fernandotorquattoTive a oportunidade de trabalhar durante pouco mais de um ano no estúdio do Fernando Torquatto e toda vez que eu penso a respeito de “multitalento”, ele me vem sempre à mente. Torquatto é um cara autodidata que começou fotografando e por querer uma maquiagem específica se aventurou na área. Sabendo desenhar e com uma intuição excepcional para uso de cores e texturas, acabou evoluindo até o ponto de ser referência indispensável dentro do mercado de moda, entre as marcas e estilistas de alto nível. Sem esquecer a sua primeira paixão, casou todas a seus talentos em prol da fotografia e nessa dinâmica acabou descobrindo outros talentos e indo para outras mídias como TV, publicidade e revistas, atuando, por exemplo, como desenvolvedor conceitual de personagens, para novelas e projetos especiais, descoberta de talentos, palestras e consultorias diversas, sobre moda, imagem, tendências e tantos outros assuntos, sempre ligado a moda. Foi ainda jurado de TV e é presença constante nas páginas da revista Quem e no site EGO Sempre me admirou muito o grau do seu talento múltiplo. Fotografia, maquiagem, produção de moda, conceituação de personagens, etc e, ainda também, a sua capacidade de catalogar e usar inteligentemente suas referências profissionais. Por e-mail, fizemos essa rápida entrevista exclusiva aqui para o Carreirasolo.org

Fernando, sempre trabalhou solo ou já foi empregado?

Sou basicamente um autodidata e desenvolvi minha carreira com uma proposta autoral, que hoje é encomendada especificamente por alguns clientes que se referenciam no meu estilo para desenvolver campanhas (Sara Jóias, Portinari Cerâmicas, etc) ou querem o meu olhar para um determinado tipo de solução diferenciada, aonde normalmente beleza e estilo são o foco. Tenho trabalhado ainda com uma estrutura bem pequena e é assim que gosto de trabalhar, com a maior simplicidade possível e com muito charme. Atuo como profissional liberal, pois gosto de trabalhar da minha forma, mas colaboro com grandes empresas (Tv Globo, O boticário, etc).

Dentre seus talentos, existe algum que você considera como sendo o alicerce dos outros ou todos tem igual importância?

Definitivamente a capacidade de desenvolver e acreditar no seu olhar! Às vezes, nessa busca interminavel por referências durante a vida de um artista, não é incomum enriquercer-se, mas se perder nas idéias. É necessário um trabalho inverso (interno) para decodificar o que é realmente relevante e o que vai ficar na sua cabeça daquelas informações para uma efetiva construção de uma estética autoral. As referências, acredito , devem ser mais assimiladas nas suas experiências do dia a dia, do que por uma obrigação. Quem gosta de arte, vive arte e isso será suficiente. Quando é proposto um trabalho específico, aí sim objetivamente, associo minhas referencias "já maturadas", com algum material de pesquisa ...daí, acho, vem o novo.

Já ouvi de outros fotógrafos e também tenho essa impressão, de que você sempre consegue “aquele” ângulo, composição ou clima na foto que dificilmente outro fotógrafo conseguiria. Seria a soma dos talentos a responsável? Você saberia explicar como consegue? Existe uma forte componente de carisma também? Como você o utiliza?

Acredito que começei a ter resultados cada vez melhores através da real capacidade de observação. Muito mais, da situação como um todo, do que específicamente apenas do ângulo da foto. Eu acho que, um bom profissional percebe antes os limites gerais: modelo, ambiente, tempo, luz e principalmente o clima que está se estabelecendo no trabalho. Isso sim faz toda diferença, aliando a competência e a sensiblidade no que você faz.

Quando fui trabalhar com você eu fazia uma idéia muito rasa do papel da maquiagem, tanto na foto quanto na vida de modo geral. Vendo o seu trabalho, novamente, ficou uma impressão bastante forte à respeito da importância suprema da maquiagem, como alicerce da fotografia de moda, como expressão artística e como símbolo cultural. Hoje eu vejo a maquiagem como uma disciplina artística de suprema importância. Você se vê como um artista? Como você percebe o impacto do seu trabalho tanto sobre clientes quanto sobre o público em geral?

A maquiagem conta uma estória, de verdade, assim como a moda. Se você manuseia fotos mais antigas, voce irá perceber e geralmente localizar uma época, o que não faz a foto parecer antiga se nela estiver impressa a comteporaneidade da época. Fotos boas nunca ficam antigas, se tornam clássicas, contam estórias. Eu mesmo começei a contar minha estória de fotógrafo com a maquiagem.

Tive a chance de ver fotos maravilhosas, onde tudo fluia de forma incrível entre maquiagem, produção, modelo e etc. O que você faz quando NÃO dá certo, quando a banda tá tocando desafinada? Qual a carta na manga que você esconde e usa nesses momentos para colocar o carro de volta nos trilhos? Ser multitalentoso provavelmente ajuda...

O não dar certo, de um modo geral, se relaciona com uma harmonia que não está acontecendo, entre idéias (quando trabalho em equipe), ou com algum tipo de desarmonia interna do fotografado. Ou seja, o único que não pode estar em desarmonia, somos nós fotógrafos, afinal somos maestros e devemos ser capazes de contornar seja o que for. Carta na manga? É, sem dúvida, uma questão de percepção e avaliação e isso vem com a experiência. Percebo o que não está rolando e tento harmonizar os aspectos todos para essa desarmonia seja compensada, se alinhe de alguma forma. No mais é torcer pra dar certo!

Em termos de conceitualização de personagens, que é um trabalho que você desenvolve com fluência já há algum tempo e com bastante êxito, qual a medida do sucesso, o público ligando direto pra emissora para saber o que determinada personagem usa como corte de cabelo, veste e etc, ou a felicidade de atores e atrizes vendo-se belos e com suas personagens em evidência?

No caso de televisão, o público é fundamental, porque voce sabe que atingiu o alvo. São milhões de pessoas que vão se sensibilizar, ou não. O mais louco é que, ás vezes, o importante não é apenas agradar, mas em alguns casos, criar um ruído e fazer o público pensar. É uma ação que exige muito planejamento e intuição pois este ruído precisa ser bem pensado, de outra forma, não há como dar certo se acabar desagradando a audiência. Esse é um cuidado fundamental frente aos imensos interesses comerciais em jogo. Com o ator é diferente. O encontro deve ser irrestrito mesmo, porque independentemente que, pessoalmente ele venha a gostar, ou não, da proposta, é necesssário que ele acredite e vista literalmente a idéia que lhe proponho. Quando esta crença e esta confiança acontecem, geralmente nascem momentos especiais.

Qual é o seu processo de uso das referências, qual a importância delas e o quanto isso te ajuda perante seus clientes?

As referências são fundamentais para contextualizar, situar, embasar e apresentar uma proposta, mas, é fundamental que o cliente seja sua maior e principal referência, afinal, ele é o seu material profissional e humano e, no fim das contas, é quem tem de brilhar. É fundamental, também, que exista a percepção sólida de que as referencias estão á serviço do trabalho e não ao contrário.

Pra fechar: outra importante habilidade que você tem é a de garimpar novos talentos e ajudá-los a alavancar suas carreiras. O quão isto é importante pra você?

Um novo talento para mim significa perceber, mais ainda, trocar energia, renovar o meu próprio olhar e redescobrir o novo, é um ato de respirar contemporaneidade. Um pouco de bom moço, um pouco de vampiro! (risos)

Quer mais?

Então confira alguns trabalhos de Fernando Torquatto clicando nas imagens abaixo
[gallery=1]