeira revista. Desde então, tudo que faço vem destes fóruns com "classificados" e da agência de quadrinhos.

Qual a principal dificuldade nesse início?

Creio que a dificuldade maior, pelo menos no meu caso foi pegar o primeiro trabalho, tendo já algo publicado penso que facilita um pouco, lógico que tendo um trabalho bom, mesmo sem ter nada publicado, pode-se conseguir esse primeiro trabalho com mais facilidade. E é aí que vem o problema dos fóruns que é o fato de raramente se ver criticas negativas, que são as que ajudam de fato. Afinal, se tivesse apenas críticas positivas não procuraria melhorar. Na internet é fácil divulgar seu trabalho e tendo um trabalho bom não é difícil pegar um trabalho pequeno, então a dificuldade maior, pelo menos no meu caso, é melhorar o trabalho diante tantas criticas positivas.

Você já trabalhou para editoras internacionais, o que é sempre o "sonho de consumo" de todos. Por que tenta, também o mercado nacional?

Todos esses fóruns com “classificados” que participo são de fora, nenhum do Brasil, então tudo que aparece pra mim é dos Estados Unidos e da Europa, o que não é necessariamente bom porque as editoras que procuram esses fóruns são editoras pequenas e pagam pouco, isso também acontece com os quadrinhos que pego pra colorir, tanto como freelancer quanto pela agencia, são todas editoras pequenas e os trabalhos são únicos, é aquilo e pronto, não tem algo depois. Então estou acabando algo e já vou rapidamente procurando pelos fóruns por mais Jobs. Esta insegurança me preocupa, tem pouco mais de um ano que peguei o primeiro job e fiquei um bom tempo sem nada pra fazer, isso me assustou muito. Agora estou trabalhando, mas não sei como estarei daqui a três meses, penso então que o mercado brasileiro talvez me traga mais segurança. Porém, diante tudo isso não sei onde procurar, tudo que fiz até então foi acessar esses fóruns e divulgar meu trabalho pra quem está procurando um ilustrador ou colorista de HQ. O que quero de fato, é ser freelancer e ter a consciência mais tranquila a respeito de "O que farei semana que vem, terei trabalho?" Não sei se isso é possivel ter a consciância tranquila quanto a isso :) Mas tenho perdido noites de sono me imaginando como estarei daqui há cinco ou 10 anos. Penso que seja uma preocupação comum de freelancer iniciante.
Nota final: A julgar pelo portfólio, firmeza e garra de Rainer, acho que bem longe, né? E vocês, o que acham?