No dia 26/08/2008 fiz uma rápida introdução a esta nova série de artigos do Carreirasolo.org reforçando o tom didático dos textos que se seguirão e lembrando que desconsiderei propositalmente situações muito fora da curva, as muito boas ou as nem tão boas assim. Tokyo pictures
Creative Commons License photo credit: AchimH Hoje, vamos falar do primeiro passo, onde você olha para sua vida e se pergunta se é hora ou não de dar um adeus ao seu modo de trabalho atual e investir numa empresa muito especial: você mesmo. Então lá vai: o momento profissional em que você tem mais chances de ver sua Carreirasolo dar certo é quando você atingiu o chamado nível pleno. Sua rede de contatos não será pequena, seu portfólio/currículo/experiência também não. Você já viveu poucas e boas (o que, segundo o, Millor quer dizer que você, na verdade, viveu muitas e más) e sabe fazer seleção de projetos. Mas atenção: não estou dizendo que os profissionais juniores não possam dar o salto 100% solo. Tenho visto muitos deles saírem da faculdade e montar seus home-offices. Mas sempre que possível, viver o clima de uma empresa, aprender a fazer um bom atendimento a clientes, observar como é o ciclo de vida de projetos antes de se aventurar, tem seu valor. (Tá, eu sei que muitas faculdades hoje já incluíram em seus currículos matérias como empreendedorismo. Mas, mesmo assim, a experiência num mundo já consolidado pode ser bastante útil, certo?) Por outro lado, temos aí bons exemplos de profissionais seniores e até mesmo já aposentados que são chamados de volta a selva como consultores muito bem pagos. Para eles, aconselho, a embarcar. O mercado precisa de vocês, caras. Mas, na média dos casos, como profissional pleno (de suas faculdades mentais :D) o salto rumo a vida 100% Carreirasolo tem um que (bem pequeno) de segurança

Mas como sei se já sou um Profissional Pleno?

Cada empresa, profissão e legislação (ou seja, país) tem suas regras para determinar a senioridade de um profissional. Vou chutar aqui, com base apenas na minha experiência que:
  • Júnior é o profissional com até 3 anos de experiência
  • Pleno é o profisisonal entre 3 e 9 anos de experiência
  • Sênior é profissional com mais de 10 anos de experiência
Notem, então que você, tem um tempo considerável para pensar em como planejar sua atividade 100% Carreirasolo. Mas...preste atenção... para algumas profissiões (advogados, por exemplo) esse período me parece que deva ser mais longo e para outras infinitamente mais curto. Para outras, ainda, este tipo de classificação simplesmente não vai funcionar. Me ocorre que para ilustradores, atividade muito baseada no talento, o cara ou é MUITO BOM ou não é.

Tá...você pode contra-argumentar e me dizer que...

Com o tempo aumenta a experiência e a segurança do profissional, e, nos dias de hoje, a técnica e ferramental que sabe utilizar. Mas em casos assim, vale mais olhar para o quão consolidado no mercado você pode estar. Que clientes conseguirá atender e...bem, já estou entrando no assunto do próximo artigo que será: Consolide sua carteira de clientes/seu projeto. Da série: 100% Carreirasolo Passo 2 Até lá!